SUV médio faz 38,4 km/l na cidade e 28,1 km/l na estrada com gasolina, segundo o Inmetro SUV híbrido mais em conta do Brasil, o novo BYD Song Plus também se mostra um dos mais econômicos ao marcar 38,4 km/l na cidade e 28,1 km/l na estrada com gasolina. Os dados já constam no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) e revelam o mesmo consumo de uma Honda Pop 110i.
Dessa forma, o SUV médio de R$ 269.990 supera o rival Caoa Chery Tiggo 8 Pro, que faz 32,7 km/l na cidade e 26,9 km/l na cidade, de acordo com o Inmetro. Ambos os carros são híbridos plug-in, com baterias que podem ser carregadas na tomada, além do tanque de combustível.
BYD Song Plus pode ser plugado em carregadores
Rafael Munhoz/BYD
O Song Plus tem dois motores, sendo um deles o 1.5 aspirado a combustão, sem injeção direta, e uma unidade elétrica abastecida pela bateria de 8,3 kWh. Combinados, os propulsores desenvolvem 235 cv de potência e 40 kgfm de torque. A transmissão é automática do tipo CVT.
Veja também
O arranjo do motor e o controle eletrônico são fatores que colaboram para o melhor consumo de um híbrido no Brasil. Ainda que o motor 1.5 seja aspirado e não tenha injeção direta, a unidade funciona com ciclo Atkinson.
BYD Song Plus tem motor no mesmo arranjo do Corolla
Rafael Munhoz/BYD
Isso significa que a válvula de admissão fica aberta por mais tempo, permitindo que parte da mistura de combustível e oxigênio seja devolvida ao coletor de admissão. Assim, o Song Plus faz menos força na compressão – consequentemente economizando gasolina. Essa característica também está presente no motor 1.8 híbrido que equipa a dupla Corolla e Corolla Cross, os híbridos mais vendidos do Brasil.
Outro truque para a economia está no controle eletrônico dos propulsores. O motor a combustão pode tanto tracionar as rodas, como fornecer energia para que o propulsor elétrico mova o veículo. Assim, a unidade 1.5 aspirada funciona como um gerador, proporcionando autonomia de mais de 1.000 km.
Interior do BYD Song Plus tem acabamento premium
Rafael Munhoz/BYD
Com a bateria totalmente carregada, o Song Plus pode rodar 51 quilômetros sem acionar o motor a combustão, considerando o ciclo europeu NEDC. As entregas do primeiro lote de 200 unidades do Song Plus começaram em dezembro do ano passado. Os primeiros clientes receberam a instalação de um wallbox residencial gratuita.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More