Lista tem versões inéditas (e apimentadas) de Corolla e Civic, primeiro Abarth elétrico e SUV da Ferrari Amantes de carros esportivos, podem se animar e começar a fazer a contagem regressiva para 2023. O próximo ano será recheado de lançamentos com aquela dose extra de pimenta. Literalmente, as novidades vão de Volkswagen Polo GTS a SUV da Ferrari.
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Outro destaque é para a lendária briga entre Corolla e Civic. Isso porque Toyota e Honda decidiram levar a disputa dos modelos para o campo dos esportivos. Assim, os inéditos Corolla GR e Civic Type R desembarcam por aqui brigando pelo mesmo cliente – como já acontece nas versões mais comportadas dos sedãs.
Mas esse é só o começo. A primeira das listas de Autoesporte com os carros previstos para 2023 traz 13 esportivos que devem chegar ao Brasil no ano que vem. Confira:
Aston Martin Vantage V12
Aston Martin V12 Vantage Roadster terá só uma unidade vendida no Brasil
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O único dos 333 Aston Martin Vantage V12 destinado ao Brasil chega ao país em 2023. Mas não se anime, pois o raríssimo exemplar já está vendido – custou cerca de R$ 5 milhões. Esse é o último modelo da linha a usar um grande motor V12.
Esse também é o Vantage mais potente já produzido. São 700 cv e 76,8 kgfm na unidade de 5,2 litros naturalmente aspirada. Segundo dados de fábrica, ele acelera de 0 a 96 km/h em 3,4 segundos e alcança os 320 km/h. Visualmente, o Vantage V12 se diferencia dos demais pelo generoso aerofólio traseiro e nas tomadas de ar e spoilers maiores.
BMW XM
BMW XM tem o logotipo estampado nas extremidades do vidro traseiro
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O primeiro esportivo desenvolvido pela divisão Motorsport da BMW em 40 anos é um SUV híbrido. Mas essas características certamente não deixam o XM menos interessante. O utilitário esportivo com visual polêmico chega aos 750 cv e é o carro de rua mais potente já feito pela marca alemã. E desembarca no Brasil em 2023.
Autoesporte já conheceu o XM de forma estática durante o lançamento da nova geração do Série 7. Apesar de ter desenho exótico, é impossível ficar indiferente diante do SUV. Na traseira, os logotipos da BMW estampados no vidro fazem menção ao M1, único outro esportivo criado pela Motorsport na história.
Na opção “comum” do XM, que chega em 2023, são 653 cv, sendo que 489 cv vêm do V8 4.4 biturbo a gasolina e outros 197 cv do motor elétrico. A Label Red só chega na Europa e Estados Unidos em meados do ano que vem – e certamente depois disso no Brasil. O preço? Provavelmente acima dos R$ 1,06 milhão do X6 M Competition.
BMW M2
BMW M2 tem linhas mais quadradas, mas ainda polêmicas
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A nova geração do M2 deve ser um dos últimos carros esportivos da marca sem um sistema híbrido. Isso significa que o motor 3.0 de seis cilindros em linha de 460 cv não traz qualquer tipo de eletrificação. Ao menos do ponto de vista do desempenho, isso nem seria necessário. Para ir de 0 a 100 km/h, são necessários apenas 4,2 segundos.
Fora isso, o visual foi atualizado e é mais polêmico do que o anterior, com traços mais retos por todos os lados.
Ferrari Purosangue
Ferrari Purosangue tem portas de abertura invertida
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O primeiro SUV da história da Ferrari já é um sucesso de vendas. Tanto que a marca italiana pensa em limitar as encomendas por conta da grande demanda. E, por mais que ainda nem esteja em solo nacional ou tenha os preços definidos, a Purosangue já tem uma fila de compradores no Brasil.
A grande procura nos principais mercados pode acabar fazendo com que a chegada por aqui atrase. Por enquanto, a previsão é que as primeiras unidades desembarquem no ano que vem.
A Purosangue tem o lendário motor V12 6.5 da marca italiana. São 725 cv a 7.750 rpm e 73,1 kgfm a 6.250 rpm. O câmbio é de dupla embreagem e oito marchas. Com esse conjunto, chega aos 310 km/h de velocidade máxima, acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e até os 200 km/h em 10,6 segundos.
Ferrari 296 GTS
Ferrari 296 GTS leva 14 segundos para ter a capota aberta ou fechada
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Se a nova Ferrari 296 GTB acaba de desembarcar no Brasil por R$ 4,9 milhões, a versão conversível é a próxima da fila. A 296 GTS, sigla para Gran Turismo Spider, chega ainda no início de 2023 – ainda sem preços definidos.
Um dos números mais importantes do conversível é 14 segundos. Esse não é o tempo necessário para ir a 200 km/h, mas sim para recolher a capota rígida.
A mecânica é a mesma da 296 GTB: V6 3.0 biturbo é auxiliado por um elétrico para entregar 830 cv a 8.000 rpm e 75,5 kgfm de torque. O câmbio é automático de dupla embreagem com oito marchas e a tração é traseira.
Fiat Fastback Abarth
Se 2022 marcou o retorno da Abarth ao Brasil, com direito a lançamento de um esportivo nacional, o ano que vem será de consolidação da divisão de alto desempenho da Fiat com duas novidades.
Uma delas é o Fastback Abarth. A versão esportiva trará o mesmo conjunto mecânico da versão topo de linha do SUV cupê. Isso significa a unidade de quatro cilindros e 1.3 litro com turbo e injeção direta que entrega 185 cv e 27,5 kgfm e o câmbio automático de seis marchas.
Porém, a Abarth fará alterações em sistemas como suspensão, com molas e amortecedores mais rígidos, direção e escape. Visualmente, o SUV deve trazer emblemas exclusivos.
Fiat Abarth 500e
Fiat Abarth 500e é mais potente do que a versão “comum”
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O primeiro Abarth elétrico do mundo não poderia ser outro, senão o 500. Na versão preparada pela divisão do escorpião, o pequenino usa um motor elétrico dianteiro que entrega 154 cv (contra os 118 cv do normal) e 24 kgfm de torque. Com ele, o Abarth 500e vai de 0 a 100 km/h em 7 segundos.
Para os amantes do máximo desempenho, o silêncio dos carros elétricos pode ser quebrado por meio de um gerador de ruído, que reproduz o som do motor a combustão. A chegada do Abarth 500e ao Brasil deve acontecer no segundo semestre do ano que vem.
Honda Civic Type R
Honda Civic Type R 2023 tem visual exclusivo
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Saudades do Civic Si? Pois a Honda decidiu dobrar a pimenta na receita esportiva de seu carro mais emblemático e vai trazer ao Brasil pela primeira vez a opção mais extrema, Type R.
Isso significa que vamos ter, também de forma inédita, um Civic de mais de 320 cv – a potência exata do 2.0 turbo de quatro cilindros ainda não foi revelada. Outra boa notícia para os fãs de carros “raiz” é que o câmbio é manual de seis marchas.
Lamborghini Huracan Sterrato
Lamborghini Huracán Sterrato
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Você seria capaz de colocar um Lamborghini Huracán na terra? Pois os italianos não só pensaram, como fizeram uma versão do cupê para bricar na lama. E ela estará disponível no Brasil a partir do ano que vem.
O Huracán Sterrato recebeu proteção de alumínio na parte inferior, saias laterais reforçadas e arcos de rodas mais salientes. As entradas de ar trazem desenhos mais agressivos e permitem ao motor receber ar limpo.
O esportivo também é 4,4 cm mais alto em relação ao solo na comparação com o Huracán “convencional”. O motor é o velho conhecido V10 5.2 aspirado, que rende 610 cv e 57,1 kgfm de torque. Serão apenas 1.499 unidades, e algumas delas chegarão ao país em 2023. O preço não foi revelado.
McLaren Artura
McLaren Artura é o novo superesportivo híbrido da marca
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Se o Huracán Sterrato é muito aventureiro, uma opção com nível de potência semelhante e foco nas pistas é o McLaren Artura. O esportivo britânico está em solo nacional desde o fim de 2021, mas as unidades vendidas só começam a ser entregues no começo de 2023.
O Artura é híbrido, portanto combina um motor elétrico de 95 cv e 22,9 kgfm com um V6 3.0 biturbo (com 585 cv e 59,6 kgfm de torque). Dessa forma, a potência combinada chega aos 680 cv e a capacidade de rodar apenas no modo elétrico é de 30 km.
Segundo a McLaren, o preço inicial é de 370 mil libras, o equivalente a R$ 2,4 milhões, na conversão do dia.
Mercedes-AMG C63
Mercedes-AMG C63 trocou motor V8 por um conjunto híbrido na nova geração
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Puristas, tremei. O novo Mercedes-AMG C63 não tem um motorzão debaixo do capô. Nada de V8, V10… nem mesmo um singelo V6. A nova geração do sedã traz um propulsor de quatro cilindros em linha e 2 litros.
Só que esse não é qualquer motor 2.0. É o mais potente desta cilindrada do mundo. São 476 cv e 55,5 kgfm, responsáveis por movimentar as rodas dianteiras. Mas não é só isso. Um motor elétrico de 204 cv e 32,6 kgfm com diferencial de deslizamento limitado foi instalado no eixo traseiro. Juntos, produzem 680 cv de potência combinada e absurdos 104 kgfm de torque. E aí, purista, ainda está torcendo o nariz?
Sim? Vamos a mais alguns números para acabar de vez com a má vontade com o novo C63 híbrido. O Mercedes leve apenas 3,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h – 0,6 segundo mais rápido do que a geração anterior.
Toyota Corolla GR
Toyota Corolla GR terá 304 cv e câmbio manual de seis marchas
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A rivalidade entre Civic e Corolla chegou nas versões esportivas (quem diria!). Pela primeira vez, a Toyota vai vender o Brasil um Corolla com claro apelo esportivo, e não só visual ousado.
A opção escolhida foi a GR, abreviação para Gazoo Racing. Além da carroceria hatch com tomadas de ar maiores, spoilers e dupla saída de escape, o Corolla GR trará motor 1.6 turbo de três cilindros capaz de desenvolver 304 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. O câmbio, assim como no Civic Type R, é manual de seis marchas.
Volkswagen Polo e Virtus GTS
Novo VW Polo GTS terá faróis com LED matricial
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Fechando a nossa lista, está a dupla de compactos esportivos da Volkswagen. Polo e Virtus GTS receberão a mesma atualização visual de suas respectivas versões “civis”. Isso inclui conjunto ótico com lentes redesenhadas e tecnologia matricial, para-choque novo e leves mudanças na traseira.
A Volkswagen vai manter o bom conjunto mecânico formado pelo motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm e câmbio automático de seis marchas. Seletor de modos de condução e simulação de ronco esportivo também seguem como padrão.
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