Jornalista falecido aos 67 anos foi assessor de Ayrton Senna e marcou a história da imprensa automotiva brasileira O homenageado da 56ª edição do Carro do Ano é o jornalista e piloto Charles Marzanasco Filho. Charlinho, como era conhecido pelos amigos e colegas do setor, foi assessor de Ayrton Senna e um dos responsáveis por trazer as operações da Audi para o Brasil. Em quase cinco décadas de carreira, Charles marcou a história da imprensa automotiva no país.
Veja também
Falecido em junho em decorrência da Covid-19, Charlinho passou pelas principais publicações automotivas durante seu 67 anos. Estreou em 1973 na Autoesporte e posteriormente passou pelas redações da Agência Folha, Placar, Gazeta Esportiva e Quatro Rodas.
Na época em que trabalhou na Placar, Charles entrou em campo pelo São Paulo
Reprodução/Acervo pessoal
Das redações, Charles foi para as pistas. Entre 1987 e 1994 foi assessor de Ayrton Senna. Ele foi um dos responsáveis por trazer a Audi para o Brasil – primeiro sob a Senna Import. A partir de 2005, no entanto, a matriz assumiu o comando das operações por aqui e o jornalista fez carreira como chefe de imprensa da marca, onde ficou até 2018.
Charles Marzanasco
Reprodução/Acervo pessoal
Nesse meio tempo, ficou conhecido pela criatividade nas ações de divulgação da montadora. Chegou a fazer um (e o único!) crash-test ao vivo durante o Brasil Motor Show, teve a ideia de expor um superesportivo conceitual no Vale do Anhangabaú e inovou ao oferecer test-drives dos exclusivos modelos da Audi nos Salão do Automóvel de 2012 – ideia replicada por outras montadoras nos anos seguintes.
Charles Marzanasco e suas filhas, Patrícia e Carla
Reprodução/Acervo pessoal
Nos últimos anos de vida, Charlinho foi assessor de imprensa do piloto Bruno Baptista e das equipes Grupo Viemar e Cobra Racing.
Segundo Patricia Marzanasco, filha de Charles: “ele era uma apaixonado pelo trabalho dele e por tudo que ele fazia”.
Patricia e Carla Marzanasco recebem à homenagem ao seu pai, Charles
André Schaun/Autoesporte
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More