Veículos famosos vão retornar ao mercado com novo visual mais arrojado e até motorização híbrida Há alguns anos – antes da febre dos SUVs – os sedãs eram sinônimo de requinte e conforto. Hoje, no entanto, representam quase 20% dos automóveis vendidos no Brasil. Mas a situação deverá mudar em 2023, pois o segmento promete reaquecer no mercado e reconquistar a clientela.
A saída será trazer veículos de renome entre os brasileiros, como o Honda Civic e o Nissan Sentra, e outros modelos inéditos com tecnologia híbrida para ajudar na economia. Pensando nisso, confira todos os sedãs que serão lançados no Brasil no próximo ano.
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BMW Série 7/i7
No segmento de luxo, o confirmado para aterrissar aqui em 2023 é o novíssimo Série 7 — e sua variante elétrica. Com visual polêmico devido à enorme grade frontal e faróis de “dois andares” afilados, o sedã abusa do conforto, luxo e tecnologia. Destaque para a enorme tela de 41’’ à disposição dos ocupantes do banco traseiro e para o sistema de som Bowers & Wilkins, com 18 alto-falantes.
O Série 7 estreou com uma vasta gama de versões e motorizações: três versões são híbridas-leve e três são híbridas plug-in. A potência varia de 286 cv a 380 cv na versão M760e xDrive.
A opção mais potente, porém, é a versão elétrica i7, que produz 544 cv e 76 kgfm – capazes de levar o sedã de zero a 100 km/h em apenas 4,7 segundos. Mesmo com a disposição para ser um sedã executivo, o desempenho é de esportivo. Confira aqui a nossa avaliação do i7.
BYD Destroyer 5
BYD Destroyer 5 tem motorização híbrida para concorrer com Corolla e Civic
Divulgação
O segmento dos sedãs médios vai ganhar mais um concorrente híbrido. Se trata do Destroyer 5, modelo baseado no Qin Plus (já flagrado no Brasil) que utiliza o sistema híbrido DM-i, composto pelo motor 1.5 a gasolina associado a outro elétrico de 197 cv. De acordo com a montadora, é possível rodar até 95 km sem gastar uma gota de combustível.
Por dentro, é destaque a central multimídia de 15,6 polegadas giratória, que equipa outros modelos da BYD e dispensa botões no painel. O sedã também traz um extenso pacote de assistência ao motorista, internet 4G e atualizações pela nuvem.
Honda Civic
Honda Civic virá importado ao Brasil e deve superar os R$ 200 mil
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Depois de pouco mais de um ano, o Civic voltará ao mercado. O sedã médio será um dos primeiros lançamentos do ano e terá um posicionamento completamente diferente das versões anteriores. Primeiro porque ele será híbrido. A 11ª geração chegará equipada com o sistema e:HEV, que faz cerca de 20 km/h com gasolina.
Assim, o Civic utiliza três motores. Um deles é o 2.0 de quatro cilindros a gasolina, que gera 140 cv e 18,9 kgfm e traciona as rodas dianteiras. Já os outros dois são elétricos e resultam em 184 cv e 32,1 kgfm. Curiosamente, eles não atuam de forma conjunta e, desse modo, não é possível informar potência e torque combinados.
E não espere um concorrente com preços parecidos com o Toyota Corolla. Depois de 24 anos de produção nacional, o Honda virá importado ao Brasil, o que promete deixar seu preço bem mais salgado, ultrapassando os R$ 200 mil.
Kia Cerato
Nova geração do Cerato será apresentada em 2023 e deverá ter linhas futuristas, tais como o EV6 e Niro
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Depois de lançar o Sportage e Niro neste ano, a Kia trará os novos Sorento e Cerato no ano que vem. Cabe pontuar que a nova geração do sedã sequer foi apresentada no exterior, portanto, ainda não há informações sobre o design e novas tecnologias.
O que já se sabe, porém, é que o Cerato deve chegar entre julho e setembro com um motor turbo – provavelmente o novo 1.6 turbinado. Ao contrário do novos SUVs da Kia no Brasil, não haverá eletrificação no três-volumes.
Nissan Sentra
Nova geração do Sentra terá motor de 2.0 de quatro cilindros aspirado de 145 cv e 20 kgfm
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Outro velho conhecido no Brasil com passaporte carimbado é o Nissan Sentra. A nova geração do sedã médio está com um visual mais arrojado, inspirado no irmão maior Altima e até no Versa. De acordo com a fabricante, o três-volumes chega no primeiro semestre importado dos Estados Unidos e terá valor bem mais elevado que o dos principais rivais, assim como o Civic.
No exterior, o Sentra é vendido em cinco configurações – quatro com câmbio CVT e uma com caixa manual. Independentemente da versão, o motor é o 2.0 de quatro cilindros aspirado de 145 cv e 20 kgfm de torque. Para o nosso mercado, devem chegar as opções mais caras e completas.
Nissan Versa
Novo Nissan Versa fica com visual mais invocado e grade fica maior
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Quem também poderá chegar ao Brasil no final do ano que vem é o Versa atualizado. O três-volumes agora está mais invocado graças às mudanças na dianteira. O carro abandona o “V” cromado na grade e adota uma espécie de “boca” na cor preta com elementos prateados que simulam o design batizado de V-Motion. O motor deve seguir o mesmo 1.6 aspirado de 114 cv e 15,5 kgfm.
Toyota Corolla
Toyota Corolla europeu deve inspirar facelift do modelo brasileiro
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A atual geração do Corolla vai completar quatro anos em 2023 e passará por um facelift de meia vida para manter a hegemonia no segmento. Vale lembrar que, em abril deste ano, a Toyota anunciou o investimento de R$ 50 milhões na unidade de Indaiatuba para renovar o sedã.
Desse modo, o modelo brasileiro deve herdar as novidades de sua versão europeia, tais como sistema de monitoramento de ponto-cego atualizado e novo detector de perigo A bateria de íon-lítio ficou mais leve, mas teve sua capacidade ampliada. A dianteira mudou sutilmente, agora com a grade em formato de colmeia.
Volkswagen Virtus e Virtus GTS
Volkswagen Virtus 2023 terá motor 1.0 tubro menos potente do que o atual
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O modelo que sempre foi o sedã do Polo vai buscar carreira solo, descolando-se completamente do hatch em termos de design. O novo três-volumes, que já foi flagrado diversas vezes em testes, terá um visual próximo ao do Virtus apresentado recentemente na Índia.
Mas o motor seguirá semelhante ao do novo Polo. Portanto, vai trocar o 200 TSI pelo 170 TSI. O 1.0 turbo menos potente que o anterior gera 116 cv e 16,8 kgfm. A versão mais básica deve seguir com o 1.0 aspirado de três cilindros de 84 cv e 10,3 kgfm e câmbio manual de cinco marchas. O sedã deve estrear já no primeiro semestre do ano.
Em seguida, virá a versão esportiva GTS, que deve seguir a atualização visual das configurações convencionais, mas adicionar detalhes esportivos na grade, para-choques, bancos, bem como tecnologias exclusivas como faróis matriciais.
A Volkswagen vai manter o conjunto mecânico formado pelo motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm e câmbio automático de seis marchas. Seletor de modos de condução e simulação de ronco esportivo também seguem como padrão.
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