Adulteração está mais difícil de ser descoberta nos postos, mas o carro dá indícios da má qualidade do que você coloca no tanque Ter um carro no Brasil não é tarefa fácil. Além de pagar um preço alto pelo veículo, o motorista precisa fugir de postos que vendem gasolina e etanol adulterados, que não só aumentam o consumo como podem danificar todo o sistema de injeção do motor.
A boa notícia é que o motorista consegue perceber alguns sinais de que algo está errado o combustível e fugir dos prejuízos. Pensando nisso, a Autoesporte listou sete indícios de que a gasolina ou o etanol são de procedência ruim.
Veja também
1) Preço
Sim, sabemos que o litro da gasolina não está nem um pouco barato – a média nacional ficou acima de R$ 5 dentre os dias 8 e 14 de janeiro. Com isso em mente, desconfie de postos que oferecem o combustível por um valor muito abaixo do mercado. Isso pode ser um sinal de que o produto está adulterado.
Everton Lopes, mentor em Energia a Combustão da SAE Brasil, recomenda escolher postos de redes que têm programas de certificação e qualidade. “Nesses programas os postos são auditados sem aviso, assim a chance de o motorista abastecer o carro com um combustível adulterado diminui”, afirma.
Preço da gasolina está mais barato do que em outros postos? Desconfie da qualidade
Agência Brasil
2) Carro beberrão
Uma das formas mais comuns de adulterar a gasolina é aumentando o percentual de etanol em sua composição. Por lei, a gasolina comum precisa conter 27% de etanol. Portanto, o principal indício de que o combustível fóssil tem mais álcool do que deveria é o aumento do consumo do carro.
Nesse caso, Everton aconselha que o motorista leve o carro para a revisão e, se estiver tudo em dia, é melhor trocar de posto, pois certamente o motivo do gasto extra é a gasolina adulterada.
3) Entupimento do sistema de alimentação de combustível
O segundo tipo de adulteração mais comum na gasolina é a mistura com solventes. Com poder de explosão e combustão muito alto, os solventes químicos enganam porque o motorista não percebe nenhuma diferença no rendimento do motor.
Porém, os efeitos negativos vêm a longo prazo. O solvente derrete todos os componentes do sistema de injeção, em especial os que são vedados por borrachas. Com essa corrosão, a gasolina pode vazar e os resíduos de borracha podem entupir os bicos injetores.
4) Falha no motor
O motor é um dos componentes do carro que logo dá sinais de que a gasolina não é de boa procedência. Os mais comuns são a demora para dar partida – o famoso engasgo -, vibrações acima da média, dificuldade de acelerar, perda de performance e lentidão nas retomadas.
5) Luz acessa no painel
Se uma luz com o desenho de motor acender no painel, é sinal de que há algum problema no sistema de injeção – e um dos maiores vilões é o combustível adulterado. “Se o combustível tiver muita água na composição (no caso do etanol), o sistema de injeção pode oxidar e corroer as peças do sistema eletrônico”, explica Lopes. Caso a luz acenda, o recomendável é levar o carro em uma oficina mecânica de confiança e trocar de posto.
Desenho do motor no painel é indício de problema no sistema de alimentação de combustível
Getty
6) Muita água saindo pelo escapamento
No caso do etanol, a mistura normalmente é feita com água. Assim, como a água não tem efeito combustível, o consumo aumenta consideravelmente.
Além disso, é comum que saia água pelo escapamento durante mais tempo que o normal. Logo quando a partida no carro é dada, especialmente em dias frios, é comum que saia um pouco de água do escapamento. “Porém, se o motor estiver ligado há algum tempo e a água continuar pingando, pode ser sinal de que o etanol está batizado”, diz o consultor.
7) Som de batida de pino
Além de ficar de olho no comportamento do motor, é importante que o motorista ouça o carro. Se perceber um barulho de batida de pino, é sinal de que a composição pode conter metanol, um álcool extremamente tóxico e proibido por lei.
O insumo tem uma alta tendência à detonação e, com o tempo, pode provocar danos severos no motor, como a quebra do pistão.
Gasolina tá cara? Veja 10 dicas para economizar combustível?
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More