Carro inédito será a porta de entrada para a linha de elétricos da marca sueca Durante o lançamento global do EX90, a Volvo deu uma amostra de qual será seu próximo produto. No final da apresentação da variante elétrica do XC90, a marca sueca exibiu um fragmento de seu novo SUV elétrico de entrada, que será lançado em 2023 com dimensões menores que as do atual XC40.
O teaser mostra um utilitário bem mais compacto que o EX90. Autoesporte apurou que, apesar de diminuto, o novo carro terá tamanho próximo ao do XC40. Ou seja, perto dos 4,42 metros de comprimento e com uma distância entre-eixos ao redor de 2,70 m. Já o design, especialmente da traseira, será uma espécie de “mini-EX90”, com lanternas em formato de “C” que se prolongam pelo vidro iguais às do C40.
Veja também
O futuro SUV elétrico usará a plataforma chamada SEA, criada especialmente para modelos eletrificados e que também será a base do inédito carro da Smart (a chinesa Geely, proprietária da Volvo, tem uma joint-venture com a Mercedes-Benz, dona da Smart, desde 2019). A estrutura permitirá carregamento de 800 volts de alta velocidade, que pode recuperar 120 km de autonomia em menos de cinco minutos. Ambos os carros também deverão ser produzidos na China.
Um Volvo elétrico de entrada vai ajudar a marca sueca a cumprir o objetivo traçado de vender 600 mil carros eletrificados até 2025. Outro veículo que deve aparecer nos próximos anos é uma versão totalmente elétrica do XC60, best-seller da Volvo.
Sem letras e números?
Muito se especula sobre o nome dos novos carros da Volvo. O ex-CEO da marca, Håkan Samuelsson, chegou a confirmar que modelos inéditos não trariam mais códigos alfanuméricos, como XC40, S90 ou V60. Até o nome Embla foi registrado pela fabricante, e muitos acreditaram que esse seria o batismo do agora conhecido EX90 – Embla, na mitologia nórdica, quer dizer “a primeira mulher”, e combinava com o primeiro carro da Volvo desenvolvido exclusivamente para ser elétrico.
O novo CEO da Volvo, Jim Rowan, no entanto, parece gostar dos nomes atuais e diz que é “mais fácil para o entendimento dos consumidores” – tanto que o XC90 elétrico se chama EX90. Atualmente, a Volvo usa a sigla XC para SUVs, V para peruas e S para sedãs. Com o EX90, a marca inaugura uma nova nomenclatura e, por isso, o novo SUV elétrico, por ser menor que o XC40, poderá se chamar EX30 – e assim sucessivamente, com o EX60 sendo a variante elétrica do XC60. Se os executivos não mudarem de ideia, claro.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More