Pequeno hatch é robusto e tem mecânica simples e peças baratas, mas peca no espaço interno e no porta-malas O Fiat Uno é o maior sucesso da marca italiana no Brasil. Durante os 37 anos em que foi produzido por aqui, foram mais de 4,3 milhões de unidades vendidas. As 250 últimas na virada de 2021 para 2022, com a série especial Uno Ciao, oferecida na época por salgados R$ 84.990.
Mas você não precisa gastar todo esse dinheiro para ter um Fiat Uno. Há um amplo mercado de usados para o pequeno hatch, e por menos da metade dessa grana é possível encontrar exemplares relativamente novos e bem conservados.
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Vale lembrar que estamos considerando apenas a segunda geração, lançada em 2010 e oferecida até 2021.
Quanto custa?
Por ter ficado em linha por mais de dez anos, a faixa de preços do Fiat Uno de segunda geração é bastante ampla. As primeiras unidades, já do ano/modelo 2010/2011 podem ser encontradas a partir de R$ 25.000 nos sites de classificados.
Fiat Uno Way usado tem suspensão mais elevada e visual aventureiro
Divulgação
Com um investimento um pouco maior, já na casa dos R$ 40.000, o interessado consegue encontrar exemplares com o primeiro facelift, promovido em 2015, já como linha 2016.
Um ano depois, a linha 2017 chegou com mais novidades: uma nova (e discreta) plástica no visual e os modernos motores 1.0 e 1.3 da família Firefly. Nessa época, a Fiat resolveu apostar na tecnologia e equipar o Uno com controles de tração e estabilidade e até start-stop. Sem dúvidas, essa é a melhor “safra” para quem está interessado no pequeno hatch.
Fiat Uno recebeu uma reestilização em 2016 para a linha 2017
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Os preços, como não seria diferente, acompanharam a evolução técnica. Desse modo, quem tem Uno 1.0 Firefly da época costuma pedir algo em torno de R$ 40.000 a R$ 45.000. A tabela para as versões com motor 1.3 salta para cerca de R$ 50.000.
Por fim, a Fiat resolveu piorar o Uno em seus últimos anos de vida. De 2018 em diante, a fabricante foi tirando equipamentos mais modernos e abandonou os motores Firefly, optando pelo retorno do jurássico propulsor 1.0 Fire de 4 cilindros. Os últimos exemplares, já modelo 2021, custam por volta de R$ 55.000.
Qual versão?
É claro que a escolha depende basicamente do orçamento do comprador, sobretudo no caso de um carro que tem variação de até R$ 30 mil nos preços. Porém, nossa recomendação é que você invista de R$ 40.000 a R$ 45.000 em um Fiat Uno de 2017 a 2018.
Interior do Uno é simples e repleto de plásticos duros
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A maior parte dos exemplares anunciados tem motor 1.0 Firefly de três cilindros em linha e 77 cv e 10,9 kgfm, quando abastecido com etanol. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.
Com uma busca um pouco mais aprofundada, escolhe a versão Way, que traz barras longitudinais no teto, faróis de lanternas com acabamento escurecido e retrovisores com repetidores de seta. Fora isso, o Uno 2017 trazia, de fábrica, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos e computador de bordo.
Se o bolso estiver um pouco mais cheio, podendo chegar aos R$ 50.000, o Uno Way 1.3 traz motor mais potente, com 109 cv e 14,2 kgfm de torque, além de rádio, chave canivete e start-stop.
Motor Firefly estreou no Fiat Uno em 2016
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Pontos positivos
O Uno é um dos carros usados mais vendidos do Brasil, e também um dos mais importantes da nossa indústria. Assim, o mercado também é amplo, e a facilidade de revenda é garantida.
Além disso, o visual do Uno de segunda geração ainda é agradável, mesmo tendo sido lançado mais de uma década atrás. As linhas arredondadas, mas com formato de caixote são únicas e remetem logo de cara ao hatch da Fiat.
Fiat Uno tem formato característico com linhas arredondadas e forma de caixote
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Tão conhecido quanto o desenho é a confiabilidade do Uno. Dono de uma mecânica amplamente conhecida e peças relativamente acessíveis, o Fiat é uma excelente opção para carro de uso cotidiano.
O consumo de combustível é outro ponto forte – e vale tanto para modernos motores Firefly, como para o 1.0 Fire. Veja abaixo:
Consumo do Fiat Uno
Pontos negativos
Carros compactos são os únicos de muitas famílias brasileiras. Sendo assim, espaço interno e no porta-malas acabam sendo importantes. E o Uno não se sai tão bem nesses aspectos.
Com pouco mais de 3,80 metros de comprimento, mas só 2,38 m de entre-eixos, o espaço interno é limitado, mesmo para adultos com cerca de 1,80 m. Levar cinco ocupantes é tarefa ingrata, diante dos míseros 1,64 m de largura.
Porta-malasdo Fiat Uno é acanhado e leva apenas 280 litros
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Por fim, o porta-malas leva 280 litros – menos do que um Renault Kwid, com seus 300 litros.
Outro ponto para ficar de olho é na apólice de seguro. Isso porque o Uno costuma figurar na lista dos carros mais roubados em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.
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