Segunda geração da picape chegou ao Brasil em 1995; conheça a história da caminhonete Você sabia que a Chevrolet S10 que apareceu no terceiro episódio da série The Last of Us é da mesma geração do modelo que foi lançado no Brasil em 1995? O visual da picape que aparece no seriado americano que vem fazendo grande sucesso é totalmente diferente da versão brasileira, mas os modelos ainda compartilham muitas características.
Se você está acompanhando The Last of Us, fique tranquilo, pois essa matéria está livre de spoilers. Falaremos apenas da história da Chevrolet S10 e por que a picape da série da HBO é diferente da versão brasileira.
A história da S10
A Chevrolet S10 foi criada durante a crise do petróleo, que fez os combustíveis ficarem mais caros em todo o mundo
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A Chevrolet S10 é vendida no Brasil desde 1995, mas sua história nos Estados Unidos começou bem antes. Nos anos 70, o embargo proclamado por países árabes fez o preço dos combustíveis subirem em todo o mundo. A General Motors enxergou a necessidade de lançar uma picape compacta mais econômica do que a Chevrolet Silverado.
Em 1981, a primeira geração da Chevrolet S10 foi lançada. Seu motor 1.9 de quatro cilindros era produzido no Japão pela Isuzu (guarde essa parte!) e importado para os Estados Unidos para a montagem final da caminhonete. A picape revolucionou o mercado e se tornou um sucesso de vendas, inspirando até mesmo a Ford Ranger, que foi lançada alguns meses depois
A picape de The Last of Us
Chevrolet S10 no mundo pós-apocalíptico de The Last of Us
Reprodução/HBO
Em 1994, a Chevrolet lançou a segunda geração da S10, que é a picape que aparece no terceiro episódio de The Last of Us. Incorporou faróis maiores que eram separados na horizontal, sendo que a parte inferior servia para a sinalização da seta. Também recebeu uma nova gama de motores (2.2 e 4.3), além de câmbio automático de cinco marchas. Este último equipamento era revolucionário para a época.
Segunda geração da Chevrolet S10 nos Estados Unidos
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Visando ampliar seu catálogo, a General Motors criou variações da Chevrolet S10 para outras marcas. Assim nasceram os modelos GMC Sonoma e Isuzu Hombre. O modelo da GMC era uma alternativa mais requintada, com mais equipamentos voltados ao conforto e segurança (a S10 ainda não tinha ar-condicionado e airbag como equipamentos de série).
Isuzu Hombre foi produzida entre 1995 e 2000. Este rosto parece familiar?
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A Isuzu Hombre, por sua vez, é exatamente a mesma Chevrolet S10 que foi lançada no Brasil em 1995. Foi produzida em uma parceria entre a marca japonesa e a General Motors, que começou nos anos 1970 com o fornecimento de motores.
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A Isuzu queria alavancar suas vendas nos Estados Unidos, mas seus carros não tinham as características locais. Sendo assim, a GM emprestou a base da S10 para que a marca japonesa fizesse uma picape “americanizada”.
A S10 era mais completa do que a Isuzu Hombre nos Estados Unidos
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O visual da Hombre era bem diferente para uma picape da época, pois compartilhava várias características de carros de passeio. A começar pelo formato dos faróis, a grade menor e os para-choques menos robustos. Já a parte traseira da Hombre e da S10 eram idênticas.
A Hombre era menos equipada do que a Chevrolet S10, mas passou por uma reestilização em 1998, onde recebeu motor V6, toca-fitas, ar-condicionado e até bancos revestidos de couro. A picape da Isuzu passou longe de fazer sucesso e saiu de linha em 2000, com apenas cinco anos de mercado americano. No Brasil, a história foi bem diferente.
Em 2012, a Chevrolet voltou a vender a S10 nos Estados Unidos, mas com o nome Colorado. Trata-se da mesma caminhonete que é produzida no Brasil, apesar do nome diferente. A picape é global e também foi vendida em alguns países da Ásia e até na Oceania (onde se chamava Holden Colorado).
Primeira caminhonete média nacional
Chevrolet S10 nacional tinha os mesmos faróis da Isuzu Hombre, mas a grade era diferente
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A Chevrolet S10 foi a primeira picape média produzida no Brasil, em São José dos Campos (SP). Os motivos do modelo brasileiro ser baseado na Isuzu Hombre nunca foram revelados, mas pelo nível de requinte da S10 americana na época, talvez o modelo nacional ficasse muito caro.
A caminhonete foi lançada com o motor 2.2 do Omega, capaz de desenvolver 106 cv de potência e 19,2 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas.
Desde sua primeira geração nacional, a S10 é uma das mais vendidas da categoria. Atualmente, ela vende menos do que a principal rival, a Toyota Hilux. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a S10 emplacou 27.128 unidades em 2022, enquanto a Hilux emplacou 48.606.
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