Mada 9 é o primeiro supercarro da história feito do Afeganistão e foi apresentado pelo grupo extremista Talibã Autoesporte já encontrou uma Lamborghini com motor de Toyota Corolla no meio de um deserto no México. Curiosamente, ela circulava pela ruas livremente, mas era clandestina. Bem distante dali, no Afeganistão, acaba de surgir o primeiro superesportivo e com motor de… Corolla.
A fabricante Entop, com sede em Kabul, capital do Afeganistão, revelou o Mada 9, fruto de um projeto que contou com trinta engenheiros do Instituto Técnico Vocacional do Afeganistão (ATVI) ao longo dos últimos cinco anos. De acordo com o site britânico “Daily Mail” , o homem que apresenta o carro é o porta-voz do grupo terrorista Talibã, Zabihullah Mujahid, que está no comando do país desde 2021.
Initial plugin text
O design é muito parecido com os carros da Bugatti, principalmente o Chiron. No coração do carro tem um motor traseiro de quatro cilindros de origem Toyota, o mesmo encontrado sob o capô de um Corolla. Porém, não foi revelado se é antigo o novo, portanto, pode ser 1.6, 1.8 ou 2.0.
Saiba mais
Também não há nenhuma informação sobre potência e números de desempenho. Porém, eles dizem ser mais potente do que o propulsor original. Até hoje o Corolla mais potente da história é o GR, da divisão esportiva da Toyota, com 304 cv, entretanto, o motor é o 1.6 três cilindros turbo, que não é um dos cogitados deste supercarro afegão.
Supercarro com motor de Corolla é o primeiro modelo afegão da história
Divulgação
A Entop também não revelou nenhuma informação sobre a quantidade de unidades produzidas e nem se terá produção em massa. O CEO, Mohammad Riza Ahmadi, apenas disse que quer “transmitir o valor do conhecimento para as pessoas e que aumente a imagem do país para o mundo, apesar de muitas questões sócio-políticas”
Ahmadi também falou que o carro começaria sua vida no Afeganistão, mas poderia ser vendido em outros países, já que estão sendo feitos esforços para exibir o carro em exposições em todo o mundo.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More