Sedã médio é confortável e desvaloriza pouco, mas capacidade do porta-malas poderia ser melhor O Toyota Corolla é um fenômeno. Enquanto as vendas de outros sedãs médios despencam no Brasil, o modelo simplesmente não perde fôlego. Nem a chegada do irmão Corolla Cross, que pertence a um segmento mais badalado, afetou os bons números do modelo.
Para comprar um Toyota Corolla 0-km em 2023, você vai desembolsar no mínimo R$ 147.790. É um valor bem exorbitante para a maioria da população. Em parceria com a Karvi, Autoesporte elaborou um guia de vendas para falar sobre a décima primeira geração do Corolla, que foi produzida entre 2014 e 2019 e aparece com boa relação custo-benefício no mercado de seminovos e usados. Acompanhe:
Quanto custa?
O Corolla usado parte de R$ 85 mil nas versões 2015 e chega a R$ 110 mil no modelo 2019
Divulgação
Podemos dizer que o Toyota Corolla é um carro para vários gostos e bolsos. Se você estiver disposto a comprar um modelo um pouco mais antigo, pagará em torno de R$ 85 mil pela versão 2015 – que inevitavelmente estará mais rodado e menos conservado. Mesmo assim, não é uma alternativa para se jogar fora.
As versões mais recentes do sedã da décima primeira geração, entre 2018 e 2019, ainda estão com preços na faixa de R$ 100 mil ou R$ 110 mil. Neste caso, o esforço financeiro começa a ficar maior, mas você ainda pagará até R$ 50 mil a menos do que no modelo 0-km.
O Toyota Corolla mais buscado na internet é o XEi com motor 2.0. A versão Altis também tem boa procura, mas é bem mais cara que as demais. Se você não se importar com um carro mais simples, o modelo GLi 1.8 pode ser a melhor alternativa para economizar.
Mecânica
Toyota Corolla foi vendido com motores 1.8 e 2.0 entre 2014 e 2019
Auto Esporte
Aproveitando o gancho, vamos falar das opções de mecânica do Toyota Corolla produzido entre 2014 e 2019. Não há muito para onde fugir, pois o sedã foi vendido com apenas dois motores: 1.8 flex de 144 cv e 18,8 kgfm de torque e 2.0 flex de 154 cv e 20,3 kgfm de torque.
Em ambos os casos, o câmbio automático do tipo CVT pode simular sete marchas. A versão GLi também teve transmissão manual de seis marchas nos seus primeiros anos.
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A versão 1.8 é a que anda menos, indo de 0 a 100 km/h em 11 segundos. Entretanto, o consumo é bom. Segundo o Inmetro, o Corolla pode marcar 7,8 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol, além de 11,4 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com gasolina.
O Corolla 2.0, por sua vez, acelera até 100 km/h na faixa dos 9 segundos. O sedã faz 7,2 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, o consumo é de 10,6 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada.
Pacote de equipamentos
Toyota Corolla só oferecia central multimídia como item de série a partir da versão XEi
Fabio Aro
O Corolla GLi é um carro simples, com bancos de tecido, ar-condicionado manual e rádio simples com MP3, Bluetooth e auxiliar. Mas é bem possível que você encontre o modelo com uma central multimídia paralela instalada.
A versão XEi é mais generosa, com acabamento melhor, painel de instrumentos mais elegante e central multimídia. A versão Altis acrescenta faróis automáticos, os desejados bancos de couro creme, ar-condicionado de duas zonas, luzes diurnas e rodas exclusivas.
Espaço interno
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Auto Esporte
Com 2,70 m de distância entre-eixos, o Corolla tem espaço generoso para os joelhos dos ocupantes que vão no banco traseiro. Um eventual quinto ocupante ficará apertado no meio.
O porta-malas leva bons 470 litros e, embora não seja o maior do segmento, tem volume compatível com a proposta e é capaz de levar a bagagem de uma família com folga. Os rivais Honda Civic e Volkswagen Jetta levam mais de 500 litros. Fique atento neste detalhe antes de comprar um sedã novo.
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É claro que o Toyota Corolla que você irá comprar depende do quanto você está disposto a desembolsar por ele. Como falamos, as unidades mais antigas custam em torno de R$ 85 mil, enquanto os modelos mais recentes podem passar de R$ 110 mil na versão Altis.
Neste cenário, ficamos no meio termo. O Corolla XEi é a versão intermediária que já oferece alguns mimos e não ultrapassa a faixa dos R$ 100 mil. Sendo um carro de 2017, trata-se de um carro confiável, durável e com excelente valor de revenda. O sedã fica devendo no desempenho (ainda mais comparando com os rivais turbinados) e na capacidade do porta-malas.
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