Elétricos que estampam os painéis publicitários nos estádios já foram eleitos “Carro do Ano” no exterior Se você está acompanhando os jogos da primeira fase da Copa do Mundo 2022 deve ter visto nos painéis de publicidade dos estádios dois carros que são desconhecidos no Brasil, ao menos por enquanto: o Hyundai Ioniq 5 e o Kia EV6. A premiada dupla coreana chama a atenção pelo visual futurista e pela performance de tirar o fôlego. A boa notícia é um desses modelos deverá pintar em nosso mercado em 2023.
Veja também
Antes de conhecer os carros, vale pontuar que a única fabricante automotiva parceira da Fifa e patrocinadora da Copa do Catar é a Hyundai Motor Group, responsável pelas marcas Hyundai, Kia e Genesis. O conglomerado também fornece os mais de 800 carros e veículos comerciais que compõem a frota oficial do torneio. Veja a seguir os dois carros-chefes do grupo no campeonato.
Hyundai Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5 chama a atenção pelo visual neo-retrô com faróis quadrados e desenhos fluidos
Divulgação
O carro-chefe da marca é o Ioniq 5. O hatch médio foi apresentado em maio de 2021 como parte da subdivisão de elétricos da Hyundai, a Ioniq. O modelo estreou a plataforma E-GMP (Electric-Global Modular Platform), que visa produzir carros de alta performance e maior espaço interno – no caso do Ioniq 5, são quase três metros de entre-eixos.
O modelo é vendido em configurações equipadas com um ou dois motores elétricos (nesta última há um motor por eixo e a tração é integral). Na versão topo de linha, a potência combinada pode chegar a 304 cv e o torque a 61,7 kgfm. Seu pacote de baterias é de 77,4 kWh e a autonomia chega a 480 km (dependo da versão).
Hyundai Ioniq 5 pode gerar até 304 cv e 61,7 kgfm na versão de topo de linha
Divulgação
De acordo com a montadora, em postos de carga ultrarrápida (350kW), é possível carregar até 80% da bateria em apenas 18 minutos.
Em outubro deste ano, a Hyundai Caoa lançou o precursor do Ioniq 5 no Brasil, o Ioniq híbrido. O liftback, curiosamente, já saiu de linha mundialmente. Por aqui, é necessário pagar R$ 4.000 mensais para alugá-lo.
EV6
Kia EV6 será comercializado no Brasil na versão topo de linha
Murilo Góes
Já o Kia EV6 está confirmado para o mercado brasileiro. O crossover, que divide a plataforma com o Ioniq 5, tem 4,69 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,90 m.
A versão vendida por aqui terá motor elétrico de 229 cv e 35,7 kgfm de torque e um pacote de baterias de 77 kWh. Na Europa, ainda estão disponíveis combinações de motores nos dois eixos, que entregam 585 cv. A tração é traseira e a autonomia homologada ficará entre 450 km e 500 km.
Como deve estrear apenas no final de 2023, é difícil estimar uma faixa de preço. O desafio da Kia será encaixá-lo abaixo do XC40 single motor, que hoje custa R$ 329.950.
KIA EV6: já testamos o carro elétrico que será lançado no Brasil. E GOSTAMOS!
Dupla premiada
No início do ano, o EV6 foi eleito o Carro do Ano 2022 pela premiação European Car of the Year (COTY), superando concorrentes como Hyundai Ioniq 5, Ford Mustang Mach-E, Skoda Enyaq iV, Cupra Born, Renault Mégane E-Tech e Peugeot 308.
Meses depois, foi a vez do Hyundai ser eleito o Carro Mundial do Ano 2022. O hatch venceu a principal categoria da premiação, bem como a de “Melhor Design” e de “Melhor Carro Elétrico”.
Outros modelos no Catar
Embora os dois sejam os carros-chefes das montadoras durante a Copa, outros carros também fazem parte da frota oficial do torneio, como os Hyundai Kona, Tucson e Sonata híbridos, os Genesis G80 e GV70 e os Kia Sorento e Niro (vendido por aqui).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More