Autoesporte acompanhou o procedimento da Red Bull Racing, equipe do bicampeão mundial, Max Verstappen Procurando boas histórias no GP Brasil de F1, no Autódromo de Interlagos (SP), me deparei com uma cena comum nos bastidores, mas que não deixa de ser bem curiosa: limpeza e lavagem de pneus dos carros após os treinos. Mais curioso ainda é que os pneus eram do carro de ninguém menos do que Max Verstappen, piloto da Red Bull Racing e atual campeão mundial – ou melhor, bicampeão.
Certamente você não consegue ver pela televisão, mas os pneus de Fórmula 1 têm alguns buraquinhos enfileirados que servem para indicar o desgaste deles.
A limpeza dos pneus é feita antes de lavagem e todo o procedimento é feito de luva porque os pneus ainda estão quentes
André Schaun
Nos carros de passeio, alguns sinais indicam quando é a hora de trocar os pneus. Pela lei, a profundidade dos sulcos não pode ser inferior a 1,6 mm, mas claramente você não anda com uma régua por ai. Por isso, as fabricantes colocam um indicador visual de desgaste, chamado de TWI (Tread Wear Indicator).
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Quando o desgaste atingir uma marca indicativa que estará sinalizada no próprio pneu é a hora de trocá-los. Sempre consulte o manual da fabricante para saber as especificações técnicas de cada modelo, como é o sinal indicativo e quando é o momento de trocá-los.
Voltando para a F1, esse desgaste, ou o TWI deles, é medido por esses buraquinhos. Por isso é obrigatório fazer uma limpeza após as corridas e medir o grau de desgaste dos pneus para garantir a segurança dos pilotos. Quanto mais profundo for o buraco, melhor a condição do pneu. “Quando o buraco não é profundo as notícias não são boas”, brincou um dos mecânicos enquanto o outro raspava a sujeira.
As setas vermelhas na imagem mostram os buracos após a raspagem do mecânico
André Schaun
O desgaste dos pneus varia de acordo com diversos fatores, principalmente pela temperatura do asfalto. Portanto, o mecânico que fez a medição antes do carro entrar na pista e depois do treino, como foi neste caso, já sabe o grau de desgaste que o pneu terá naquela pista e consegue calcular até que ponto ele pode ser usado até precisar ser trocado.
No caso do procedimento que presenciei, os pneus estavam bons para continuar em uso.
Após a limpeza, o pneu fica parado por alguns minutos para esfriar antes de fazer a lavagem. Quando chegou o momento de lavar, um dos mecânicos me chamou para tocar no pneu e ver como ele já estava frio e iniciou o processo.
A lavagem da roda, que é toda feita a mão, serve para tirar detritos de asfalto e restos de borracha. O principal objetivo é para que não haja nenhuma obstrução na hora de parafusar e desparafusar. E, consequentemente, também ajuda no apelo estático do carro.
Com os pneus devidamente verificados e as rodas limpas, a equipe de mecânicos mede o pressão de cada um deles e o serviço está finalizado. Todo o procedimento demora de 15 a 20 minutos.
Após todo o procedimento, os pneus são colocados nos carrinhos e levados de volta para dentro do paddock
André Schaun
Se você ver qualquer imagem de pneu de F1 sendo limpado e lavado a partir de agora, já sabe que não é por vaidade das equipes, e sim por pura questão técnica e de segurança dos pilotos. Afinal, cada detalhe dentro da F1 tem alguma funcionalidade.
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