Geração anterior da 1500 é mais antiga e simples, mas compensa pelo preço e o trem de força poderoso Ela é grandalhona, imponente e tem um motorzão V8 sob o capô que faz os entusiastas delirarem com o ronco gutural que sai do escapamento – ainda mais em uma época em que só se fala em carros elétricos. A Ram Classic chegou ao mercado brasileiro em setembro e teve tanta procura que o primeiro lote de 1.465 unidades, previsto para durar até o fim de 2022, esgotou em questão de horas.
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Geração anterior da 1500 Rebel, a Classic pode não ser tão moderna quanto a “irmã”, mas compartilha grande parte de suas qualidades e custa R$ 100 mil a menos. Mas nem tudo são flores, já que ter uma picape dessas na garagem exige paciência, habilidades e sangue frio para encarar o posto de gasolina.
Autoesporte reuniu cinco motivos para que os fãs de caminhonetes levem a Classic para casa e outros cinco para passar longe dela! Veja a seguir.
5 motivos para comprar
1 – Espaço
Ram Classic tem diversos porta-objetos volumosos
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São 3,57 metros de entre-eixos, praticamente o mesmo tamanho de ponta a ponta de um Fiat Mobi (3,60 m). Ou seja, o espaço interno da Ram Classic é enorme, mesmo se você for jogador de basquete não vão faltar espaços para as pernas e para a cabeça.
Na cabine há ainda diversos porta-objetos grandes, nos quais você pode guardar bolsas e outros objetos de um volume até considerável para não deixá-los espalhados pelo chão ou à mostra para quem vê de fora.
Além disso, em caso de viagens mais longas em que será preciso carregar malas (que você não queira deixar na caçamba), o banco traseiro pode ser rebatido e transformado em uma plataforma de carga que permite levar volumes maiores. Isso também evita que você coloque malas e pacotes pesados sobre o banco, que em longo prazo podem marcar ou até perfurar o couro do revestimento.
2 – Preço
Modelo é vendido nas versões Laramie e Laramie Night Edition
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Pode parecer absurdo colocar o preço de R$ 350 mil (na versão Laramie, a Night Edition sai por R$ 360 mil) como um dos motivos de compra da Classic, mas esse é um dos seus maiores (quiçá o maior) atrativos.
Não estamos falando que a picape é barata, mas apesar de seu porte considerado médio-grande (mesmo enorme, a 2500 e a 3500 conseguem ser maiores), ela concorre com as versões de topo do segmento das médias, como Ford Ranger, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok e Toyota Hilux, a mais vendida dessa categoria.
Todas custam entre R$ 330 mil e R$ 350 mil, mas com a vantagem de serem equipadas com motores a diesel (a Classic só bebe – muita – gasolina, mas falemos disso mais à frente). Então se a ideia é comprar a picape média mais completa de sua marca preferida, a Ram pode ser uma alternativa na mesma faixa de preço.
3 – Conforto ao rodar
Conforto da Classic ao rodar é semelhante ao de um carro de passeio
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Você pode pensar que talvez uma caminhonete desse tamanho seja difícil de dirigir ou não seja confortável para rodar por ter tendência a pular muito em vias esburacadas. Mas está enganado.
A Classic tem um acerto de suspensão bem ajustado justamente para priorizar o conforto, comparável ao de um carro de passeio. Além de uma série de controles eletrônicos que ajudam a mantê-la estável mesmo com a caçamba vazia, uma vez que o pula-pula é algo comum nas picapes, que precisam ter molas de curso mais longo para que a traseira “assente” quando há carga atrás.
Ou seja, se você estiver dirigindo tranquilo, mal vai lembrar que está a bordo de um veículo de 5,82 metros de comprimento e mais de 2,5 toneladas. Até você parar ao lado de um VUC e olhar para o motorista do caminhãozinho no mesmo nível de altura que você.
4 – Capacidade de reboque
Classic pode rebocar mais de 3,5 toneladas
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Por ser uma picape de origem norte-americana (apesar de fabricada no México), a capacidade de reboque é muito mais valorizada que o peso que a caçamba aguenta. Isso porque o público-alvo costuma levar trailers e carretas com mais frequência do que vemos por aqui.
Então se a sua ideia é transportar algo mais pesado, o ideal é acoplá-lo a um reboque, cuja capacidade é de 3.534 kg – maior que o das concorrentes de porte médio, como Hilux e Amarok.
5 – Habilidades off-road
Caminhonete também tem aptidões para enfrentar todo tipo de terreno
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Não é só na aparência bruta que a Ram Classic parece pronta para transpor os obstáculos mais desafiadores. A picape realmente tem aptidões para enfrentar todo tipo de terreno, com bons ângulos de entrada (18,3 graus) e de saída (24,8 graus), além de 23,6 cm de altura em relação ao solo.
A começar pelo motorzão 5.7 V8 Hemi de 400 cv e 56,7 kgfm de torque, que oferece força suficiente para enfrentar trilhas sem dificuldades – assim como a “irmã” 1500, com quem compartilha o conjunto mecânico, ela leva o título de picape mais potente vendida hoje no Brasil.
Mas se esses percalços aparecerem, o sistema de tração pode passar de 4×2 para 4×4 High ou, em caso de pisos realmente difíceis, 4×4 com reduzida (Low) ao toque de um dos botões que ficam na parte de baixo do painel. A caminhonete tem ainda diferencial traseiro antideslizante para aumentar a aderência ao solo.
5 motivos para fugir
1 – Consumo
Ram Classic é atualmente o veículo mais beberrão vendido no Brasil
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Tanta disposição do motorzão V8 somente a gasolina cobra seu preço na hora de abastecer. No último levantamento do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, a Classic ficou na primeira posição entre automóveis e comerciais leves com consumo mais elevado do país.
Isso significa que a caminhonete roda apenas 5,2 km/l na cidade e 6,4 km/l na estrada, números que superam os de superesportivos como os Lamborghini Urus e Huracán.
Considerando uma média de 5,8 km/l em circuito misto, a autonomia fica um pouco abaixo dos 570 km. Com o preço médio da gasolina em território nacional de R$ 5,317, de acordo com a Ticket Log, o dono da picapona vai gastar R$ 521 cada vez que precisar encher o tanque. Ou seja, o gasto fica em R$ 0,91 a cada km rodado com a Ram.
2 – Capacidade de carga
A enorme caçamba ter mais de 1.400 litros, mas leva só 531 kg
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Se a capacidade de reboque impressiona, o mesmo não se pode dizer sobre a capacidade de carga do modelo. Apesar de a caçamba ter um tamanho considerável, com 1.424 litros de volume, ela suporta somente 531 kg. Até picapes compactas chegam a carregar mais peso que isso, como a Fiat Strada, que pode levar até 650 kg na versão de entrada.
É esse o motivo, inclusive, para que a Classic não possa ser vendida aqui com motor a diesel, já que a legislação brasileira proíbe picapes com capacidade de carga abaixo de uma tonelada de usar esse combustível.
Então mesmo que ela brigue no segmento de picapes médias por conta do preço, leva desvantagem por usar apenas gasolina no tanque, enquanto todas as rivais são equipadas com motor a diesel por carregarem mais de 1.000 kg. E ainda “bebem” menos…
3 – Praticidade
Caminhonete tem 5,82 m de comprimento, 1,97 m de altura e 2,02 de largua
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Se você não liga para o peso que a Classic suporta na caçamba porque vai usá-la mais na cidade, tenha em mente que não é o veículo mais prático de se conviver, mesmo que ela seja muito confortável para dirigir.
O problema é que seu tamanho avantajado a impede de entrar em diversas garagens e estacionamentos por conta não só do comprimento (de 5,82 m), mas também da altura de 1,97 m. Especialmente de prédios mais antigos, que têm tetos e portões de acesso mais baixos.
Em ruas estreitas, prepare-se para suar frio na hora de tirar “finas” dos retrovisores de outros carros estacionados junto ao meio-fio. Afinal, são 2,02 m de largura. O diâmetro de giro de 12,1 m não é dos piores, o que melhora um tiquinho a vida do motorista quando é preciso manobrar a grandalhona.
4 – Falta de equipamentos
Central multimídia de 8,7″ precisa de cabos para Apple CarPlay e Android Auto
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Não é que a Classic tenha uma lista enxuta de itens de série, mas por ser um projeto mais antigo (como vamos explicar a seguir), faltam alguns equipamentos mais modernos, especialmente quando comparada com a 1500 Rebel.
Como o trem de força das duas é o mesmo, os R$ 100 mil a mais no preço (a 1500 custa R$ 456.990) podem ser justificados justamente por essa diferença entre o que cada uma delas oferece.
O modelo mais novo traz itens como sistema de estacionamento semiautônomo, detector de ponto cego e de tráfego traseiro, carregador de celular por indução, câmeras 360 graus, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre e controle de cruzeiro com stop & go, por exemplo. A central multimídia de 12” também é mais avançada que a de 8,7” usada na Classic, que precisa de cabo para conectar o Apple CarPlay e o Android Auto.
5 – Idade do projeto
Ram Classic tem cabine mais “raiz” se comparada à 1500
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Como falamos, a Classic é a geração anterior da 1500 Rebel. Sabe quando a Fiat vendia o Palio e o Palio Fire, gerações diferentes de um mesmo modelo convivendo no mesmo mercado? É isso o que acontece com a Classic em alguns países, como Canadá, Argentina e México, onde a picape é fabricada.
Mesmo que ela tenha passado por uma boa renovação em 2019, que agregou equipamentos e um design mais próximo ao das “irmãs maiores” 2500 e 3500, ainda fica devendo quando se pensa em construções mais atuais.
O fato é que essa versão, que pertence à quarta geração da 1500, foi lançada em 2010 – ou seja, completa 13 anos em 2023. Por mais que tenha sido atualizada, nem todos os sistemas podem ser integrados em um veículo de idade mais avançada. E essa não era mesmo a ideia. O objetivo é que ela seja mais simples para poder custar menos e ser mais competitiva.
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