SUV médio começa a ser vendido no Brasil por R$ 270 mil; unidades devem ser entregues em 2023 Os planos da BYD seguem a todo vapor no Brasil. Depois de assinar um protocolo de intenção para a compra das fábricas da Ford, a marca chinesa surpreende e traz um inédito carro elétrico por aqui. Além do Tan e Han, agora a gama é composta pelo Yuan Plus, um SUV médio com 204 cv de potência e 458 km de autonomia. O modelo entra em pré-venda por R$ 269.990 – mesmo preço de outro lançamento da fabricante, o Song Plus, SUV híbrido plug-in.
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O Yuan Plus é feito na plataforma e-Platform 3.0, dedicada a carros elétricos. São 4,45 metros de comprimento e 2,72 m de distância entre os eixos – 1 cm e 8 cm extras em relação ao Toyota Corolla Cross, por exemplo. A estrutura comporta um motor elétrico instalado no eixo dianteiro (150 kW) que, além dos 204 cv, fornece 31,6 kgfm de torque. Segundo a BYD, o 0 a 100 km/h é feito em 7,3 segundos. Já a velocidade máxima é de 160 km/h.
Para carregar, o SUV elétrico demora mais de 33 horas em tomadas domésticas e 9 horas em estações de recarga de 6,6 kWh. Já em carregamento DC (até 70 kWh), precisa de pouco mais de 1 hora e meia.
BYD Yuan Plus traz lanternas interligadas, rodas de 18 polegadas e terceira coluna com cor diferente da carroceria
Raphael Panaro/Autoesporte
Quanto ao design, o Yuan Plus lembra o Tan, mas com porte menor. Faróis full-LED afilados, grade cromada e rodas de 18 polegadas. Atrás, a lanterna é uma faixa que cruza toda a traseira e ainda avança pelas laterais.
Dentro, o SUV elétrico é bem diferente dos outros carros da BYD comercializados por aqui. O painel de instrumentos digital tem tela pequena de 5 polegadas e lembra muito a dos VW ID.3 e ID.4. O volante também é inédito (com muitos botões) e a alavanca de câmbio tem desenho que se inspira em manche de avião. O item mais conhecido dos brasileiros é a tela de 12,6″ giratória (podendo ficar na vertical ou horizontal) da central multimídia.
BYD Yuan Plus tem interior bem diferente dos carros da marca chinesa atualmente vendidos no Brasil
Raphael Panaro/Autoesporte
O Yuan Plus também capricha na lista de equipamentos de segurança, com piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, assistente de estacionamento, alerta de ponto cego e farol alto automático.
A BYD espera ter 100 concessionárias por todo o Brasil até o final de 2023. E o Yuan Plus vai concorrer, no preço, com o recém-lançado Peugeot e-2008 e o compacto JAC E-JS4, de R$ 250 mil. Mas a BYD também de olho no premium Volvo XC40 P6, que custa pouco mais de R$ 300 mil atualmente.
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