Passeio Ponta a Ponta por 16 km de praias fica mais econômico, sustentável e seguro com GNV Faço um convite muito especial a você. Não há nada melhor que aproveitar um fim de semana ou mesmo parte das férias para conhecer as belezas naturais da praia de Porto de Galinhas, um dos balneários mais frequentados do litoral nordestino. Fica no município de Ipojuca, a apenas uma hora de distância da capital pernambucana, Recife.
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Reconhecida como uma das dez praias mais bonitas do Brasil, Porto de Galinhas tem águas mornas que variam entre tons de azul e verde, piscinas naturais, corais, estuários, coqueirais e uma vida marinha impressionante. Para qualquer lado que você olha, a natureza esbanja beleza. Na maioria dos passeios, é possível conhecer e contemplar novas paisagens.
E foi aproveitando um fim de semana que conheci na região o primeiro buggy convertido para rodar com Gás Natural Veicular, mais conhecido como GNV, ao fazer o tradicional passeio Ponta a Ponta, tour clássico por cerca de 16 km de praias que agora ficou mais sustentável, econômico e seguro.
Buggy Tropical 1993 ganhou kit GNV de segunda geração
Reprodução/Tarcisio Dias
O veículo escolhido foi um Buggy Tropical 1993, que ganhou kit GNV de segunda geração e um cilindro de 30 litros, com capacidade para 7,5 metros cúbicos de gás, instalado sob o banco traseiro. A diferença para a conversão tradicional é a alteração dos pontos de fixação do suporte do cilindro, com o uso de uma chapa de 50 mm x 50 mm.
Adicionalmente, para garantir a proteção contra a maresia (que já foi tema em nossa coluna), há cuidado maior nas conexões e prazo mais curto para as revisões. O custo total da conversão, em oficina homologada pelo Inmetro, já incluídas taxas e a inspeção para regularização, fica na faixa de R$ 5 mil.
Para Lúcio Lima, dono do primeiro buggy convertido para GNV em Porto de Galinhas, o apelo econômico foi fator decisivo na escolha. Ele ainda destaca o bom comportamento dinâmico, em razão da potência e do torque que o GNV entrega – mesmo enfrentando terrenos difíceis, como a areia da praia, o veículo apresentou desempenho semelhante ao dos modelos que usam combustível líquido. O melhor vem com o elogio dos turistas, quando descobrem que o buggy utiliza combustível mais limpo.
Custo total da conversão do buggy ficou na faixa dos R$ 5 mil
Reprodução/Tarcisio Dias
Aliás, o uso do GNV nos buggies combina totalmente com a beleza natural da região. Além de ser opção valiosa para o planeta, por ser alternativa ao petróleo, o GNV proporciona menor emissão de gases poluentes, porque a composição molecular é menos propensa a produzir monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2) – o gás mais poluente para processos como efeito estufa e aquecimento global.
A queima do GNV é mais completa e mais limpa, em comparação com a de gasolina, etanol ou diesel, aumentando a vida útil do motor. O óleo lubrificante do motor dura mais tempo, pelo mesmo motivo. Já o escapamento do carro pode durar 20% mais, por não haver acúmulo de água como ocorre com modelos a gasolina e etanol.
Outra vantagem é não ter enxofre na composição, assim não lança compostos que produzem chuva ácida quando em contato com a atmosfera. E o motor pode ser abastecido com biometano (100% renovável) ou com sua mistura com GNV em qualquer proporção.
O uso do GNV é vantajoso para quem roda longas distâncias
Tânia Rêgo, Agência Brasil
O uso do GNV é vantajoso para quem roda longas distâncias. Considerando que um carro popular consome, em média, 1 litro de gasolina a cada 10 km, com GNV pode rodar até 13 km. Ou seja, a economia total gira em torno de 50%.
Segundo Welder Souza, especialista com mais de dez anos de experiência no setor, alguns estados oferecem descontos no IPVA para carros com kit GNV (Rio de Janeiro, Paraná, Alagoas, Mato Grosso e Minas Gerais). Em Pernambuco, o GNV é isento de ICMS, o que possibilita pagar menos pelo metro cúbico.
Na próxima oportunidade, não deixe de visitar Porto de Galinhas e aproveite o passeio para conhecer as belezas de Pontal do Cupe, Maracaípe e Muro Alto, de preferência com todo gás e animação num buggy antenado com a mobilidade sustentável. A natureza agradece – o que promete ser tendência cada vez maior na região, visto que a frota tem cerca de 400 buggies.
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