Novo SUV médio quer perturbar Jeep Compass e Toyota Corolla Cross com plataforma de sedã médio, motor 2.0 e porta-malas gigante Em 2021, a Honda iniciou um processo de renovação completa de seu catálogo de veículos. Este plano incluiu o fim de Fit e WR-V, o lançamento de novas gerações para City, HR-V e Civic e até a chegada de modelos inéditos, como o City na carroceria hatch. Outro carro que está no radar da marca para o Brasil em 2023 é o ZR-V.
Mas afinal, qual é a estratégia da Honda para o novo SUV? Quais serão os seus principais rivais no Brasil? Autoesporte revela tudo o que se sabe sobre o novo Honda ZR-V, que será (muito) mais importante do que o novo Civic para a marca japonesa no Brasil.
O modelo inclusive já teve o teste feito pelos colegas mexicanos do Autocosmos publicado por aqui.
O que é o Honda ZR-V?
Honda ZR-V é maior do que seus principais rivais
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O novo ZR-V é um SUV médio que estreou na China em 2022 para fazer a ponte entre o compacto HR-V e o CR-V de sete lugares. Este também será o posicionamento no Brasil, onde vai o SUV vai brigar com Jeep Compass, VW Taos e Toyota Corolla Cross.
Nos Estados Unidos, o ZR-V é o SUV de entrada da Honda, uma vez que o nosso HR-V não é vendido por lá. Ele inclusive recebeu o nome HR-V – e isso causa um pouco de confusão em quem olha o catálogo americano da Honda.
Honda ZR-V tem a mesma paltaforma do Civic
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Feito em Celaya (México), ele compartilha a plataforma Honda Architecture com o novo Civic, que permite proporções mais generosas. O ZR-V tem 4,57 metros de comprimento, 2,65 m de entre-eixos e quase 700 litros de capacidade no porta-malas. Ou seja, ele é mais espaçoso tanto no interior quanto no compartimento de carga na comparação com os rivais que citamos acima.
Mecânica
Honda ZR-V terá motor 2.0 no Brasil; resta saber se ele será flex ou a gasolina
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A versão mexicana do ZR-V (que é importada para os Estados Unidos e também virá ao Brasil) tem motor 2.0 aspirado de 160 cv e 19,1 kgfm de torque e câmbio automático do tipo CVT. A tração integral é opcional no pacote americano e não deve vir ao Brasil. Resta saber se esse propulsor virá na configuração flex ou se vai beber apenas gasolina.
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No Japão, onde é produzido em Saitama, o ZR-V tem motores 1.5 turbo a gasolina e 2.0 turbo com conjunto híbrido. Essas opções mecânicas também equipam o ZR-V produzido na China, em Guangzhou e Wuhan, e não estão previstas para as Américas.
Versões e equipamentos
Interior do Honda ZR-V lembra o do HR-V
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O Honda ZR-V é vendido em três versões nos Estados Unidos: LX, Sport e EXL. Desde o pacote de entrada, o SUV oferece assistente de frenagem de emergência, aviso de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e sistema de manutenção de faixa. A central multimídia tem compatibilidade apenas com Apple CarPlay.
Painel de instrumentos é analógico, com uma pequena tela para o computador de bordo ao centro
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A versão Sport adiciona alerta de ponto-cego, partida remota do motor, assentos frontais aquecidos e rodas de liga leve de 18 polegadas. A versão topo de linha EXL ainda oferece sensores de estacionamento, banco do motorista com ajuste elétrico, ar-condicionado digital de duas zonas e central multimídia de 9 polegadas. Essa inclusive deve ser a versão escolhida para o mercado brasileiro.
Quando chega?
Confira o cronograma de lançamentos da Honda para 2023
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Conforme apurado por Autoesporte, o Honda ZR-V será lançado no Brasil no meio do ano. Antes disso, a marca japonesa irá focar no lançamento do esportivo Civic Type R, que deve chegar às lojas em um pequeno lote (bem pequeno mesmo) ainda no primeiro semestre. A Honda parou de aceitar novas encomendas do esportivo no mercado japonês.
Após a chegada do ZR-V, a Honda vai lançar as novas gerações de Accord e CR-V, ambos com motorização híbrida, encerrando o ciclo de renovação de sua gama que começou no lançamento do novo City.
Quanto vai custar?
Versões que serão vendidas no Brasil devem ser confirmadas nos próximos meses
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Como o ZR-V virá ao Brasil importado do México, a Honda terá benefício do acordo fiscal entre os países, que zera o imposto de importação. Nos Estados Unidos, o ZR-V parte de US$ 24 mil na versão EX (R$ 124 mil na conversão direta) e chega a US$ 28 mil na versão EXL (R$ 145 mil).
A tendência é que o ZR-V venha ao Brasil num patamar próximo ao dos principais rivais, custando entre R$ 190 mil e R$ 220 mil. Mas o valor dependerá das versões que a Honda pretende vender por aqui, o pacote de equipamentos e a cotação do dólar.
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