ID.2 custará menos de 25 mil euros e versão de produção chegará ao mercado em 2025 A Volkswagen revelou nesta quarta-feira (15) o sexto veículo da família de elétricos ID. Apresentado ainda como conceito, o ID. 2 será o menor e mais barato carro da linha, com previsão de custar 25 mil euros, cerca de R$ 140 mil, na conversão atual para o real.
Porém, isso deve demorar. Isso porque a versão de produção do ID. 2 só será apresentada globalmente em 2025. E o Brasil pode ser um dos destinos do carro, já que a Volkswagen confirmou a chegada de elétricos por aqui, mas especificou exatamente quais serão.
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“A Volkswagen vai lançar 130 carros elétricos em todo mundo até 2030, e o Brasil não vai ficar de fora”, afirma o Diretor de Operações da Volkswagen do Brasil (COO), Ciro Possobom.
De acordo a marca, o hatch é “espaçoso como o Golf e barato como o Polo”. O modelo será produzido em uma variante da plataforma MEB voltada para carros de entrada. Suas proporções serão muito parecidas com a do Polo: 4,05 m de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,53 m de altura e 1,81 m de largura.
O motor, entretanto, será mais potente do que o que equipa o ID. 3: 226 cv contra 204 cv nas versões convencionais. O zero a 100 km/h poderá ser feito em menos de sete segundos e a velocidade máxima será limitada em 160 km/h
O ID. 2 herda traços de veículos a combustão, como o Polo e o Golf e de modelos elétricos da família ID.
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Aliás, o propulsor ficará instalado no capô do carro – é o primeiro da família ID a oferecer tração dianteira. Essa mudança fez com que o espaço do porta-malas aumentasse para levar até 490 litros.
Embora não tenha informado a capacidade das baterias, já sabemos que serão suficientes para que o carro rode até 450 km no ciclo WLTP, um bom número para um elétrico “popular”. Na hora de reabastecer, a carga das baterias poderá ir de 0% a 80% em menos de 20 minutos. Isto é, se o carro estiver plugado em uma fonte de recarga rápida.
Visual
O ID. 2 herda traços de veículos a combustão e de modelos elétricos da família ID. A dianteira tem bastante semelhança com o Polo pelo capô, além do fino conjunto óptico que preenche a beira do capô. Já a traseira é chapada, como a do ID.3, e usa lanternas que se unem pela tampa do porta-malas.
Assim como nos demais veículos da família ID, o interior é minimalista. Não há botões analógicos no painel ou no console central que corta a primeira fileira. Todos os comandos ficam concentrados na grande central multimídia e no painel de instrumentos digital.
Volkswagen ID. 2 tem interior minimalista, com central multimídia gigante
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Apesar do design minimalista, o pacote de equipamentos é farto e muito tecnológico. A começar pelo pacote de condução semiautônoma Travel Assist, que reúne controle de cruzeiro adaptativo com assistente de manutenção em faixa, permitindo acelerar, frear e manter o veículo dentro da rota. Além disso, o hatch terá sistema de estacionamento autônomo com memória, faróis matriciais (recurso já usado aqui no Polo GTS), bancos elétricos com função de massagem e teto solar panorâmico – isso em um carro de entrada.
O grupo planeja investir 180 bilhões de euros (o equivalente a R$ 1 trilhão) entre 2023 – 2027 nos negócios que geram mais lucro e nas regiões mais atrativas, com mais de dois terços atribuídos à eletrificação e digitalização. A nova fábrica de baterias no Canadá é um exemplo.
Esse valor inclui os R$ 7 bilhões anunciados para a América Latina entre 2022 e 2026, com previsão de 15 lançamentos, entre veículos a combustão e elétricos. Globalmente, os planos envolvem lançar 10 carros elétricos até 2026, inclusive o Passat elétrico e um modelo ainda não apresentado que ficará posicionado abaixo do ID.2 e custará menos de 20 mil euros (R$ 112 mil).
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