Gol e Stepway são, de longe, os projetos mais antigos da Copa do Mundo dos Carros 1.0 Sorte é um elemento frequentemente associado ao futebol. Seja na bola que bate na trave, nas costas do goleiro e entra mansinha, seja em um sorteio de competição mata-mata. E na nossa Copa do Mundo 1.0 não é diferente.
Gol e Stepway são, de longe, os projetos mais antigos do comparativo. O Volkswagen está na mesma geração desde 2008, tendo passado, desde então, por alguns facelifts. Já o Renault é mais recente, de 2014. Ainda assim, já se vão quase oito anos sem novidades significativas. A vida de qualquer um dos dois seria bem mais difícil se o confronto fosse contra algum hatch mais atual.
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Contudo, o sorteio colocou frente a frente os veteranos, no que deve ser a última grande competição de ambos. Antes de começar, uma observação. Inicialmente, o hatch a ser convocado para essa disputa seria o Sandero. Mas a Renault decidiu aposentar o veterano e acabou escalando o “novo” Stepway com motor 1.0 para o jogo.
Copa 1.0 – Renault Stepway v.s. Volkswagen Gol
Bruno Guerreiro
Essa substituição fez com que a disputa começasse mais equilibrada. Afinal, o Stepway é R$ 5,2 mil mais barato do que o antigo Sandero e apenas R$ 170 mais caro do que o Gol. Os dois são os mais baratos de toda a lista.
A idade avançada ainda fica evidente em outros aspectos, como a ausência dos controles de tração e de estabilidade. Ao menos, o Stepway traz airbags laterais. Segurança não parece mesmo ser o forte do Gol.
A apólice do Volkswagen, segundo a cotação da Minuto Seguros, fica muito acima da média. Com os R$ 5.266 cobrados, é possível contratar um ano de proteção para dois exemplares do Stepway, dono do seguro mais em conta, e ainda levar algum troco para casa.
Renault Stepway – Interior do Renault Stepway é praticamente o mesmo desde 2014
Bruno Guerreiro
O Gol também derrapa nos equipamentos. Considerando apenas os itens de série, ele é o que menos tem a oferecer. Para contar com recursos como central multimídia, faróis de neblina, rodas de liga leve, vidros elétricos traseiros e volante com regulagem de altura e profundidade, é preciso comprar um pacote opcional de R$ 8.370.
Mas, como todo bom jogador veterano, o Gol conhece “atalhos” no campo. Depois de 14 anos usando a mesma base, o Volkswagen continua gostoso de dirigir. Suspensão bem acertada, câmbio com engates curtos e precisos e uma ergonomia rara no segmento mostram que esse craque ainda sabe o caminho do gol (desculpem o trocadilho). Ao melhor estilo Tulio Maravilha, anotando gols mesmo depois dos 40, o hatch feito em Taubaté (SP) ainda é o mais rápido e figura entre os mais econômicos do grupo. Isso é que é boa forma.
Volkswagen Gol – Gol é o único do comparativo que traz a antiquada direção hidráulica
Bruno Guerreiro
Já o Stepway, como um zagueiro do nível de Paolo Maldini, se defende muito bem ao entregar o maior espaço interno. Dono de um entre-eixos típico de SUV, o hatch consegue acomodar como nenhum outro cinco adultos e suas bagagens, com 320 litros de capacidade no porta-malas.
Lembra daquela história de sorte? Então, podemos dizer que ela esteve ao lado da Renault neste confronto. Se o candidato do lado francês fosse o Sandero, o Gol seria o vencedor. Mas o Stepway chegou custando o mesmo que seu rival. A diferença é que ele ganha de goleada nos quesitos espaço interno, porta-malas, lista de equipamentos e custo do seguro.
Renault Stepway v.s. Volkswagen Gol
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