Novo regulamento divide carros elétricos em três categorias, separa híbridos e elege a melhor inovação tecnológica de 2023 O Carro do Ano, premiação mais relevante da indústria automobilística nacional, chega a sua 56ª edição em 2023. Desde 1966, Autoesporte acompanha a evolução do mercado, registra as histórias dos lançamentos mais importantes e revela a você, leitor, quais são os destaques de cada categoria.
A edição de 2023, que acontecerá nesta quinta-feira (1) em São Paulo, ficará marcada na história por várias novidades – entre elas, a criação de categorias inéditas para carros híbridos e elétricos.
Até o ano passado, a categoria Carro Verde incorporava modelos híbridos e elétricos, sem distinção de preço e segmento. Com os avanços em eletrificação ao longo do ano, ela foi excluída para dar lugar a quatro subdivisões inéditas na premiação: Carro elétrico, Carro elétrico premium, Carro elétrico superpremium e Híbrido.
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A mudança permitiu separar os carros elétricos de entrada (Caoa Chery iCar, BYD D1, JAC E-J7, Renault Kwid E-Tech e Peugeot e-2008) dos modelos premium (BMW iX3, Mercedes EQA e Volvo C40) e superpremium (BMW iX, BYD Tan, Mercedes EQS e Porsche Taycan). Além disso, os carros elétricos deixam de concorrer com os candidatos híbridos (Caoa Chery Tiggo 8, Audi Q5, Kia Niro e Jeep Compass 4xe).
Também foi criada a categoria Inovação do Ano para eleger o avanço tecnológico mais interessante da indústria nacional.
Pelo nosso compromisso com a transparência, o comitê gestor do Carro do Ano 2023 já publicou o regulamento desta edição aos leitores e fabricantes. Clique aqui para esclarecer os meios técnicos de análise, os critérios para votação e os procedimentos de auditoria dos votos.
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