Versão a bateria do Ford Mustang, BMW de luxo e retorno do Renault Megane são os destaques O segmento de carros elétricos ainda é tímido no Brasil. Mas isso não significa que os lançamentos sejam escassos – muito pelo contrário. Em 2022, foram mais de 15. E alguns deles, inicialmente previstos para esse ano, só vão chegar em 2023. É o caso de Ford Mustang Mach E e Chevrolet Bolt EUV.
Também há atualizações de modelos já vendidos, como Audi e-tron, que mudou de nome, tem novo visual e baterias com maior capacidade e chegadas de peso, como o Renault Megane e o BMW i7.
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Confira a seguir os 14 elétricos que chegarão ao Brasil no ano que vem:
Audi Q8 e-tron
Audi Q8 e-tron mudou de nome e chega ao Brasil no ano que vem
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Lembra do e-tron, o primeiro carro elétrico da Audi lançado no Brasil? Pois ele foi atualizado. No visual, no conjunto e baterias e até no nome.
Agora, o SUV se chama Q8 e-tron. O lançamento no Brasil será ao longo de 2023. Além de trazer visual repaginado, principalmente na dianteira, o SUV chega com baterias de 114 kWh para oferecer até 600 km de autonomia. Na versão de topo S, são três motores elétricos que desenvolvem 503 cv de potência e 99,3 kgfm de torque.
BMW iX1
BMW iX1 tem dois motores elétricos
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Pela primeira vez, o BMW X1 tem uma versão elétrica. E, como todos os modelos movidos a bateria da marca alemã, o nome começa com a letra i (minúscula, mesmo). O iX1 já foi testado por Autoesporte na Alemanha e desembarca no Brasil no ano que vem para ser o maior concorrente do Volvo XC40, que tem dominado essa categoria sem rivais à altura – principalmente no preço.
O iX1 tem dois motores elétricos, um na dianteira e outro na traseira, que desenvolvem a potência combinada de 313 cv. O torque é de 50,3 kgfm, disponíveis a qualquer pincelada do pé no acelerador. Atrás do volante, a BMW colocou borboletas que servem como um boost temporário de potência e torque, muito útil para ultrapassagens rápidas. A autonomia é de até 440 km.
BMW i7
BMW i7 é a versão elétrica inédita do Série 7
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O sedã executivo da BMW também passa a ter uma versão elétrica – que chegará ao Brasil no ano que vem. E a espera promete valer a pena. A nova geração traz diversas opções de acabamento, incluindo uma opção vegana. Os ocupantes dos bancos traseiros têm à disposição tela de 31 polegadas com resolução 8K, superfícies táteis auxiliares laterais de 5,5 polegadas para comandar funções multimídia, massagem e posição das poltronas traseiras.
Os motores elétricos dispostos um em cada eixo entregam 544 cv e 76 kgfm, capazes de levar o sedã de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos. A autonomia é de 625 km, suficiente para viagens médias. Confira aqui o teste exclusivo de Autoesporte com o i7 na Califórnia (Estados Unidos).
BMW iX M60
BMW iX M60 é a versão mais potente do SUV elétrico
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O arsenal de carros elétricos da BMW ficará completo com a versão mais potente do SUV iX, vencedor da categoria Carro Elétrico Superpremium do Ano 2023. O iX M60 tem 619 cv, 103,5 kgfm de torque, fazendo com que a aceleração de 0 a 100 km/h seja feita em apenas 3,8 segundos — marca compatível com carros esportivos. Por outro lado, a autonomia de 566 km está entre as maiores dos carros elétricos vendidos no Brasil atualmente.
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BYD Yuan Plus
BYD Yuan Plus é carro elétrico com preço de SUV médio híbrido
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A BYD vai investir pesado nos elétricos em 2023. Um deles será o Yuan Plus, que chega para competir com o Toyota Corolla Cross e promete ter um valor bem mais competitivo que o do rival japonês híbrido. Na pré-venda, ele custa R$ 270 mil.
O Yuan Plus tem 4,45 metros de comprimento e 2,72 m de distância entre os eixos – 1 cm e 8 cm extras em relação ao rival de origem japonesa, por exemplo. A estrutura comporta um motor elétrico instalado no eixo dianteiro (150 kW) que fornece 204 cv e 31,6 kgfm de torque. Segundo a BYD, o 0 a 100 km/h é feito em 7,3 segundos e a velocidade máxima é de 160 km/h.
BYD Dolphin
BYD Dolphin deve ser um dos carros elétricos mais baratos do Brasil
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É normal que alguns carros façam referências a animais em seus nomes, como Corcel, Mustang, Viper e Raptor. Mas sem dúvidas, o BYD Dolphin (golfinho, em inglês) tem o nome mais inusitado de todos. O modelo deve chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2023.
O pequeno hatch elétrico é uma aposta da BYD contra os modelos de entrada, como Nissan Leaf, Chevrolet Bolt, Renault Zoe e Renault Kwid E-Tech. O Dolphin coloca as fichas na tecnologia para se destacar – e isso fica claro pela grande central multimídia rotativa de 12 polegadas.
Ele foi lançado na Colômbia com motor elétrico capaz de desenvolver 94 cv de potência e 18,3 kgfm de torque. A bateria tem 44,9 kWh e proporciona autonomia na faixa de 405 km. O pacote Brasil ainda não foi confirmado.
Chevrolet Bolt EUV
Versão SUV do Bolt chega em 2023
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A Chevrolet já lançou a versão hatchback do Bolt, mas a marca norte-americana pretende ampliar seu portfólio com uma opção SUV. Como uma espécie de Nivus, o Bolt EUV é maior e mais alto que o “convencional” – são 4,30 metros de comprimento (16 cm a mais) e 2,67 m de distância entre-eixos (7,6 cm extras). O porta-malas de 462 litros é menor que o do hatch (que tem 478 l).
Já o motor elétrico e as baterias continuam com as mesmas especificações. A unidade de potência gera o equivalente a 203 cv e 36,7 kgfm de torque. A bateria de 66 kWh fornece uma autonomia de até 402 km – 14 km a menos que no hatch.
Fiat 500e Abarth
Fiat Abarth 500e é o primeiro elétrico da divisão esportiva
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O primeiro Abarth elétrico do mundo não poderia ser outro, senão o 500. Na versão preparada pela divisão do escorpião, o pequenino usa um motor elétrico dianteiro que entrega 154 cv (contra os 118 cv do normal) e 24 kgfm de torque. Com ele, o Abarth 500e vai de 0 a 100 km/h em 7 segundos.
Para os amantes do máximo desempenho, o silêncio dos carros elétricos pode ser quebrado por meio de um gerador de ruído, que reproduz o som do motor a combustão. A chegada do Abarth 500e ao Brasil deve acontecer no segundo semestre do ano que vem.
Ford Mach E
Ford Mustang Mach-E GT deve ser a opção escolhida para o Brasil
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Apresentado globalmente no final de 2019, o Mach E leva o prenome do icônico esportivo, mas não se trata de uma versão elétrica do Mustang, cuja nova geração, inclusive, passou bem longe da eletrificação. No entanto, herda elementos do muscle car e comportamento no asfalto digno de um esportivo.
Nos Estados Unidos, SUV é oferecido em quatro versões, com potências variando entre 266 cv e 480 cv. Da mesma forma, a autonomia também muda conforme a configuração. O menor alcance é de 340 km, mas pode chegar a 505 km.
A Ford não confirmou qual versão do Mach E virá ao Brasil, mas se tivéssemos de fazer uma aposta, diríamos que vai importar a opção mais completa, potente e cara, a GT. Com tração integral, ela é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos, mais rápido do que o próprio Mustang Mach 1 oferecido atualmente no país. Confira aqui nosso teste com o modelo.
Ford Transit elétrica
Ford E-Transit tem quase 270 cv
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No segmento de utilitários, o E-Transit vai concorrer diretamente com o Citroën Ë-Jumpy, Peugeot e-Expert e JAC iEV750V. O furgão elétrico é equipado com o motor de 269 cv e 43,9 kgfm instalado no eixo traseiro.
Ele leva um pacote de baterias de íon-lítio de 68 kWh que garante uma autonomia de até 202 km. Para recarregá-lo, é necessário esperar de 8 a 12 horas em fontes de carga alternada AC. Em fontes de recarga rápida DC, 35 minutos garantem até 80% da carga da bateria. A Ford ainda não revelou qual versão da E-Transit vai importar ao Brasil.
Mercedes-Benz EQE SUV
Mercedes-Benz EQE SUV tem atualizações OTA e assinatura de equipamentos
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Como o próprio nome já adianta, trata-se do utilitário esportivo do EQE, cuja variação sedã foi apresentada um ano atrás. Foram anunciadas cinco versões para o EQE SUV. Três delas são “convencionais” e duas preparadas pela AMG. As potências variam de 292 cv a 687 cv. Já o alcance pode chegar a 590 km.
O modelo tem como peculiaridade a oferta de itens por assinatura. É o caso de navegação com realidade aumentada, som ambiente e até jogos. Outra curiosidade é que o EQE SUV usa o calor das baterias para aquecer a cabine.
Renault Megane E-Tech
Renault Megane E-tech Electric tem autonomia de 450 km
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O Renault Megane vai retornar ao Brasil como um SUV elétrico. Seu único motor gera o equivalente a 220 cv de potência e 30,8 kgfm de torque. Com tração dianteira, o carro de pouco mais de 1.600 kg vai de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos.
A autonomia fica na faixa de 450 km. No início do ano, a Autoesporte esteve na Espanha para o primeiro contato com o modelo (confira aqui o teste). O lançamento estava previsto para 2022, mas a chegada acabou ficando para o ano que vem.
Renault Kangoo E-Tech
Renault Kangoo E-Tech substitui o Z.E. Maxi
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O Kangoo E-Tech substitui o Z.E. Maxi, também elétrico, que já era vendido no Brasil. Com 300 km de autonomia (contra 270 km do antecessor), a multivan virá com motor de 120 cv – o dobro do Z.E. – e 25 kgfm.
O veículo terá capacidade de carga de até 800 kg, ou 4,3 m³. Segundo a marca francesa, a pré-venda já está aberta, embora não tenha informado detalhes sobre versões e preços.
Renault Master E-Tech
Renault Master E-Tech vai ser lançada já com visual atualizado
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A Master E-Tech, que havia sido prometida para o segundo semestre deste ano, também chega só em meados de 2023. Apenas na versão furgão (ou seja, somente para cargas, sem a opção de transporte de passageiros ou chassi como o modelo a combustão), a van terá 200 km de autonomia e 13 m³ no compartimento de carga.
Ainda sem detalhes sobre preços e versões, na Europa a Master E-Tech é equipada com motor de 76 cv e 22,9 kgfm, além de atingir velocidade máxima de 100 km/h. Os preços começam em 55 mil euros, ou cerca de R$ 303 mil na atual cotação.
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