Ainda não lançado, SUV médio LX já foi registrado no país e pode indicar o primeiro modelo vendido pela divisão de luxo da Chery Após a chegada de BYD e Great Wall em 2022, o Brasil deve ter outra marca chinesa estreante em 2023. É a Exeed, que na China atua como a divisão de luxo da Chery. Só que a estreia por aqui pode ocorrer de forma independente, sem a participação do grupo Caoa. A informação foi confirmada pela própria Exeed.
Veja também
Nos últimos meses, a marca tem feito movimentações típicas de quem prepara o terreno para entrar em algum mercado. Primeiro, criou perfis brasileiros nas redes sociais. Depois, passou a registrar alguns de seus carros no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Com base nessas ações, questionamos a empresa sobre a possível chegada ao Brasil. Em nota, a Exeed afirma que a meta é “entrar no mercado brasileiro em 2023”, e que atualmente está “fazendo algumas pesquisas de mercado e outros trabalhos preparatórios para melhor atender às necessidades de mercado dos consumidores locais”.
A empresa ainda não confirmou nenhum lançamento para o Brasil, mas o registro da versão atualizada do SUV médio LX é um indicativo do que pode pintar por aqui.
Imagem de registro do Exeed LX na China
Reprodução
O LX reestilizado não aparece no site da Exeed da China. Porém, vazaram algumas fotos do registro do modelo no Ministério da Indústria do país. O SUV deve ser equipado com motor 2.0 turbo de 261 cv.
São 4,52 m de comprimento, 1,85 m de largura e 2,65 m de entre-eixos. No interior, o LX traz quadro de instrumentos digital e central multimídia integrados em um mesmo painel, ar-condicionado digital de duas zonas e acabamento mais refinado.
Curiosamente, apesar de ser baseado na geração anterior do Tiggo 7, o Exeed LX é maior do que o Tiggo 7 Pro vendido atualmente no Brasil.
Na China, a linha da Exeed é composta também pelos SUVs TXL e VX – o inédito RX será apresentado em breve. Desses, apenas o LX já possui uma versão híbrida plug-in.
Exeed VX usa a mesma base do Tiggo 8
Divulgação
Em comum, o fato de que todos são derivados de carros já existentes da Chery. Se o LX usa a mesma plataforma do Tiggo 7 que saiu de linha no Brasil há um ano, o VX compartilha a base do Tiggo 8.
Até por isso, a decisão mais óbvia seria uma parceria com a Caoa Chery. Mas nenhuma das partes confirma o acordo. Na última semana, o grupo brasileiro disse que “não tem informações” sobre o assunto. Já a Exeed afirmou que está “verificando a possibilidade de operar de forma independente” e que, em paralelo, procura um “parceiro forte”.
A relação entre as partes parece ter esfriado. Nos últimos anos, em mais de uma ocasião, a Caoa Chery disse que traria os SUVs de luxo da Exeed. Porém, a chegada efetiva jamais aconteceu.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More