Versão topo de linha acaba de ficar mais cara e custa praticamente R$ 100 mil; espaço interno e conectividade são pontos fortes O Citroën C3 First Edition acaba de sofrer um reajuste e já custa praticamente R$ 100 mil quando equipado com motor 1.6 e câmbio automático. O hatch lançado em agosto começa a se destacar nas vendas – em novembro, foram quase 3,2 mil exemplares emplacados no país.
Mas o cenário é desafiador, principalmente porque a concorrência pesada é formada por campeões de vendas como Hyundai HB20, Chevrolet Onix e outros desafiantes, como Fiat Argo, Volkswagen Polo e o “primo” Peugeot 208.
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Autoesporte traz, nos próximos parágrafos, cinco motivos para colocar o C3 First Edition 1.6 na garagem e outras cinco razões para pensar melhor antes de comprar o Citroën. Confira.
Razões para comprar
1- Visual
Citröen C3 tem altura elevada e desenho moderno
Murilo Góes
Com algumas exceções, quase todos os carros novos têm no design um apelo de compra. E com o C3 não é diferente. Os faróis divididos em duas peças e a grade que tem as extremidades nas luzes diurnas de LED conferem personalidade à dianteira do hatch.
Quem gosta de carros “altinhos” também não vai se decepcionar, já que a carroceria é elevada e há bons índices de ângulo de ataque (23ᵒ) e vão livre (18 cm). Um prato cheio para a Citroën classificar sua criação como “hatch com atitude SUV”.
2- Espaço interno
Citroën C3 tem um dos melhores espaços internos do segmento
Murilo Góes
Se o marketing caprichou na definição do C3, ao menos a engenharia fez sua parte para deixar o hatch espaçoso. Construído sobre a plataforma CMP, a mesma do Peugeot 208, o Citroën tem bons 2,54 m de entre-eixos – mais até do que o Fiat Fastback. Com 1,60 m de altura, o espaço para a cabeça também fica acima da média.
3- Porta-malas
Porta-malas do Citroën C3 acomoda 315 litros
Bruno Guerreiro
Em muitos casos, espaço interno generoso significa sacrificar o volume do porta-malas. Não é o que acontece com o C3. Os 315 litros do compartimento de bagagens só não superam os 320 litros do Renault Stepway.
4- Suspensão
A Citroën sempre foi conhecida pelo excelente acerto de suspensão de seus carros – a marca criou e aprimorou sistemas lendários, com o hidropneumático do DS e os batentes hidráulicos do C4 Cactus europeu.
No C3, a arquitetura é bem mais simples – McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Porém, é extremamente bem ajustada e compatível com as nossas ruas esburacadas: absorve as imperfeições sem penalizar o conforto ou a dinâmica de condução.
5- Conectividade
Central multimídia do C3 é de operação simples
Murilo Góes/Autoesporte
Quase todas as versões do C3 são equipadas com a central multimídia de 10,3 polegadas – a mesma do Peugeot 208. Com visual simples e comandos intuitivos, o aparelho oferece conexões via Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabo. Falta apenas o carregador por indução para preservar a bateria dos celulares.
Motivos para fugir
1- Economias baratas
Quadro de instrumentos não tem conta-giros
Murilo Góes
Chave canivete, conta-giros, pintura na parte interna do cofre do motor. Esses itens aparentemente simples estão presentes em praticamente todos os rivais diretos do C3. Mas não estão disponíveis no hatch da Citroën nem como opcionais.
O quadro de instrumentos simples não informa ao condutor qual é o giro do motor em tempo real. E a chave mais parece a de um carro dos anos 1990. Outras economias menos perceptíveis também incomodam, como os comandos dos vidros traseiros centralizados no console para economizar botões e fiação.
2- Só o básico em segurança
Tudo bem que controles de tração e estabilidade estão presentes desde a versão de entrada –antecipando a obrigatoriedade que entra em vigor em 2024. Mas o C3 não vai muito além do que a lei exige atualmente.
Ao contrário de concorrentes como Chevrolet Onix e Hyundai HB20, que trazem seis airbags de série, o C3 só oferece as obrigatórias bolsas frontais. O mesmo acontece com frenagem automática de emergência e alerta de colisão frontal, indisponíveis no Citroën.
3- Rivais são turbo
Motor 1.6 EC5 tem mais de 20 anos de estrada
Murilo Góes
Debaixo do capô (sem pintura interna), o C3 First Edition traz um motor que é velho conhecido dos brasileiros. O 1.6 16V de quatro cilindros de codinome EC5 equipa carros de Peugeot e Citroën no Brasil há mais de 20 anos.
Nessas duas décadas, passou por aprimoramentos para seguir atendendo a legislação vigente – a melhoria mais recente está em vigor há pouco mais de um ano. No C3, desenvolve até 120 cv e 15,7 kgfm. O problema é que os rivais oferecem propulsores turbinados – nem sempre mais potentes, mas com torque disponível em rotações mais baixas e com pico em uma faixa mais ampla.
4- Consumo de combustível
Motores turbo também costumam ser mais econômicos. E, adivinhe, é exatamente esse o cenário dos hatches compactos. O C3 é o mais beberrão entre seus rivais diretos – perde até para o Peugeot 208 equipado com o mesmo conjunto mecânico. Compare na tabela abaixo:
Consumo de combustível do C3 e rivais
5- Preço
Citroën C3 1.6 First Edition 2023 custa praticamente R$ 100 mil
Murilo Góes/Autoesporte
Se as versões mais simples do C3 têm preço competitivo diante da concorrência, o mesmo não pode ser dito da configuração topo de linha, First Edition 1.6 – ainda mais depois do recente aumento nos preços.
Na mesma faixa de preços do C3 (R$ 100 mil), é possível comprar Chevrolet Onix LT, Volkswagen Polo Comfortline e Hyundai HB20 Comfort. Em comum, o fato de o trio ser equipado com motor turbo e trazer lista de itens de série mais recheada.
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Fonte: Read More