Versão alimentada por baterias do SUV clássico norte-americano chega ao mercado europeu ainda neste ano Depois de lançar um Mustang elétrico em forma de SUV (e ver os puristas torcerem o nariz), a Ford eletrifica outro de seus clássicos modelos: o Explorer. Desenvolvido para o mercado europeu, o utilitário-esportivo tem basicamente o mesmo porte do Mustang Mach-E, mas um estilo mais quadradão e rústico justamente para evitar a concorrência interna.
Mas em vez de compartilhar a arquitetura com o “irmão”, o Explorer EV usará a plataforma MEB do Volkswagen ID.4, fortalecendo a parceria anunciada pelas duas fabricantes há alguns anos, que já rendeu frutos com as novas gerações de Ranger e Amarok.
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Assim como as picapes que, apesar de usarem a mesma base, mantêm estilos próprios, o Explorer EV não será uma “cópia” do ID.4 com o logotipo trocado. O Ford usará linhas mais retilíneas para se adequar melhor à sua proposta, com referências ao modelo norte-americano (vendido na Europa na versão híbrida plug-in) como a coluna C inclinada e o design das lanternas.
Ford Explorer EV tem semelhanças sutis com a versão movida a gasolina
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Já a parte da frente tem semelhanças bem mais sutis, com visual mais delicado e ausência da grade dianteira. Por dentro, porém, a concepção está mais para o Mustang Mach-E que para o ID.4 ou mesmo para o Explorer PHEV.
Há painel de instrumentos digital, volante com formato mais quadrado e uma grande tela de 14,6 polegadas na vertical para a central multimídia, mas que fica embutida no console central (e não flutuante como no Mach-E).
Tela da central multimídia tem 14,6″ e é posicionada na vertical
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Essa tela pode ser inclinada e movimentada para se adequar à altura do motorista e para revelar um porta-objetos atrás dela, que serve para não deixar expostos itens de valor, como celulares e carteiras, por exemplo.
Também não há controles físicos na base da tela como no “irmão”, e a parte de cima do painel (que tem espaço para guardar um notebook de até 15”) é mais parecida com a de carros a combustão, já que os elétricos costumam ter uma área mais ampla e sem muitos detalhes.
Ford ainda não confirmou detalhes técnicos do SUV elétrico
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Já na mecânica o Explorer EV traz bem mais em comum com o ID.4 em termos de construção. Mas a Ford ainda não divulgou muitos detalhes técnicos do modelo, omitindo qual (ou quais) opção de motor e bateria serão usados no lançamento.
Segundo a revista “Auto Express”, a versão de entrada do SUV terá um único motor de 170 cv e bateria de 52 kWh, capaz de fornecer 351 km de autonomia. Haverá ainda uma configuração com 231 cv, pacote de baterias de 77 kWh e 539 km de alcance, além da topo de linha, com dois propulsores, tração integral, 340 cv de potência e capacidade para rodar até 491 km.
Volkswagen ID.4 servirá de base para o Explorer EV
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Na lista de itens de série, destaque para assistente de mudança de faixa e de saída, banco do motorista com massagem, ar-condicionado de duas zonas, acesso sem chave e acionamento elétrico do porta-malas.
Ainda há poucas informações concretas sobre o Explorer EV, mas as primeiras entregas estão programadas ainda para 2023. O preço ainda não foi revelado. Depois do lançamento do SUV, a Ford deverá levar ao mercado europeu um esportivo também com base na plataforma MEB e um crossover menor que o Puma feito em uma arquitetura elétrica própria.
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