Peugeot 208 é o grande favorito para avançar a final, mesmo sendo R$ 7 mil mais caro que o Reanult Stepway Dá para comparar a seleção da Croácia com o Renault Stepway, se levarmos em conta que ambos venceram os multicampeões Brasil e o veterano Volkswagen Gol. Enquanto o time croata enfrenta a Argentina, o hatch tenta uma vaga na final encarando o 208 em um confronto francês. Nem o mais otimista dos torcedores da Renault poderia esperar um início tão promissor. Isso porque esse é o embate com a maior diferença de preços até então.
Veja também
O Peugeot é R$ 7 mil mais caro. A diferença de 9% não deve ser desprezada, principalmente em um segmento no qual essa cifra pode ser a diferença entre comprar o carro ou não. Seguro e preço de peças também jogam contra o 208. Os R$ 4.100 da apólice não estão muito acima de modelos como Onix e HB20, mas representam expressivos 68,7% em relação ao seguro do Stepway, orçado em R$ 2.449.
Com barras de teto e apliques plásticos, Stepway tem pegada aventureira
Bruno Guerreiro
Pior mesmo é o elevado custo das peças do 208. Só um farol do Peugeot custa quase o mesmo que o kit completo do Renault. Todo o conjunto é 84% mais caro. Tudo bem que esse não é um componente de desgaste natural que precisa ser substituído com frequência, mas não é algo a ser descartado.
Já deu para perceber que o Peugeot é como aquele jogador que tem o maior salário de todo o elenco. Mas será que ele justifica investimentos tão altos? Sim. E começa fazendo isso pela lista de equipamentos. Nesse aspecto, o 208 lembra um jogador de Copa do Mundo, enquanto o Stepway parece um mero aspirante.
A única vantagem do Renault é o start-stop. Fora isso, são exclusivos do Peugeot: teto solar, faróis de LED, controles de tração e de estabilidade, rodas de liga leve, vidros traseiros elétricos e ajuste de profundidade do volante. Todo esse conteúdo vem em uma embalagem moderna e com um dos desenhos mais atrativos do segmento. Mesmo tendo sido lançado na Europa há três anos (está há quase dois no Brasil), o 208 ainda é capaz de atrair olhares por onde passa — tarefa ainda mais difícil para versões de entrada. Essa é uma sensação que o oponente não tem há anos: a última grande reestilização foi em 2014.
Peugeot 208 é o único com teto solar panorâmico e rodas de 16 polegadas
Bruno Guerreiro
Sem novas jogadas, o Stepway apela para os mesmos dribles de sempre: espaço interno e porta-malas. E eles são efetivos diante do 208. As carrocerias dos dois oponentes têm formatos bastante distintos, que favorecem o Renault, dono da cabine mais espaçosa entre os oito hatches. Mas nem isso é suficiente para deixar a partida mais equilibrada, porque o 208 volta a abrir vantagem ao considerarmos consumo de combustível, desempenho, ergonomia e prazer ao dirigir.
Copa 1.0 – Renault Stepway v.s. Peugeot 208
Bruno Guerreiro
Na aceleração de zero a 100 km/h, o Peugeot é 2,5 s mais rápido. E o entrosamento do carro com o motor 1.0 Firefly é tão bom que o consumo de combustível também é melhor. Além de andar mais e beber menos, o 208 oferece excelente posição de dirigir, acabamento caprichado e ergonomia quase perfeita. Para ser melhor, só se a central multimídia tivesse interface mais amigável. Ao fim da segunda semifinal, nem é preciso chamar o VAR para atestar o resultado. Vitória do Peugeot 208 e vaga assegurada para a grande final.
Renault Stepway v.s. Peugeot 208
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More