Nova estratégia prevê o fim de carros populares para investir em modelos mais tecnológicos (e mais caros) Depois do Sandero, chegou a vez de outros dois carros da Renault darem adeus ao Brasil. Logan e Captur não estão mais sendo produzidos na fábrica da marca em São José dos Pinhais (Paraná), afirmam os lojistas. A fabricante, porém, nega e diz que a “falta de peças (semicondutores) continua afetando a produção de alguns modelos e que segue buscando soluções”.
Autoesporte entrou em contato com algumas redes de concessionárias espalhadas por São Paulo e Rio de Janeiro. Todas foram categóricas em dizer que tanto sedã quanto o SUV não estão sendo mais fabricados e também não constam mais na tabela de preços divulgada internamente. Um das redes, que tem seis lojas na capital paulista, relatou que os estoques acabaram há dois meses.
Em outra rede, composta por quatro lojas na capital paulista, há apenas três unidades restantes – duas do Logan e uma do Captur.
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Outro indício é o número de vendas. Nos emplacamentos de janeiro, o sedã vendeu apenas 286 exemplares. Em 2022, terminou como o sétimo sedã compacto mais vendido do país, com 10.320 licenciamentos (média de 860 carros mensais).
Já o SUV emplacou somente 31 unidades no primeiro mês do ano. Ano passado, a média foi de 250 unidades/mês. O total de 3.007 unidades o colocou como o 25º utilitário esportivo mais vendido do ano, ficando atrás de modelos como o BMW X1, Toyota SW4 e o descontinuado Caoa Chery Tiggo 3X. Em comparação, o irmão menor Duster ficou na 10ª posição.
Logan emplacou pouco mais de 10 mil unidades no ano passado
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Captur e guerra na Ucrânia
O Captur brasileiro é diferente da versão comercializada na Europa. O SUV renovado, que estreou por aqui em 2021, é baseado na versão russa Kaptur (sim, com K). Por lá, o Kaptur é fabricado e vendido pela AvtoVAZ, montadora cuja Renault era acionista majoritária até o início do ano passado. Com o decorrer da guerra na Ucrânia, a marca francesa vendeu 67,69% das ações da AvtoVAZ e saiu da Rússia.
Renault Captur é baseado na versão russa do SUV, a Kaptur
Divulgação
Além disso, o SUV posicionado acima do Duster nunca chegou a ter o sucesso do SUV compacto, mesmo após a adoção do motor 1.3 turbo e a atualização visual.
Nova estratégia
Vale lembrar que o fim do Logan já era previsto pela própria Renault. Em 2021, o CEO da montadora, Luca de Meo, afirmou em visita ao Brasil que o sedã compacto e o Sandero teriam “mais um par de anos”. Isso porque a estratégia de longo prazo da Renault deixou de ser baseada em volume de vendas e passou a focar no maior valor agregado de seus carros.
Com isso, veículos desenvolvidos pela Dacia, subsidiária romena da Renault que foca em carros populares e é responsável pela venda de Stepway, Sandero, Logan e Duster na Europa, deverão sair de linha gradualmente por aqui.
Renault Megane E-tech será lançado no Brasil ainda neste ano
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De Meo ainda declarou que o Brasil teria “carros globais” desenvolvidos somente pela Renault, incluindo híbridos e híbridos plug-in. Para este ano, a fabricante vai lançar os elétricos Megáne E-Tech e os veículos comerciais Kangoo e Master E-Tech.
Para 2024, a Renault irá lançar um SUV compacto de porte parecido com o Volkswagen Nivus e Fiat Pulse. Ainda sem nome, o carro será fabricado na nova plataforma CMP-F e o visual será inspirado no Austral e Megáne. Sob o capô, o crossover terá um inédito motor 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta e potência na casa dos 120 cv quando abastecido com gasolina. Os números com etanol devem ser melhores. Ele deverá ser associado ao câmbio automático do tipo CVT.
Novo SUV compacto da Renault deve ser lançado em 2024 com motor 1.0 turbo
Projeção: João Kleber Amaral/Autoesporte
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