Modelo de sete lugares terá motor turbo e mais equipamentos do que o hatch Após passar quase dois anos com apenas um carro de passeio na linha, a Citroën resolveu atacar — e pensou em quem tem famílias grandes. O próximo lançamento será um SUV de sete lugares produzido em Porto Real (RJ).
Veja também
Por enquanto, o modelo é tratado com o codinome de projeto CC24 (como curiosidade, o C3 era CC21 e o sedã que será lançado em 2024 é CC26). O nome final já está definido, mas ainda não foi revelado. Nossa aposta é que seja algo próximo a C3 Aircross, seguindo a padronização atual da marca.
Projeção do Projeto CC24 da Citröen
Projeção: João Kleber Amaral
O desenho do CC24 é claramente inspirado no C5 Aircross e no C3, mas não há compartilhamento de peças como faróis ou lanternas. Na frente, o capô alto e as entradas de ar generosas dão impressão de imponência ao novo SUV. Como nos mais recentes carros da Citroën, os faróis serão divididos em duas peças. Mas o novo logotipo ainda não será adotado.
O CC24 terá missão dupla: encarar versões de entrada de SUVs compactos como Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker e também roubar clientes do único carro de sete lugares relativamente acessível no Brasil, Chevrolet Spin.
Para isso, seguirá a cartilha do C3: custar menos e oferecer mais espaço do que os concorrentes. Compartilhar componentes com o hatch compacto também é parte da receita para reduzir custos de produção.
A plataforma modular CMP é comum aos dois carros, mas o entre-eixos será mais generoso que os 2,54 metros do C3. Nossa aposta é algo perto de 2,62 m, exatamente como na Spin — haverá até uma versão de cinco lugares. O comprimento deve ficar na casa dos 4,40 m – medida semelhante à do Jeep Compass.
Projeto CC24 da Citröen – Diferentemente da Spin, que tem perfil de minivan, CC24 será um SUV; lanterna traseira é diferente da usada no C3 e vai invadir a lateral; pintura bitom estará disponível
Projeção: João Kleber Amaral
Ficou interessado no CC24? Aqui vão mais algumas informações. O SUV de sete lugares deve ser apresentado ainda no primeiro semestre do ano que vem. A estratégia é semelhante à adotada com o C3, exibido na Índia muito antes de chegar às lojas. No caso do CC24, a apresentação será simultânea – na Ásia e no Brasil.
Pouco depois, na virada do primeiro para o segundo semestre, começa a produção em Porto Real (RJ). Isso significa que o carro só chegará às lojas nos últimos meses de 2023. Os preços? Provavelmente nem a Citroën tenha clareza quanto aos valores.
Mas é possível fazer algumas estimativas. Considerando que o C3 esteja beirando os R$ 100 mil e o C4 Cactus vá de R$ 110 mil a R$ 150 mil, o SUV de sete lugares pode ser posicionado em uma faixa de R$ 110 mil a R$ 140 mil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More