Quinta geração do modelo que foi pioneiro na categoria se livra do visual polêmico e traz o design mais bonito em seus 25 anos de história Carros híbridos parecem não estar tanto tempo assim entre nós, por isso mesmo é chocante pensar que o Toyota Prius, primeiro híbrido de produção em massa do mundo, está completando 25 anos de mercado. Para marcar essa data – ele foi lançado no Japão em dezembro de 1997 -, a montadora apresenta a quinta geração do modelo.
Silhueta tem linha continua até terminar abruptamente na caída reta da traseira
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Pioneiro no cenário de veículos mais sustentáveis, o Prius se tornou um símbolo entre os ambientalistas, dos bicho-grilos às celebridades de Hollywood que o dirigem, como Leonardo DiCaprio, Julia Roberts e Tom Hanks.
Mais de cinco milhões de unidades já foram vendidas em todo o mundo. Por conta desse enorme sucesso, a Toyota não quis transformá-lo em um carro elétrico (apesar de ter a tecnologia para tal), mas manteve a essência de seu revolucionário modelo mesmo depois de 25 anos de estrada.
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Mas o Prius evoluiu ao longo dos anos. Apresentado inicialmente como híbrido pleno, apenas em 2012 ele recebeu uma versão plug-in, ou seja, que poderia ser abastecida por meio de uma “tomada”. A plataforma modular TNGA também chega ao que a Toyota chama de segunda geração, mais rígida e estável que a anterior.
Painel foi totalmente redesenhado e traz tela de 12,3″ para a central multimídia
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Os motores a gasolina também foram revisados. A versão plug-in é equipada com um 2.0 de 220 cv associado a um elétrico, conjunto que faz o carro acelerar até os 100 km/h em 6,7 segundos.
De acordo com a fabricante japonesa, a eficiência foi mantida, com a nova geração atingindo números de consumo de até 92 km/l e emissões de 29 g/km de CO2. O propulsor elétrico teve a autonomia dobrada e pode rodar agora quase 100 km apenas com eletricidade.
Dianteira em faróis em forma de C e capô ascendente que se une ao para-brisa
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Já a configuração híbrida plena pode ser equipada tanto com motor 1.8 quanto 2.0 de 190 cv – a marca não revelou dados de desempenho dessas versões. Mas ambas virão com o sistema de tração integral da Toyota chamado E-Four.
No visual, o novo Prius empresta elementos da próxima geração do SUV C-HR e do elétrico bZ3. A dianteira traz faróis em forma de C e capô com linha ascendente que se une ao para-brisa para criar uma silhueta contínua, terminando na traseira reta. As maçanetas das portas de trás ficam escondidas na coluna C e a tampa do porta-malas recebe o nome Prius por sua extensão. Rodas de 19 polegadas completam o pacote.
Traseira reta tem barra iluminada e o nome do carro na tampa do porta-malas
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Por dentro as mudanças são ainda mais radicais, com painel de instrumentos digital e central multimídia com tela de 12,3 polegadas. Com novo formato, o painel traz agora luzes incorporadas de alerta que piscam quando há perigo iminente ao motorista. O volante é o mesmo do SUV elétrico bZ4X.
Painel capta energia solar para dar até 1.250 km de autonomia por ano ao novo Prius
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Outra novidade é o teto solar panorâmico com sistema de recarga por energia solar que, segundo a Toyota, chega a fornecer até 1.250 km de autonomia por ano. Há ainda a última versão do pacote de segurança Toyota Safety Sense, que inclui câmera dianteira, câmera na traseira para o espelho retrovisor interno e até uma câmera que grava o interior do veículo.
Completa os destaques da lista de equipamentos o sistema de estacionamento remoto Advanced Park, que permite tirar ou colocar o carro em uma vaga pelo lado de fora do veículo.
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