Ioniq Robotaxi tem volante, mas não precisa de motorista. Confira o vídeo A Hyundai aproveitou a CES 2023, que acontece em Las Vegas (EUA), para revelar o novo Ioniq 5 autônomo. O veículo dispensa um motorista e funcionará de forma totalmente digital a partir do fim do ano, quando será incorporado ao serviço de táxi da cidade.
O Ioniq Robotaxi é fruto de uma parceria entre a Hyundai e a Motional, empresa especializada no desenvolvimento de carros autônomos. Um vídeo demonstrativo revela como será o funcionamento do novo táxi:
No vídeo, o Ioniq Robotaxi se mostra pronto para encarar o trânsito caótico de Las Vegas. Mesmo quando um carro dirigido por um humano muda de faixa abruptamente, os radares do Ioniq são capazes de prever o movimento e frear sem causar acidentes.
Veja também
O carro autônomo da Hyundai também é capaz de reconhecer objetos na pista e ciclofaixas. E mesmo se um ser humano estiver fantasiado, não será confundido pela inteligência artificial, como demonstra o vídeo.
O Ioniq também se mostra capaz de encarar o ambiente caótico dos bolsões de hotéis e aeroportos, onde vários carros disputam o mesmo espaço. O veículo ainda pode destravar e abrir as portas para os passageiros de forma automática.
Hyundai Ioniq está preparado para frear se um carro mudar de faixa de forma abrupta
Divulgação
Segundo a Hyundai, o carro autônomo tem mais de 30 sensores e um sistema operacional moderno para gerenciar todos os dados. A marca não especificou qual versão do Ioniq receberá o sistema Robotaxi, mas o hatch elétrico pode ser adquirido com motores de 225 cv a 320 cv. No último caso, o Ioniq acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e tem 500 km de autonomia.
Depois de Las Vegas, que terá unidades do Ioniq 5 autônomo circulando no fim de 2023, a Hyundai pretende incorporar o carro elétrico sem motoristas em outras regiões. A próxima cidade americana a receber a novidade será Los Angeles, mas há a previsão de expandir o serviço para fora dos Estados Unidos.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More