Sedã se afasta do Polo, ganha traços do Nivus, mas quer mesmo é conquistar antigos fãs do Jetta Depois de o Polo passar por atualizações nos últimos meses, agora é a vez de o Volkswagen Virtus receber a linha 2023 com novidades. Mas o sedã quer se afastar exatamente o hatch do qual deriva e passar a ser uma opção para quem era fã do Jetta, mas não pode pagar mais de R$ 220 mil pela única versão remanescente, GLI.
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Para atender a esse público, o novo Volkswagen Virtus 2023 traz visual descolado do Polo, elementos do Nivus, motor do Taos e preços… mais baixos. Veja abaixo a tabela completa com versões e equipamentos:
Virtus TSI manual – R$ 103.990 (versão inédita)
Equipamentos de série: airbags laterais e de cortina, ar-condicionado, direção elétrica, chave canivete, controles de tração e estabilidade, faróis e lanternas de LED, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, rodas de 15 polegadas, controlador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia Composition Touch, carregamento de celular por indução e volante multifuncional;
Virtus TSI automático – R$ 112.990 (versão inédita)
Equipamentos de série: itens da versão anterior mais câmbio automático de seis marchas, controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, start-stop e aletas para mudanças de marcha;
Virtus Comfortline – R$ 121.990 (custava R$ 122.210)
Equipamentos de série: itens da versão anterior mais ar-condicionado digital, câmera de ré, faróis de neblina de LED, acesso por chave presencial, partida por botão e rodas de 16 polegadas. Troca o motor 1.0 turbo de 116 cv pela versão mais potente, com 128 cv;
Virtus Highline – R$ 130.030 (mesmo preço da versão anterior)
Equipamentos de série: itens da versão anterior mais detector de fadiga, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, rodas de 17 polegadas, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas
Virtus Exclusive – R$ 144.990 (versão inédita; antigo GTS custava R$ 149.020)
Equipamentos de série: itens da versão anterior mais rodas de 18 polegadas, acabamentos exclusivos e seletor de modos de condução. Troca o motor 1.0 turbo pelo 1.4 turbo de 150 cv.
Adeus, Polo. Olá, Nivus
Virtus se descolou do Polo e agora traz elementos visuais do Nivus
Divulgação
Como dito há pouco, a Volkswagen quis afastar o Virtus do Polo e conferir ao sedã uma imagem mais sofisticada. Ao menos no design, o objetivo foi alcançado com sucesso.
Essa diferenciação já havia sido notada no facelift do Virtus vendido na Índia. A versão brasileira tem diferenças, mas preserva a essência. Os faróis de LED trazem frisos cromados que dão uma sensação de continuação pela grade, que está mais fina.
Luzes de neblina do Virtus são as mesmas do Nivus
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Já as luzes diurnas de LED adotaram formato semelhante às do Nivus. O mesmo acontece com o farol de neblina – exatamente o mesmo usado no SUV cupê.
Atrás, as mudanças foram bem mais discretas e podem ser resumidas às lanternas com a lente redesenhada e acabamento escurecido. As lâmpadas também são de LED.
Volkswagen Virtus 2023 traz lanternas com novas lentes e máscara escurecida
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Mas Virtus e Polo ainda trazem algo em comum. As duas versões mais baratas do sedã passaram pelo mesmo processo de piora do conjunto mecânico. Em vez de serem equipadas com o motor 1.0 turbo de três cilindros que entregava 128 cv e 20,4 kgfm, a Volkswagen adotou uma versão com calibragem mais “mansa”. São 116 cv e 16,8 kgfm. Os freios a disco nas rodas traseiras foram substituídos por tambores.
Porém, as versões Comfortline e Highline seguem com o motor mais potente e os freios mais sofisticados na traseira.
Virtus Exclusive é a nova versão topo de linha do sedã
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Por fim, a versão esportiva GTS deixa de ser oferecida. Em seu lugar, como opção topo de linha, a Volkswagen está estreando a configuração Exclusive, criada com inspiração no lendário Santana EX dos anos 1990. Ela traz o mesmo motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, mas em vez de esportividade, o foco é no luxo. Outro aceno para os antigos donos de Jetta.
Volkswagen Virtus Exclusive tem acabamento mais caprichado
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Motorizações
Como dito logo acima, o Volkswagen Virtus 2023 será vendido com três motorizações e duas opções de câmbio. Confira abaixo os números de desempenho e consumo de cada conjunto:
TSI manual
Motor: 1.0 turbo, 3 cilindros
Potência: 116 cv
Torque: 16,8 kgfm
Câmbio: manual, 5 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,8 segundos
Velocidade máxima: 196 km/h
Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,2 km/l / 13,5 km/l
Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 11,3 km/l / 15,9 km/l
TSI automático
Motor: 1.0 turbo, 3 cilindros
Potência: 116 cv
Torque: 16,8 kgfm
Câmbio: automático, 6 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,7 segundos
Velocidade máxima: 192 km/h
Consumo urbano (etanol/gasolina): 8,5 km/l / 12,2 km/l
Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 10,7 km/l / 15,2 km/l
Comfortline e Highline
Motor: 1.0 turbo, 3 cilindros
Potência: 128 cv
Torque: 20,4 kgfm
Câmbio: automático, 6 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10 segundos
Velocidade máxima: 196 km/h
Consumo urbano (etanol/gasolina): 8,2 km/l / 11,8 km/l
Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 10,4 km/l / 15 km/l
Exclusive
Motor: 1.4 turbo, 4 cilindros
Potência: 150 cv
Torque: 25,5 kgfm
Câmbio: automático, 6 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,5 segundos
Velocidade máxima: 209 km/h
Porta-malas do Virtus manteve os bons 521 litros
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Dimensões
Comprimento: 4,56 m
Largura: 1,75 m
Altura: 1,48 m
Entre-eixos: 2,65 m
Porta-malas: 521 litros
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