Lista limitada ao teto de R$ 200 mil (em fevereiro) reúne carros compactos na maioria, mas Corolla Cross marca presença com duas motorizações Um SUV é notoriamente menos eficiente que um sedã, por exemplo. A carroceria mais alta acarreta em peso maior e aerodinâmica inferior. Ainda assim, pesquisando bem, dá para amortizar esse problema. Para lhe ajudar na decisão de compra, Autoesporte separou os 15 SUVs automáticos mais econômicos do Brasil em 2023.
Para nossa lista, consideramos modelos até R$ 200 mil e a classificação foi feita utilizando megajoules por quilômetro (MJ/km), ou consumo energético, que é o quanto o carro gasta de energia para se deslocar. Quanto menor esse valor, mais eficiente é o veículo.
Confira os 15 SUVs automáticos mais econômicos do Brasil:
15) Hyundai Creta
Hyundai Creta Limited
André Paixão/autoesporte
• Preço: R$ 128.290
• Motor: 1.0 turbo flex de até 120 cv e 17,5 kgfm de torque
• Câmbio: automático de seis marchas
• Eficiência energética: 1,78 MJ/km
• Consumo gasolina: 12 km/l (cidade) e 12,2 km/l (estrada)
• Consumo etanol: 8,2 km/l (cidade) e 8,9 km/l (estrada)
O Creta é muitas vezes criticado pelo seu visual, mas entrega bom espaço, desempenho e consumo dentro da média do segmento. No entanto, a presença do Stonic nessa lista serve para provar como um sistema híbrido, mesmo que seja pequeno, pode fazer a diferença.
14) Chevrolet Tracker
Chevrolet Tracker Premier
Renato Durães/Autoesporte
• Preço: R$ 120.990
• Motor: 1.0 turbo flex de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque
• Câmbio: Automático de seis marchas
• Eficiência energética: 1,78 MJ/km
• Consumo gasolina: 11,2 km/l (cidade) e 13,4 km/l (estrada)
• Consumo etanol: 7,8 km/l (cidade) e 9,5 km/l (estrada)
Se antes de fazer essa lista alguém afirmasse que dois motores 1.0 turbo ficariam atrás de propulsores maiores e até mesmo de um 2.0 aspirado, dificilmente acreditaria. No entanto, Tracker e Creta conseguiram a proeza. O líder dos SUVs está longe da liderança em consumo e não se destaca em desempenho.
13) Fiat Fastback 1.3 turbo
• Preço: R$ 158.490
• Motor: 1.3 turbo flex de até 185 cv e 27,5 kgfm de torque
• Câmbio: Automático de seis marchas
• Eficiência energética: 1,76 MJ/km
• Consumo gasolina: 11,3 km/l (cidade) e 13,6 km/l (estrada)
• Consumo etanol: 7,9 km/l (cidade) e 9,7 km/l (estrada)
É curioso notar como um motor pode ser calibrado de maneiras tão distintas. O mesmo propulsor no Pulse Abarth o mantém longe dessa lista, uma vez que seu gasto energético é de 2 MJ/KM, segundo o Inmetro. Jeep Renegade e Compass também não conseguem superar o Fiat em consumo.
12) Toyota Corolla Cross 2.0
• Preço: R$ 158.290
• Motor: 2.0 flex de até 177 cv e 21,4 kgfm de torque
• Câmbio: Automático do tipo CVT
• Eficiência energética: 1,76 MJ/km
• Consumo gasolina: 11,7 km/l (cidade) e 13 km/l (estrada)
• Consumo etanol: 8,2 km/l (cidade) e 9 km/l (estrada)
O Corolla Cross 2.0 pode até não ter o consumo da versão híbrida, mas entrega o desempenho melhor. Bom espaço e a confiabilidade da Toyota fizeram o SUV ser um dos mais vendidos entre os médios e o único representante da categoria nesta lista.
11) Nissan Kicks
• Preço: R$ 110.990
• Motor: 1.6 flex de até 113 cv e 15,3 kgfm de torque
• Câmbio: Automático do tipo CVT
• Eficiência energética: 1,75 MJ/km
• Consumo gasolina: 11,4 km/l (cidade) e 13,9 km/l (estrada)
• Consumo etanol: 7,8 km/l (cidade) e 9,6 km/l (estrada)
Constantemente elogiado pela eficiência em detrimento do desempenho, o Kicks, começa a ficar para trás nesse quesito. Perceba que na lista abaixo há apenas mais dois aspirados, mas ambos com projetos mais modernos e todos lançados depois do Kicks. Está na hora de uma atualização e a promessa de uma versão e-power pode ajudar.
10) Citroën C4 Cactus THP
Citroën C4 Cactus com 173 cv é o SUV compacto mais rápido do Brasil
Ulisses Cavalcante/Autoesporte
• Preço: R$ 147.990
• Motor: 1.6 turbo flex de até 173 cv e 24,5 kgfm de torque
• Câmbio: Automático de seis marchas
• Eficiência energética: 1,73 MJ/km
• Consumo gasolina: 11,7 km/l (cidade) e 13,4 km/l (estrada)
• Consumo etanol: 8,2 km/l (cidade) e 9,5 km/l (estrada)
Apesar do motor já ter uma concepção um tanto quanto antiga, o C4 Cactus THP se mostra amigo do bolso ao conseguir a décima posição. Apesar de ficar atrás do Fastback 1.3 em potência, o peso menor faz dele o mais esperto da lista.
9) Volkswagen T-Cross 1.4 turbo
• Preço: R$ 165.990
• Motor: 1.4 turbo flex de até 150 cv e 25,5 kgfm de torque
• Câmbio: Automático de seis marchas
• Eficiência energética: 1,69 MJ/km
• Consumo gasolina: 11,8 km/l (cidade) e 14,2 km/l (estrada)
• Consumo etanol: 9,2 km/l (cidade) e 10 km/l (estrada)
O T-Cross Highline, único com motor 1.4 TSI, é demasiadamente caro e invade a faixa dos SUVs médios. Na nossa lista, fica atrás apenas do Corolla Cross Hybrid. Apesar disso, associa um ótimo desempenho com bom consumo de combustível. Em breve, no entanto, deve receber um retoque no visual.
8) Volkswagen Nivus
• Preço: R$ 123.890
• Motor: 1.0 turbo flex de até 128 cv e 20,4 kgfm de torque
• Câmbio: Automático de seis marchas
• Eficiência energética: 1,66 MJ/km
• Consumo gasolina: 12,1 km/l (cidade) e 14,2 km/l (estrada)
• Consumo etanol: 8,3 km/l (cidade) e 10,1 km/l (estrada)
O Nivus associa um belo design com características de SUV, o caimento cupê serve para se diferenciar do T-Cross. Para entender a gama da Volkswagen, é como se o Nivus fosse o Polo SUV e o T-Cross o Virtus SUV, ainda que o sedã tenha ganhado o visual do Nivus na dianteira.
7) Volkswagen T-Cross 1.0 turbo
Volkswagen T-Cross 200 TSI tem bom desempenho, mas SUV será reestilizado ainda em 2023
Divulgação
• Preço: R$ 116.550
• Motor: 1.0 turbo flex de até 128 cv e 20,4 kgfm de torque
• Câmbio: Automático de seis marchas
• Eficiência energética: 1,66 MJ/km
• Consumo gasolina: 12 km/l (cidade) e 14,4 km/l (estrada)
• Consumo etanol: 8,3 km/l (cidade) e 10 km/l (estrada)
O motor 1.0 TSI se mostrou muito versátil ao longo desses anos. Serviu desde o subcompacto up! até o SUV compacto T-Cross, passando ainda por Nivus, Polo e Virtus. O T-Cross ainda associa um bom espaço e custo-benefício na versão de entrada.
6) Fiat Fastback 1.0 turbo
• Preço: R$ 133.900
• Motor: 1.0 turbo flex de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque
• Câmbio: automático do tipo CVT
• Eficiência energética: 1,64 MJ/km
• Consumo gasolina: 12,1 km/l (cidade) e 14,4 km/l (estrada)
• Consumo etanol: 8,4 km/l (cidade) e 10,2 km/l (estrada)
O SUV cupê da Fiat curiosamente ficou pouco menos eficiente em relação ao Pulse, do qual deriva, com mesma motorização. A grande vantagem está no porta-malas, que é maior até que do Jeep Compass, por exemplo.
5) Fiat Pulse 1.0 turbo
• Preço: R$ 117.990
• Motorização: 1.0 turbo flex de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque
• Câmbio automático do tipo CVT
• Eficiência energética: 1,64 MJ/km
• Consumo gasolina: 12,1 km/l (cidade) e 14,4 km/l (estrada)
• Consumo etanol: 8,4 km/l (cidade) e 10,2 km/l (estrada)
Se é uma desvantagem ser derivado de um hatch na hora de medir o espaço, a dupla de SUVs da Fiat compensa isso no consumo. Ao todo, a marca italiana conseguiu colocar duas motorizações e três versões entre os SUVs mais econômicos.
4) Honda HR-V EX
• Preço: R$ 148.900
• Motor: 1.5 flex de até 126 cv e 15,8 kgfm de torque
• Câmbio: Automático do tipo CVT
• Eficiência energética: 1,62 MJ/km
• Consumo gasolina: 12,7 km/l (cidade) e 13,9 km/l (estrada)
• Consumo etanol: 8,8 km/l (cidade) e 9,8 km/l (estrada)
O HR-V serve para ilustrar como a massa adicional e a perda de aerodinâmica de um SUV em relação a um sedã compromete a eficiência. O mesmo conjunto mecânico do novo City se sai quase 0,10 MJ/KM pior no HR-V, os números de consumo também mostram isso.
Ainda assim, dentro dos SUVs, o HR-V é um dos mais eficientes e ainda soma boa dose de tecnologia e versatilidade.
3) Fiat Pulse 1.3
• Preço: R$ 105.990
• Motoriz: 1.3 flex de até 107 cv e 13,7 kgfm de torque
• Câmbio: Automático do tipo CVT
• Eficiência energética: 1,58 MJ/km
• Consumo gasolina: 12,8 km/l (cidade) e 14 km/l (estrada)
• Consumo etanol: 8,9 km/l (cidade) e 10,6 km/l (estrada)
Se entre os automáticos até R$ 200 mil ocupa apenas a décima posição, entre os SUVs até a mesma faixa de preço, o Pulse consegue a segunda posição, atrás apenas de dois híbridos. É o mais barato e o menor da lista.
2) Kia Stonic
Kia Stonic
Divulgação
• Preço: R$ 147.990
• Motor: 1.0 turbo de 118 cv e 17,1 kgfm de torque + sistema híbrido de 48V (120 cv e 20,4 kgfm)
• Câmbio: Automatizado de dupla embreagem e sete marchas
• Eficiência energética: 1,56 MJ/km
• Consumo gasolina: 13,7 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada)
Mais um modelo presente na lista de automáticos mais econômicos do Brasil, o Stonic combina o motor 1.0 turbo, o mesmo do HB20, com um sistema elétrico de 48V para chegar aos 120 cv e 20,4 kgfm. Se entre os carros convencionais o consumo não é um grande destaque, entre os SUVs alcança a segunda posição.
1) Toyota Corolla Cross XRV Hybrid
• Preço: R$ 199.690
• Motor: 1.8 flex de até 101 cv e 18,9 kgfm de torque + motor elétrico de 72 cv
• Câmbio: Automático do tipo CVT
• Eficiência energética: 1,31 MJ/km
• Consumo gasolina: 17,8 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada)
• Consumo etanol: 11,8 km/l (cidade) e 9,7 km/l (estrada)
Único híbrido pleno na lista, o Corolla Cross se beneficia da mecânica do irmão sedã, citado na lista dos automáticos mais econômicos até R$ 200 mil. Apesar das polêmicas vividas, como a simplificação em alguns aspectos e o exagerado abafador do escapamento, o modelo se consolidou na segunda posição.
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