i Vision Dee servirá de inspiração para os carros da fabricante que serão lançados a partir de 2025 Um ano após apresentar o conceito do carro que muda de cor, a BMW volta à feira de tecnologia CES, em Las Vegas (EUA), e mostra seu novo sedã médio “camaleão”. O protótipo, chamado de i Vision Dee, consegue alterar o tom da carroceria em até 32 cores e é equipado com um assistente de virtual que pode demostrar emoções – sim, de um jeito que lembra o famoso Fusquinha Herbie.
Veja também
O sedã, chamado de i Vision Dee (abreviação em inglês para Experiência Emocional Digital), vai ditar as novas tecnologias e o design dos carros da fabricante alemã que serão lançados a partir de 2025. Essa nova fase foi batizada de Neue Klasse (nova classe, em alemão).
Painel não é equipado com nenhuma tela e todas as informações são projetadas no novo head-up display
Divulgação
Uma das maiores inovações que o conceito trouxe é a nova geração do Head-Up Display, que agora se estende por todo o para-brisa. Desse modo, poderá mostrar desde informações sobre o trajeto, notificações de redes sociais, uso de realidade aumentada, e até mesclar a visão com realidades virtuais, que podem ser projetadas nas janelas do veículo – tanto para quem está na cabine, quanto para quem está fora do carro.
Bem diferente da telona de 31 polegadas do i7, o carro conceito não é equipado com nenhuma tela – nem com painel de instrumentos, nem com central multimídia. Isso porque todas as informações são projetadas no Head-up Display. Os comandos do veículo podem ser feitos por voz, ou no painel e no volante, ambos sensíveis ao toque.
Conceito apresenta um cenário de boas-vindas personalizado que combina elementos gráficos com efeitos de luz e som.
Divulgação
Além da realidade virtual, o carro é equipado com um novo – e curioso – assistente de voz que consegue expressar emoções como alegria, espanto ou satisfação. Essas emoções, inclusive, podem ser demonstradas no próprio visual do carro, no melhor estilo Herbie. Assim, quando o carro está “bravo”, os faróis mudam de posição, fazendo alusão à sobrancelhas arqueadas.
BMW i Vision Dee vai inspirar os carros da marca que serão lançados a partir de 2025
Divulgação
Essa mudança de temperamento pode se refletir até mesmo na cor do veículo. Se no iX Flow Ink o SUV mudava de cor apenas do branco para o preto, no i Vision Dee a tecnologia é capaz de reproduzir até 32 cores diferentes que podem ser combinadas de várias formas.
Isso porque a carroceria é dividida em 240 segmentos dotados de microcápsulas com tecnologia similar de e-readers como o Kindle, da Amazon. Cada um dos segmentos podem ser controlados individualmente.
Carroceria é dividida em 240 segmentos que podem mudar de cor individualmente
Divulgação
E falando sobre o visual, o sedã servirá como inspiração para as novas gerações de carros e veículos inéditos da marca a partir de 2025. Portanto, pode se preparar: as polêmicas grades de duplo rim da BMW deverão ficar bem menores. Se depender do visual do i Vision Dee, a nova fase da fabricante será marcada pelo total minimalismo – tanto por fora, como na cabine.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital
Mais Lidas
Fonte: Read More