Mercedes-Benz O 302 está exposto no museu da marca em Stuttgart (Alemanha) A FIFA ainda não divulgou as frases motivacionais que as seleções estamparão os seus ônibus durante a Copa do Mundo do Qatar, que começa no próximo domingo (20). Entretanto, a Mercedes-Benz resgatou uma relíquia: os ônibus usados durante o mundial de 1974, disputado na Alemanha. E o veículo traz várias particularidades como torneira de cerveja e cinzeiros.
Chamado de O 302, o ônibus foi usado pelas 16 seleções que disputaram aquela Copa do Mundo, de 13 de junho a 7 de julho de 1974 . Todos os veículos tinham a inscrição “WM 74” (World Cup 74) na parte externa, e a única diferença entre eles era a pintura, o fundo era sempre amarelo, mas cada uma da seleções estampando as cores da sua bandeira. No teto, na parte dianteira, também havia a bandeira do respectivo país.
Ônibus da Copa do Mundo de 1974 tinha a bandeira de cada país no teto
Divulgação
O ônibus divulgado pela Mercedes-Benz, que está no seu museu em Stuttgart (Alemanha), é da seleção da Alemanha Ocidental, que ganhou aquela Copa do Mundo vencendo a lendária seleção da Holanda, por 2 a 1, em Munique.
Saiba mais
Lembrando que, em meio a Guerra Fria, a Alemanha era divida em duas naquela época, e a Alemanha Oriental também disputou o mundial e foi eliminada na segunda fase, porém, o formato era diferente do atual.
O Mercedes-Benz O 302 foi um modelo de sucesso da fabricante alemã e começou a ser produzido em 1965. E, partir de 1971, já vinha com suspensão pneumática de série e ficou assim até parar de ser fabricado, em 1976. A marca afirma que eram quatro opções de motores diesel naturalmente aspirados de seis cilindros em linha, e as potências variavam entre 125 cv e 236 cv. Entretanto, não há detalhes sobre cada propulsor especificamente.
Cada jogador tinha o seu próprio cinzeiro no banco
Divulgação
No interior, esses ônibus traziam várias comodidades, que são impensáveis para os dias de hoje. Na parte traseira havia uma enorme torneira de cerveja e cada jogador tinha o seu próprio cinzeiro no banco. Entre os itens “normais” tinha um aparelho de som Blaupunkt com um toca-fitas, ar-condicionado, poltronas de couro e uma cabine de banheiro.
Os bancos eram todos de couro e cada jogador tinha um toca-fitas
Divulgação
Ao final da Copa do Mundo, todos os dezesseis ônibus foram inseridos em operações de viagens comerciais mantendo os mesmos esquemas de pintura. Com o tempo, eles desapareceram lentamente e esse modelo exposto é uma réplica totalmente fiel ao original, segundo a Mercedes, e é uma das atrações mais populares do museu.
Ônibus da Copa do Mundo de 1974 está exposto ao lado de vários carros clássicos da Mercedes-Benz no museu
Divulgação
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More