Emplacamentos do SUV chegaram a 70.806 unidades, aproximadamente 20 mil a mais que em 2021 O balanço de vendas da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave) confirmou o Chevrolet Tracker como o SUV mais vendido do Brasil em 2022 pela primeira vez. O segundo colocado foi o VW T-Cross, líder em 2020, e a grande decepção foi o Jeep Renegade, campeão de vendas no ano passado, que amargurou um péssimo 2022, como mostra nossa análise.
O SUV da Chevrolet vendeu 70.806 carros em 2022, número bem superior às 50.757 unidades emplacadas em 2021; um crescimento de 34,4% de um ano para o outro.
SUVs compactos mais vendidos de 2022
Vale destacar a arrancada do Tracker no segundo semestre. No fechamento do mês de junho, o líder era o T-Cross, com 32.871 emplacamentos. O Tracker aparecia apenas em terceiro lugar, com 26.966 vendas, também atrás do Hyundai Creta, que acumulava 29.255 emplacamentos.
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Até o mês de setembro o T-Cross era líder no acumulado do ano, e só em outubro que veio a grande reação do Tracker. Foram 8.496 vendas contra 5.590 do rival naquele mês. Desde então, o SUV da GM não saiu mais do topo.
O Tracker é equipado com motor 1.0 turbo de três cilindros, que rende 116 cv e até 16,8 kgfm de torque quando abastecido com etanol.
Chevrolet Tracker foi o SUV mais vendido do Brasil pela primeira vez
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A versão topo linha Premier é a única com motor 1.2 turbo, que também tem três cilindros, mas entrega 133 cv e 21,4 kgfm de torque. Nos dois propulsores, o câmbio é automático de seis marchas com tração dianteira.
Preços do Chevrolet Tracker
Recentemente, o Tracker recebeu a pontuação máxima no teste de colisão realizado pelo Latin NCAP, órgão independente que determina o nível de segurança dos veículos vendidos na América do Sul.
O SUV atingiu 91% de proteção para adultos, 92% para crianças, 54% para pedestres e 83% em assistências de segurança. Equipamentos como controle de estabilidade e de tração e seis airbags (frontais, laterais e cortina) são itens de série, mas o assistente de frenagem de emergência está presente apenas nas versões mais caras.
Chevrolet Tracker recebeu nota máxima de segurança nos testes do Latin NCAP
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O desempenho em segurança foi satisfatório nos impactos frontal, lateral (incluindo colisão com poste), chicotada cervical e traseiro. O Latin NCAP também destaca que o Tracker atende a todos os requisitos estruturais de sua categoria.
Entretanto, o Latin NCAP ressalta que foi observado fogo no lado não esmagado do carro durante o impacto lateral em poste, na área do pré-tensionador do cinto de segurança. A Chevrolet foi notificada após a realização dos testes em janeiro e descobriu uma anormalidade.
Um recall foi convocado em abril para corrigir a falha dos Trackers produzidos entre 25 de outubro de 2019 e 5 de abril de 2022 (entre os chassis LB900009 e NB 202060).
Balanço de vendas em 2022
O Brasil terminou 2022 com 1.957.699 automóveis e comerciais leves vendidos, segundo a Fenabrave. Isso representa queda de 0,8% em relação a 2021, quando foram emplacados 1.974.402 exemplares. A diferença de um ano para o outro não chega a 20 mil unidades.
Em dezembro, porém, as vendas alcançaram um patamar de 202.176 unidades, aumento de 4,5% sobre o mesmo mês de 2021. O último mês do ano é considerado forte na indústria por conta do recebimento do 13º salário, o que incentiva os consumidores a fechar negócio.
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