YangWang U8 tem traços de Land Rover Defender e acelera tão rápido quanto uma Ferrari Já que a Chery tem uma submarca de luxo para chamar de sua, a Exeed, a BYD não quis ficar para trás e lançou a YangWang, focada em modelos elétricos mais potentes e refinados.
O primeiro fruto dessa nova marca é o YangWang U8, um SUV grandalhão com linhas quadradas como as de um Land Rover Defender, mas equipado com quatro motores elétricos capazes de entregar mais de 1.000 cv de potência.
Veja também
Apesar da inspiração no jipão britânico, o chinês tem suas características próprias, como faróis de LED que se fundem com a grade iluminada, maçanetas embutidas, arcos de rodas quadrados e grandes lanternas com estilo bem futurista.
A roda sobressalente pendurada na tampa do porta-malas, uma solução que hoje parece cansada, recebe cobertura hexagonal. Por fim, há rodas de liga leve de 20 polegadas.
YangWang U8 tem pneu na traseira com cobertura hexagonal
Divulgação
Imagens da cabine não foram reveladas, mas o veículo terá um amplo painel de instrumentos digital e uma enorme tela para a central multimídia – resta saber se será giratória, como parte dos carros da BYD oferecidos no Brasil.
Além disso, não vão faltar tecnologias de assistência ao motorista mais sofisticadas para administrar suas habilidades off-road, como sistema avançado de vetorização de torque e tração 4×4 com controles eletrônicos que prometem ser 100 vezes mais rápidos que os convencionais.
SUV tem 5,30 m de comprimento e 3,05 m de entre-eixos
Divulgação
Montado sobre chassi de longarina, processo de produção que deixa a estrutura mais resistente, o YangWang U8 mede 5,30 metros de comprimento e tem entre-eixos de 3,05 m (tamanho equivalente ao de um Defender 130, a maior carroceria do modelo, que leva oito pessoas).
Cada um de seus quatro motores elétricos produz de 295 cv a 322 cv e torque entre 32,6 kgfm e 42,8 kgfm, resultando em uma potência combinada de mais de 1.100 cv.
Aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3 segundos
Divulgação
Com esse conjunto, o U8 chega aos 100 km/h em apenas 3 segundos cravados, número de superesportivo como uma Ferrari 812 GTS, por exemplo. A tradicional bateria composta por lâminas da BYD está presente, mas a autonomia do SUV não foi divulgada.
Outros destaques do monstrão incluem a capacidade de girar 360 graus em seu próprio eixo, modo caranguejo (que esterça levemente as quatro rodas em uma mesma direção e permite que o veículo se desloque de lado), capacidade de rodar a até 120 km/h mesmo com o pneu furado e até uma função para flutuar na água graças à carroceria selada e à prova d’água.
Modelo tem carroceria selada e à prova d’água
Divulgação
Segundo a BYD, os carros da YuangWang vão custar entre R$ 615 mil e R$ 1,15 milhão na China, mas não revelou exatamente o preço do U8, previsto para chegar ao mercado em 2024 (a imprensa local afirma que o preço deve ficar em torno de R$ 770 mil). Será um bom concorrente para o rival Mercedes-Benz EQG, futuro topo de linha entre os elétricos da marca alemã que deve ser tabelado em pelo menos o dobro.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More