O Fusca começou a ser produzido no Brasil em 1959, praticamente inaugurando a indústria automobilística nacional de grande volume O Volkswagen Fusca é um carro tão importante na história do Brasil que tem não um, mas dois dias para chamar de seu. Um deles, o Dia Nacional do Fusca, é 20 de janeiro. Para quem não sabe, o outro é 22 de junho, comemorado em todo o mundo.
Como uma forma de celebrar a data, a Volkswagen resolveu abrir seu acervo particular e exibir alguns exemplares do carro mais lendário já feito no Brasil.
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Atualmente a fabricante tem três exemplares do Fusca no acervo da Garagem Volkswagen. Um deles, de cor vermelha, é uma das últimas unidades produzidas na primeira fase. O modelo saiu da linha de produção da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), em 1986. Mas, há uma curiosidade neste caso: oficialmente, a produção foi encerrada em 1986, mas cerca de 850 exemplares acabaram sendo feitos no ano seguinte, como o carro da foto.
Este Volkswagen Fusca foi um daqueles 850 produzidos em 1987
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O segundo, prata, é mais novo, e marca a fase final do Fusca. O exemplar guardado no acervo é o primeiro produzido após a Volkswagen atender ao pedido do então presidente da República, Itamar Franco, que solicitou à fabricante que retomasse a produção do Fusca no Brasil. O veículo de chassi 9BWZZZ11ZPP000001 inclusive foi apresentado ao chefe de governo na época, em 1993.
Este é exatamente o carro mostrado para o então presidente do Brasil na época, Itamar Franco
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Por fim, o Fusca Cabriolet branco também é da segunda leva. A unidade é uma das três últimas unidades, de 1996, da chamada Série Ouro que foram convertidas em conversível.
Volkswagen Fusca 1996
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A história do Fusca
Lançado em 1935 na Alemanha com o objetivo de ser econômico e popular, o Fusca começou a ser produzido no Brasil em 1959, praticamente inaugurando a indústria automobilística nacional de grande volume. O catálogo de cores chamava atenção com várias opções inusitadas, como verde abacate ou laranja.
A primeira geração do Fusca foi produzida no Brasil até 1986, quando já perdia terreno para rivais mais modernos, como Chevrolet Chevette, Ford Escort e Fiat Uno. Em 1993, o presidente Itamar Franco sugeriu que a Volkswagen voltasse a produzi-lo para que fosse contemplado pelas isenções de impostos da Lei do Carro Popular. A Volkswagen atendeu ao pedido e os modelos feitos neste período, até 1996, foram apelidados de “Fusca Itamar”.
O New Beetle foi lançado em 1997 como uma opção mais descolada ao Golf – e não teve vida tão longa no catálogo da Volkswagen. Ele durou até 2011, quando a marca decidiu relançá-lo com a plataforma MQB. A terceira geração do Fusca foi produzida até 2020, sendo descontinuada pela baixa nas vendas.
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