Versão 1.0 do Gol G4 é o grande campeão; ano/modelo 2022 perdeu até 7,74% do valor O Volkswagen Gol pegou a fila do INSS depois de 42 anos, mais de sete milhões de unidades vendidas e 27 anos na liderança.No entanto, a procura pelo veterano hatch seguirá durante muitos anos, é o que garante um levantamento da Mobiauto, que revela a valorização de até 32%. Curiosamente, as versões que mais valorizaram são mais antigas, enquanto a mais contemporâneas chegam a perder quase 8% do valor. E vale lembrar que o mercado de carros usados caiu quase 20% no primeiro mês do ano.
Veja também
“Fizemos um levantamento paralelo da variação de preços no último ano dos 20 carros mais procurados do país. Na média, esses veículos tiveram uma depreciação de 2,45%. Pois repetimos a pesquisa com mais de 60 ano/modelo e versões do Gol, entre 2007 e 2022. Pois ele valorizou 2,27%. Isso dá um delta de quase 5% (4,72% pra ser exato) frente à média dos demais carros apurados na pesquisa”, revela Sant Clair Castro Jr, CEO da Mobiauto.
Gol com dez anos é campeão de valorização
O campeão de valorização foi o Gol G4 com motor 1.0 de 8V. Em janeiro de 2022, o preço médio era de R$ 25.188,42, enquanto em janeiro de 2023 o mesmo modelo é encontrado por R$ 33.362,88, portanto, 32,45% de valorização.
Em seguida, curiosamente está o Gol Seleção 2014, ano em que o Brasil levou o 7 x1 da Alemanha durante a Copa do Mundo em casa. Recentemente, a Volkswagen devolveu 7 gols 2014 para a Alemanha. Essa versão teve valorização de 12,21%.
Versões mais valorizadas
Fechando o pódio, o Gol G5 2012 na versão Power com motor 1.6 cresceu 11,93%, saindo de R$ 32.788 para R$ 36.687,78. Confira as dez versões que mais valorizaram:
Ano/modelo mais valorizados
Separando o Gol exclusivamente por ano/modelo, vemos que o veículo 2010 valorizou, na média, 8,57%. O último colocado é o 2022, que desvalorizou 7,74%.
Ano/modelo mais valorizados
Na contra-mão desse movimento, os carros a partir de 2016 ficaram com os piores resultados. Curiosamente, a desvalorização aconteceu na seguinte ordem: 2022, 2021, 2020, 2019 e 2016.
Ano/modelo menos valorizados
Sant Clair aponta que esse fenômeno foi um dos motivos que levou a Volkswagen a descontinuar o seu clássico.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More