Lista reúne carros que vão de R$ 90 mil a R$ 180 mil, passando por hatches, sedãs e até um SUV A compra de um carro envolve diversos fatores. Um deles é a economia de combustível. Em tempos de preços altos na bomba, escolher um modelo mais econômico é quase obrigação. No entanto, o consumidor tem procurado cada vez mais o conforto de um carro automático. Por isso, Autoesporte juntos os dois mundos e traz uma lista dos os carros automático que menos consomem gasolina/etanol.
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Para nossa lista, consideramos modelos até R$ 200 mil e a classificação foi feita utilizando megajoules por quilômetro (MJ/km), ou consumo energético, que é o quanto o carro gasta de energia para se deslocar (quanto menor esse valor, mais eficiente).
Confira os 10 carros automáticos mais econômicos do Brasil:
10) Volkswagen Polo 170 TSI
Preço: R$ 103.990
Motor: 1.0 turbo flex de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque
Câmbio automático de seis marchas
Eficiência energética: 1,57 MJ/km
Consumo gasolina: 12,5 km/l (cidade) e 15,3 km/l (estrada)
Consumo etanol: 8,7 km/l (cidade) e 10,8 km/l (estrada)
A redução de potência no motor 1.0 TSI da Volkswagen ao menos serviu para colocar o Polo entre os automáticos mais econômicos do Brasil. Vale ressaltar que o Virtus também passou por essa redução, mas ainda não consta na tabela do Inmetro.
9) Fiat Argo Drive CVT
Fiat Argo CVT é o hatch automático mais “barato” do Brasil, mas custa R$ 91 mil
Demetrios Cardozo/Autoesporte
Preço: R$ 90.990
Motor: 1.3 flex de até 107 cv e 13,7 kgfm de torque
Câmbio: Automático do tipo CVT
Eficiência energética: 1,57 MJ/km
Consumo gasolina: 12,8 km/l (cidade) e 14 km/l (estrada)
Consumo etanol: 8,9 km/l (cidade) e 10,6 km/l (estrada)
O novo Argo CVT é o mais barato da lista. A combinação do motor 1.3 com o câmbio CVT é mais prazerosa ao volante do que o antigo 1.8 com câmbio automático convencional de seis marchas.
8) Toyota Yaris Sedã
Toyota Yaris Sedan 2023
Divulgação
Preço: R$ 96.490
Motor: 1.5 flex de até 110 cv e 14,9 kgfm de torque
Câmbio: Automático do tipo CVT
Eficiência energética: 1,55 MJ/km
Consumo gasolina: 12,9 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada)
Consumo etanol: 8,9 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada)
O Toyota Yaris estar nessa lista é um feito e tanto. Se considerarmos toda a origem do seu projeto, o modelo já tem mais de 10 anos de existência, uma vez que em 2012 já era vendido em mercados como a Tailândia. A seu favor pesam o bom espaço, especialmente no porta-malas de 473 litros, e a boa reputação da Toyota.
7) Kia Stonic
Kia Stonic é um SUV híbrido leve que custa perto dos R$ 150 mil atualmente
Divulgação
Preço: R$ 147.990
Motor: 1.0 turbo de 118 cv e 17,1 kgfm de torque + sistema híbrido de 48V (120 cv e 20,4 kgfm)
Câmbio: Automatizado de dupla embreagem e sete marchas
Eficiência energética: 1,56 MJ/km
Consumo gasolina: 13,7 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada)
Considerado o híbrido mais barato do Brasil, o Stonic combina o motor 1.0 turbo, o mesmo do HB20, com um sistema elétrico de 48V para chegar aos 120 cv e 20,4 kgfm. Apesar do título de híbrido, o consumo não é um grande feito se comparado a modelos somente a combustão.
6) Honda City Hatch
Preço: a partir de R$ 123.600
Motor: 1.5 flex de até 126 cv e 15,8 kgfm de torque
Câmbio: Automático do tipo CVT
Eficiência energética: 1,54 MJ/km
Consumo gasolina: 13,3 km/l (cidade) e 14,8 km/l (estrada)
Consumo etanol: 9,1 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada)
Quando foi anunciado, o City sofreu resistência pela aplicação de um motor 1.5 aspirado, enquanto os rivais estão apostando em unidades turbinadas. No entanto, o tempo e os testes de imprensa comprovaram que ele é tão rápido quanto a maioria dos 1.0 e entrega um consumo melhor que boa parte dos rivais.
5) Honda City Sedan
Preço: a partir de R$ 117.300
Motor: 1.5 flex de até 126 cv e 15,8 kgfm de torque
Câmbio: Automático do tipo CVT
Eficiência energética: 1,53 MJ/km
Consumo gasolina: 13,1 km/l (cidade) e 15,2 km/l (estrada)
Consumo etanol: 9,2 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada)
O mesmo dito para o hatch vale para o sedã, mas este chegou ao Brasil com missão dupla: concorrer com os modelos compactos e suprir a ausência do Civic. Em refino e dirigibilidade ele está bem longe do Civic, mas ganhou boa dose de espaço, eficiência energética e, nas versões mais caras, muita tecnologia.
4) Chevrolet Onix Plus
Preço: R$ 100.550
Motor: 1.0 turbo flex de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque
Câmbio: Automático de seis marchas
Eficiência energética: 1,53 MJ/km
Consumo gasolina: 12,3 km/l (cidade) e 16,8 km/l (estrada)
Consumo etanol: 8,4 km/l (cidade) e 12,2 km/l (estrada)
A Chevrolet conseguiu posicionar o Onix Plus entre os sedãs compactos mais econômicos. Se você viaja muito, o Onix Plus é a melhor escolha, uma vez que apresenta o melhor consumo em rodovias entre todos os citados nessa lista.
3) Fiat Cronos
Fiat Cronos 1.3 CVT foi lançado em meados de 2022 e já figura na lista dos mais econômicos
André Paixão/Autoesporte
Preço: R$ 98.990
Motor: 1.3 flex de até 107 cv e 13,7 kgfm de torque
Câmbio: Automático do tipo CVT
Eficiência energética: 1,5 MJ/km
Consumo gasolina: 13,3 km/l (cidade) e 15 km/l (estrada)
Consumo etanol: 9,3 km/l (cidade) e 11 km/l (estrada)
O Cronos chegou a ocupar o posto de sedã automático mais barato do segmento, mas perdeu o posto para o Toyota Yaris após sucessivos aumentos. Sua presença em uma colocação tão alta, atrás apenas de um híbrido, serve para concretizar a eficiência do 1.3 Firefly aspirado, uma vez que são três carros na lista com o motor.
2) Toyota Corolla Cross XRV
Preço: R$ 199.690
Motor: 1.8 flex de até 101 cv e 18,9 kgfm de torque + motor elétrico de 72 cv
Câmbio: Automático do tipo CVT
Eficiência energética: 1,31 MJ/km
Consumo gasolina: 17,8 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada)
Consumo etanol: 11,8 km/l (cidade) e 9,7 km/l (estrada)
Se cada centavo conta e você pode chegar aos R$ 200 mil, certamente faz mais sentido levar para casa o sedã, que lidera essa lista. São quase R$ 19 mil a mais e consumo levemente pior. Ainda assim, o Corolla Cross conseguiu se firmar no mercado e vender mais que o irmão.
1) Toyota Corolla Altis Hybrid
Preço: R$ 180.990
Motor: 1.8 flex de até 101 cv e 18,9 kgfm de torque + motor elétrico de 72 cv
Câmbio: Automático do tipo CVT
Eficiência energética: 1,27 MJ/km
Consumo gasolina: 17,9 km/l (cidade) e 15,4 km/l (estrada)
Consumo etanol: 11,8 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada)
O Corolla é o carro mais vendido do mundo. A seu favor pesam, além do excelente consumo, a confiabilidade da Toyota. Vale destacar que as versões 1.8 híbridas entregam desempenho no máximo satisfatório.
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