Tecnologia que usa a suspensão para transformar irregularidades do solo em energia já foi patenteada e pode estrear em breve A BMW estuda criar um carro que facilmente poderia ser baseado nas ruas brasileiras, mas curiosamente, não é. Isso porque se trata de um veículo elétrico que carrega a bateria somente ao passar por lombadas e outras imperfeições das ruas. Essa tecnologia já foi patenteada e pode estrear em breve.
A patente descoberta pelo site Carbuzz na Alemanha revela um novo tipo de suspensão, que conseguiria absorver (e usar!) a energia recebida pelas molas quando um veículo passa por solavancos e irregularidades no solo, somente pelo movimento de subida e descida da roda.
Veja também
As suspensões atuais, vale lembrar, conseguem absorver a energia armazenada nas molas, que é dissipada em forma de calor pelos amortecedores. De acordo com a ideia da montadora, essa energia não seria desperdiçada, mas utilizada para carregar a bateria do carro elétrico.
A teoria pode parecer simples, mas a patente garante que essa nova suspensão incrementaria alguns dispositivos, como uma unidade geradora de energia alocada no chassi. Basicamente, o movimento da roda de subida e descida ao passar por uma lombada, por exemplo, conseguiria acionar o pequeno gerador de energia.
O gerador, por sua vez, usaria essa energia cinética para recarregar a bateria do carro, de forma que a autonomia se prolongue. Seguindo esse raciocínio, quanto mais lombadas (e irregularidades na rua) o veículo passar, maior será sua autonomia.
Movimento da roda de subida e descida ao passar por uma lombada conseguiria acionar o gerador de energia
Divulgação
É algo parecido com o uso do freio-motor para recarregar a bateria de veículos elétricos. Nesse caso, é preciso entender que todo motor elétrico também pode funcionar como um gerador de energia. Assim, basta que o motorista solte o pé do acelerador que um módulo eletrônico converte o motor elétrico em gerador.
Desse modo, a unidade aproveita o movimento das rodas para absorver a energia cinética e a usa recarregar a bateria.
Ainda não há uma previsão de quando essa tecnologia patenteada pela BMW irá equipar os veículos da montadora. Mas é certo uma coisa: ela funcionaria muito bem nas ruas brasileiras.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More