Compacto preparado tem motor de 154 cv, reproduz som do motor a combustão e chega aos 100 km/h em sete segundos Quando trouxe a Abarth de volta ao Brasil após um hiato de sete anos, a Fiat prometeu lançar por aqui uma linha completa de produtos de sua marca esportiva. O primeiro deles foi o Pulse Abarth, apresentado na última semana – que é o primeiro SUV da divisão no mundo, inclusive. O Fastback também deve receber a preparação em breve.
Revelado nesta terça-feira (22), o Abarth 500e certamente terá passaporte carimbado para o país em 2023. A versão apimentada do 500e, que estreou faz pouco mais de um ano no mercado brasileiro, também traz um título especial: é o primeiro Abarth elétrico do mundo.
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Começando pelo visual, o Abarth 500e tem poucas diferenças em relação ao compacto “civil”. Logo de cara é possível notar que o nome “Abarth” substitui o “500” na dianteira e o logotipo do escorpião aparece posicionado logo acima, mas capô e faróis seguem sem alterações. Já o pára-choque tem tomadas de ar diferentes e um aplique prateado na parte de baixo.
O pequenino também recebe saias laterais, rodas mais esportivas e um difusor traseiro. As versões conversíveis trazem um spoiler integrado ao teto de tecido.
Fiat Abarth 500e tem difusor traseiro e o nome “Abarth” no lugar do “500”
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Por dentro há volante de três raios, bancos esportivos, revestimento de couro com detalhes de Alcantara, painel de instrumentos digital de sete polegadas e central multimídia de 10,25” – com função que mostra dados de performance.
Falando em performance, o Abarth 500e é equipado com motor elétrico dianteiro de 154 cv (contra os 118 cv do normal) e 24 kgfm de torque. Segundo dados de fábrica, o carrinho acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos, além de ser 50% mais rápido que a versão a gasolina na retomada de 20 km/h a 40 km/h e 1 segundo mais veloz de 40 km/h a 60 km/h que o modelo a combustão.
Painel de instrumentos digital tem tela de 7″ e multimídia de 10,25″
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A bateria de 42 kWh é a mesma do 500e, mas a marca não revelou se o aumento na performance afeta a autonomia do esportivo. Por outro lado, o Abarth 500e pode receber carrregamento rápido de até 85 kWh, o que lhe confere cerca de 50 km de alcance em apenas cinco minutos e uma recarga de 0 a 80% em pouco mais de meia hora.
São três modos de condução. O Turismo, feito para o dia a dia, reduz a potência e o torque (para 133 cv e 23,5 kgfm) para preservar a autonomia. Já o Scorpion Street usa toda a força do motor e maximiza e recuperação de energia da frenagem para um desempenho mais esportivo – as duas primeiras podem ser configuradas para a condução one pedal. Por fim, a Scorpion Track, como o nome entrega, é focada para as pistas e entrega a performance máxima que o pequenino tem a oferecer.
Rodas do compacto apimentado são mais esportivas que as do 500e “civil”
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Para os amantes do máximo desempenho, o silêncio dos carros elétricos pode ser quebrado por meio de um gerador de ruído, que reproduz o som do motor a combustão.
O Abarth 500e será lançado na Europa no final do primeiro semestre do ano que vem. A expectativa é de que o compacto endiabrado chegue ao Brasil em seguida, no segundo semestre. Os preços ainda não foram divulgados.
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