Novas regras de emissões para a Europa entram em vigor em julho de 2025, mas já causam polêmicas O Volkswagen Polo corre risco de sair de linha, ao menos é o que afirma o CEO da marca alemã, Thomas Schäfer, em entrevista ao site inglês Autocar. Isso graças a política de emissões Euro 7, que entrará em rigor a partir de julho de 2025 no continente europeu.
De acordo com o executivo, as fabricantes terão que retrabalhar seus motores térmicos para que eles fiquem mais eficientes e ecológicos. No entanto, essas mudanças podem elevar os custos em até 5 mil euros, algo como R$ 27 mil na conversão direta.
Esse é o principal ponto de discussão entre os representantes políticos e as fabricantes. A comissão responsável pelas propostas acredita que os preços subirão entre 90 e 150 euros (R$ 500 a R$ 830), menos que os 304 euros previstos anteriormente (R$ 1.685). A Volkswagen acredita em algo entre 3 mil e 5 mil euros (R$ 16.600 e R$ 27 mil).
Por esse motivo, o executivo acredita que o segmento de entrada corre risco: “no momento, temos engenheiros avaliando o que isto significa. Mas, se (o impacto esperado do Euro 7 no preço dos carros) for verdade, nós definitivamente não iremos investir mais e continuaremos o plano de eletrificar tudo o mais rápido possível”, explica Schäfer.
Volkswagen Polo europeu tem lanternas com inspiração visual na oitava geração do Golf
Divulgação
Ainda de acordo com o CEO da Volkswagen, as fabricantes terão que adotar novas tecnologias e até um sistema híbrido leve para atentar às novas normas de emissões. Com isso, o custo se aproxima da próxima leva de elétricos, que a Volkswagen trabalha para chegar aos 20 mil euros (R$ 110 mil), exatamente o posicionamento do Polo.
O Brasil não deve ser afetado pelo “problema” europeu, já que o hatch é fabricado localmente e atende as últimas atualizações na legislação do Proconve L7. O carro, inclusive, foi recentemente reestilizado e mudado na linha 2023 para atender as normas.
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