Inédito C3 Aircross e nova geração do 2008 chegam ao mercado entre o fim deste ano e meados de 2024 Duas das marcas que mais se beneficiaram no Brasil com a criação da Stellantis foram, sem dúvidas, as francesas Peugeot e Citroën. Apesar de terem grande representatividade global, por aqui ambas andavam meio apagadas antes da criação do conglomerado automotivo e agora começam a dar a volta por cima.
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Com foco no segmento de SUVs, o que mais cresce no mundo todo, a dupla prepara novidades para o mercado entre 2023 e 2024: o (especulado) Citroën C3 Aircross, feito no Brasil, e a nova geração do Peugeot 2008, produzida na Argentina. Os dois vão usar a plataforma modular CMP (a mesma de C3 e 208).
O futuro Citroën inédito ainda é tratado internamente como projeto CC24, mas a aposta é que o utilitário se chame C3 Aircross, resgatando parte do nome do antigo monovolume da marca lançado em 2010 no Brasil que era baseado no C3 Picasso europeu.
Projeto CC24 da Citröen vai concorrer com SUVs compactos e com a Chevrolet Spin
Projeção: João Kleber Amaral
Com versões de cinco e de sete lugares, o novato vai enfrentar o segmento de SUVs compactos, como Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta, além de rivalizar com a Chevrolet Spin na configuração que comporta mais passageiros.
O modelo será equipado com o mesmo motor 1.0 turbo dos Fiat Pulse e Fastback, que entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque, além de câmbio CVT. Assim como o C3, o projeto CC24 será fabricado em Porto Real (RJ). A produção começa em meados do ano e o carro deve chegar às lojas no último trimestre de 2023.
Atual geração do Peugeot 2008 deixará de ser fabricada no Brasil
Divulgação
No caso da Peugeot, a nova geração do 2008 (chamada de projeto P24) começa a ser produzida em 2024 na unidade argentina de El Palomar, de onde já sai o 208. Isso significa que a atual geração do SUV compacto, também feita hoje na fábrica fluminense, será encerrada. Dessa forma, nenhum carro da Peugeot será nacional, ao menos por ora.
O visual ainda é um mistério, mas é provável que o modelo siga mais o estilo do e-2008, sua versão elétrica que tem design mais moderno e vem importada na França.
Nova geração deverá ter visual mais próximo ao do e-2008
Divulgação
Sob o capô, a aposta é de que o 2008 abandone o 1.6 aspirado e receba o motor 1.0 turbo (o mesmo do Pulse planejado para o CC24) aliado ao câmbio CVT. Outra possibilidade é usar o 1.3 turbo de 180 cv e 27,5 kgfm (com gasolina, já que não há etanol no mercado argentino) dos Jeep Renegade, Compass e Commander, e Fiat Toro e Pulse Abarth. Nesse caso, a caixa seria automática de seis marchas.
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