Sem a importância de antigamente, categoria terá carros elétricos, esportivos e até modelos atrasados Os hatches já representaram um volume expressivo no mercado brasileiro, mas o segmento está desacelerando. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os hatchbacks correspondem a apenas 35% de todos os emplacamentos no país, considerando modelos de entrada, compactos e médios.
Apesar da baixa, algumas fabricantes preparam lançamentos para a categoria em 2023. A partir disso, Autoesporte lista quais são os próximos hatches que devem chegar ao Brasil no ano que vem. Acompanhe.
BYD Dolphin
BYD Dolphin tem tamanho de Volkswagen Polo e chega para brigar com o Kwid E-Tech
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É normal que alguns carros façam referências a animais em seus nomes, como Corcel, Mustang, Viper e Raptor. Mas sem dúvidas, o BYD Dolphin (golfinho, em inglês) tem o nome mais inusitado de todos. O modelo deve chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2023.
O pequeno hatch elétrico é a aposta da BYD contra os modelos de entrada, como Nissan Leaf, Chevrolet Bolt, Renault Zoe e Renault Kwid E-Tech. O Dolphin promete abusar da tecnologia para se destacar – e isso fica claro pela grande central multimídia rotativa de 12 polegadas.
BYD Dolphin tem tela de 12″ que pode ficar na horizontal ou na vertical
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O modelo foi lançado na Colômbia com motor elétrico capaz de desenvolver 94 cv de potência e 18,3 kgfm de torque. A bateria tem 44,9 kWh e proporciona autonomia na faixa de 405 km. O pacote Brasil ainda não foi confirmado.
Fiat Argo CVT
Fiat Argo enfim terá câmbio CVT em março de 2023
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Quando o Argo recebeu sua reestilização de meia vida em 2022, todos imaginavam que o hatch receberia motor 1.3 e câmbio automático CVT de sete marchas, como o Pulse. Por conta da falta de componentes em toda a indústria, a Fiat optou por priorizar a produção de Pulse e Cronos, deixando o Argo CVT para outra ocasião.
Segundo o site Mobiauto, o Fiat Argo automático vai estrear no Brasil em março de 2023. O motor 1.3 aspirado vai desenvolver 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque e o câmbio automático deve preservar as sete marchas, como o Pulse.
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Peugeot 208 Turbo
Peugeot 208 vai receber o motor do Pulse em 2023
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Volkswagen Polo, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix são oferecidos em versões turbinadas desde que chegaram ao mercado. A Peugeot ficou devendo uma versão turbo para o 208, mas isso não vai durar muito tempo, já que os testes do novo modelo seguem a todo vapor.
O motor 1.0 turbo será o mesmo do Pulse, entregando 130 cv e torque de 20,4 kgfm. O câmbio CVT oferecido no SUV também vai estar no hatchback francês produzido na Argentina.
Dessa forma, a Stellantis vai distanciar os produtos de suas marcas para evitar uma possível canibalização, deixando Citroën C3 e Fiat Argo em categorias mais baixas e oferecendo mais tecnologia e luxo no Peugeot 208.
Volkswagen Polo GTS e Track
Volkswagen Polo GTS vai receber as mesmas mudanças das outras versões na linha 2023
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A Volkswagen lançou o Polo reestilizado em setembro, mas ficou devendo a versão esportiva GTS. Ela continua no cronograma da marca e será lançada no primeiro semestre de 2023, conforme apurado pela Autoesporte.
O Polo GTS vai manter o motor 1.4 TSI que desenvolve 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Dessa forma, podemos presumir que o desempenho será o mesmo da versão anterior, acelerando de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos.
Vale lembrar que o Polo é o único hatchback que restou na linha da Volkswagen. Os antigos Fox e Up deixaram de ser vendidos no Brasil em 2021. A produção do Gol será encerrada no final deste mês.
Novo Polo Track tem diferenças na grade e nos faróis para substituir o Gol
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No lugar do Gol, a Volkswagen vai oferecer o Polo Track, que será uma versão simplificada do hatch. Ela já pode ser encomendada a partir de R$ 79.990, com motor 1.0 aspirado que pode desenvolver 84 cv e 10,3 kgfm, além de câmbio manual de cinco marchas.
Mercedes-Benz Classe A
Mercedes-Benz Classe A virá ao Brasil apenas como híbrido leve nas carrocerias hatch e sedã
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O Mercedes-Benz Classe A passou por um facelift e recebeu novas tecnologias em outubro. O compacto da marca alemã será vendido no Brasil a partir do primeiro trimestre de 2023 nas versões hatch e sedã.
Entre as principais mudanças, vale destacar a grade, o para-choque e o difusor traseiro. As rodas trazem novo design e passam a ser oferecidas com opção de aro 19 na versão AMG. O interior é feito de materiais reciclados e a central multimídia MBUX estreia uma nova interface.
Na Europa, o Classe A é oferecido com motorizações híbridas leve que variam entre 136 cv de potência na versão A180 e 224 cv na A250 4Matic. Para o mercado brasileiro, a tendência é que a marca continue oferecendo apenas a opção mais potente, que também desenvolve 35,7 kgfm de torque. A versão 35 AMG, com 306 cv, também está nos planos.
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