Lista inclui modelos híbridos e duas concorrentes de peso para o segmento das picapes grandes Podemos afirmar que 2023 será o ano das picapes. O segmento que cresceu de forma significante nos últimos anos trará veículos com propostas novas ao país, como a 1ª caminhonete híbrida do Brasil, uma concorrente intermediária de luxo para a nova Chevrolet Montana, sem contar a renovação de modelos já consolidados no mercado, como a Ford Ranger.
Confira a seguir as sete caminhonetes que chegarão ao Brasil no ano que vem:
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Ford Maverick
Ford Maverick híbrida poderá custar menos do que a versão 100% combustão Lariat FX4
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O ano será agitado para a fabricante norte-americana, uma vez que fará 10 lançamentos por aqui – dentre eles, três serão caminhonetes. A primeira a chegar no Brasil será a Maverick na versão híbrida, que troca o motor 2.0 turbo de 253 cv pelo 2.5 aspirado de 164 cv e 21,4 kgfm combinado a um elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm de torque. Juntos, produzem 193 cv, enviados apenas para as rodas dianteiras por meio de um câmbio CVT.
Segundo a Ford, a picape pode fazer até 17,9 km/l na cidade (e 14 km/l na estrada), além de poder rodar mais de 800 quilômetros com um tanque de combustível. Já a bateria tem 1,1 kWh e não precisa ser carregada na tomada. É provável que a versão híbrida custe menos do que os R$ 240 mil pedidos pela versão Lariat FX4
Ford F-150
Ford F-150 é o veículo mais vendido dos EUA há décadas
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O segmento das picapes grandes será movimentando em 2023…e a Ford terá sua representante, que será nada menos que o veículo mais vendido nos EUA há décadas. Por lá, a F-150 é oferecida em oito (!!!) opções de acabamento e cinco de motor a combustão: 3.3 V6 de 290 cv, 2.5 EcoBoost V6 de 325 cv, 3.5 EcoBoost V6 em duas configurações, de 375 cv ou 450 cv (exclusivo da Raptor) e 5.0 V8 de 395 cv.
Sabendo que a picapona enfrentará a RAM 1500, a versão mais próxima da concorrente é a V8, já que a 1500 é equipada com um 5.7 V8 de 400 cv.
Ford Ranger
Nova geração tem visual inspirado na Maverick e F-150
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Carro-chefe das vendas da Ford no Brasil, a Ranger será renovada. A nova geração segue o design das “irmãs” Maverick e F-150, com linhas mais retas, faróis em C e luzes de LED matriciais. Entre as novidades da cabine estão quadro de instrumentos digital e central multimídia de até 12 polegadas na vertical.
Sob o capô, a Ranger poderá receber um V6 3.0 turbodiesel mais potente que o atual 3.2, assim como configurações equipadas com o 2.0 de quatro cilindros.
Fiat “Landtrek”
Nova picape média da Fiat será baseada na Peugeot Landtrek
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Com a nova estratégia da Peugeot em focar em carros elétricos, a Fiat ficará responsável dentro do grupo Stellantis por produzir e vender a Landtrek (desenvolvida e comercializada pela Peugeot em mercados externos). Ainda não há informações oficiais sobre o trem de força, tampouco se a picape utilizará os equipamentos da Toro.
Por ora, a caminhonete é produzida no México, onde recebe o motor 2.4 turbo a gasolina de 210 cv e 30,6 kgfm, bem como a opção movida a diesel, formada pelo 1.9 com 150 cv e 35,7 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio manual de seis marchas.
O segmento em que a nova picape vai concorrer é liderado pela Toyota Hilux. O futuro modelo terá ainda concorrentes como Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton, Nissan Frontier e VW Amarok.
O nome “Landtrek” é patenteado pela Peugeot e não deve ser usado na nova picape da Fiat. Recentemente, a marca italiana registrou três nomes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI): Leviathan, Vesúvio e Iron. Um deles pode ser escolhido para batizar a nova picape.
Chevrolet Silverado
Chevrolet Silverado ficará posicionada acima da S10 e o preço deverá superar os R$ 400 mil
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Depois de renovar a Montana, a Chevrolet trará a Silverado de volta ao Brasil para enfrentar a Ford F-150 e a RAM 1500. Por enquanto, a única versão confirmada é a que utiliza o motor V8 6.2 usado pelo Camaro, só que em versão mais “mansa”, com 420 cv e 63,6 kgfm. Ainda assim, a Chevrolet deverá roubar da 1500 – cujo motor produz 400 cv – o título de picape mais potente do Brasil.
Outra opção é o novo 3.0 turbodiesel de seis cilindros de 277 cv, que tem o mesmo torque do V8 a gasolina, 63,6 kgfm. Nos dois casos, o câmbio é automático de 10 marchas e a tração 4×4. Considerando que a Silverado seja importada do México e não pague o imposto de importação, o preço pode acabar sendo mais baixo que o da RAM, oferecida hoje por R$ 456.990.
Nova RAM
Nova caminhonete média da RAM ficará posicionada abaixo da 1500 Classic
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Dessa vez, a RAM se beneficiará da estrutura da Fiat com picapes para lançar uma caminhonete média de luxo, que será produzida em Goiana (PE) na mesma plataforma da Toro, Renegade, Commander e Compass. Portanto, será uma picape monobloco que poderá herdar alguns equipamentos usados no trio de SUVs. A estreia deverá ficar para o último trimestre do ano.
Segundo o site Autos Segredos, o motor usado não será da família GSE turbo (formada pelo 1.0 e 1.3 turbo). Portanto, a futura picape poderá receber opções 2.0 turbo a gasolina com 260 cv e 2.2 turbodiesel com 203 cv.
Great Wall Motors Poer
Great Wall Poer foi lançada na China há cerca de dois anos, mas não virá assim ao Brasil —
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No final de 2023, a picape da Poer deverá ser o primeiro modelo produzido pela Great Wall em Iracemápolis (SP) e seu nome vai se tornar a própria marca de caminhonetes em nosso mercado. Por ora, já sabemos que o primeiro carro que a montadora comercializará no Brasil será o SUV Haval H6.
A picape média estreou há quase três anos na China, mas passará por mudanças profundas para ser vendida por aqui. Assim, é provável que a caminhonete adote uma motorização híbrida (ou híbrida plug-in) para se destacar frente as concorrentes movidas a diesel, como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.
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