HB20 mudou o visual para afastar a polêmica e encara o Polo que também mudou (pouco) recentemente O jogo de abertura tem o atual campeão de vendas, HB20 Comfort, contra o Polo MPI. Como a seleção da França, que conquistou o mundial da Rússia, em 2018, a Hyundai espera conservar a soberania de seu hatch compacto no mercado brasileiro. Para isso, promoveu a necessária reestilização que corrigiu o polêmico design adotado em 2019 e que agradou pouca gente.
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Sem as vaias para o visual, o HB20 pode jogar tranquilo contra um adversário que também traz frescor no desenho. Quis o destino (ou os papeizinhos do nosso sorteio) que os dois hatches que acabaram de passar por um facelift se enfrentassem. No caso do Polo, a Volkswagen foi bastante econômica na remodelação. Atrás, apenas a lente das lanternas mudou. Na frente, para-choque, grade e um novo arranjo das luzes. O logotipo atualizado pode até passar despercebido.
Mas é na força de uma ótima base que a Volkswagen joga suas fichas. O Polo é um dos muitos frutos da plataforma MQB. Ele entra em campo com a segunda maior distância entre-eixos dos convocados: 2,57 metros. É também o mais largo e um dos mais compridos. Mas no porta-malas, só arranca um empate com o HB20 e seus 300 litros.
Copa 1.0 – Hyundai HB20 e Volkswagen Polo
Bruno Guerreiro
Ao volante, o Polo mostra que a tabelinha do motor 1.0 de três cilindros e 84 cv com o câmbio manual de cinco marchas foi bem treinada. O acerto mais duro da suspensão pode agradar quem preza uma dirigibilidade mais dinâmica. O Hyundai, por sua vez, é acanhado, o que pode espantar famílias maiores. Mas a grande derrota do HB20 é no desempenho. Mesmo sendo o mais leve, único do grupo a pesar menos de uma tonelada, é o segundo que mais demora para ir de zero a 100 km/h: longos 14,5 segundos — um segundo inteiro pior do que o Polo. O mais curioso é que essa percepção é atenuada no convívio diário com o hatch produzido em Piracicaba (SP), graças ao bom escalonamento da caixa manual de cinco marchas.
Mas o HB20 volta a desapontar no consumo de combustível. Novamente, uma derrota para o Volkswagen e um dos piores indicadores de todo o comparativo. Não que ele seja exatamente beberrão, mas o oponente é mais eficiente.
Hyundai HB20 – Cabine do HB20 tem acabamento superior e mais recursos
Bruno Guerreiro
Assim, o Polo vai para o vestiário em vantagem. Mas o segundo tempo promete ser mais parelho. Isso porque o HB20 Comfort chega ostentando acabamento melhor e mais equipamentos de conforto e segurança. Nesse confronto, só ele tem airbags de cortina, vidros traseiros elétricos e controlador de velocidade. A central multimídia ainda é maior e possui mais recursos.
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Bruno Guerreiro
O Polo MPI até se defende com faróis de LED desde a versão de entrada e peças mais baratas. Mas a virada é inevitável quando os custos de compra e propriedade aparecem. Além de ser mais completo, o HB20 custa R$ 4.700 a menos, tem as três primeiras revisões 35% mais em conta e dois anos extras de garantia de fábrica.
No fim do jogo, resta ao Polo o gosto amargo de uma eliminação precoce por uma diferença mínima no placar. Já ao HB20, vencedor por detalhes, fica o alerta para as fases seguintes.
Hyundai HB20 v.s. Volkswagen Polo
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