Marca italiana ganhou mais de R$ 45 bilhões no ano passado; japoneses venderam bem menos, só que faturaram mais por carro emplacado A Fiat é a líder disparada do mercado automotivo brasileiro. Em 2022, foram quase 430 mil veículos emplacados e cerca de 22% das vendas totais. Só que a marca italiana pode comemorar outra liderança – até mais importante. A empresa foi a que mais faturou no Brasil, R$ 45,3 bilhões, segundo dados da consultoria Jato Dynamics.
Veja também
Dividindo a receita pelo número de emplacamentos, significa que a Fiat ganhou R$ 105.449 por cada carro vendido. A quantia parece razoável, mas fica bem abaixo da média do mercado, considerando as 20 maiores fabricantes do país, que é de R$ 140.321.
Se nas vendas a Fiat é soberana, na lista das fabricantes que mais faturam a liderança é mais apertada. E a segunda colocação chega a ser surpreendente. É da Toyota, que, segundo a Jato, ganhou R$ 39 bilhões no Brasil em 2022. Considerando que a marca japonesa vendeu menos de 200 mil carros por aqui, o ticket médio é de R$ 204.072.
Produtos mais caros, como o Corolla Cross ajudaram a Toyota a faturar quase R$ 40 bilhões
Renan Sesicki/Autoesporte
Na sequência, aparecem Chevrolet (R$ 37,7 bilhões) e Volkswagen (R$ 31,4 bilhões), segunda e terceira fabricantes que mais venderam carros no Brasil em 2022.
E a tese de que vender muito é sinônimo de alto faturamento cai por terra ao analisarmos algumas outras marcas. A Jeep é um exemplo. A marca emplacou cerca de 140 mil veículos, pouco mais da metade do volume da Volkswagen, mas ganhou só cerca de R$ 5 bilhões a menos – fechou 2022 com ganhos de R$ 26,6 bilhões, na quinta colocação.
A Hyundai, que vendeu mais (187 mil carros), também faturou menos, R$ 17,7 bilhões. Os coreanos inclusive foram a segunda empresa com menor ganho por carro emplacado – R$ 104.982. A primeira foi a Renault.
Kwid puxou para baixo o faturamento da Renault no Brasil em 2022
Divulgação
A fabricante francesa, que aposta em modelos de entrada como o Kwid, ganhou R$ 12,5 bilhões e vendeu 125 mil carros. É a única marca a ganhar menos de R$ 100 mil por carro emplacado.
No outro extremo, a Ford conseguiu bons resultados após abandonar a produção local. Com menos de 20 mil carros vendidos, os americanos conseguiram faturar R$ 5,4 bilhões – mais do que as francesas Peugeot (R$ 4,7 bilhões) e Citroën (R$ 3,7 bilhões), ambas com fábrica instalada no país e vendendo modelos em segmentos mais populares. Veja abaixo a tabela com os maiores faturamentos do país:
Faturamento das fabricantes de veículos em 2022
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More