Monoposto ajudou piloto alemão a conquistar seu sexto título na categoria em 2003 A lendária Ferrari F2003-GA, que ajudou Michael Schumacher a conquistar o campeonato mundial da Fórmula 1 em 2003, foi vendida por um preço recorde em um leilão. O carro foi comercializado por nada menos que 14,8 milhões de euros, o equivalente a R$ 81,1 milhões na cotação atual, e é agora o segundo monoposto mais caro da história da categoria.
Veja também
Logo que o anúncio do leilão foi criado, no início de outubro, os especialistas esperavam que a Ferrari fosse vendida por US$ 9,5 milhões, ou R$ 49,3 milhões na conversão direta. No entanto, o valor embolsado foi quase duas vezes maior.
Assim, o carro só não é o mais caro da história da Fórmula 1 agora porque ainda fica atrás do Mercedes W196R de 1954 do argentino Juan Manuel Fangio, que foi leiloado pela bagatela de R$ 140,3 milhões em 2013.
Mas isso não significa que o F2003-GA não tenha quebrado recordes – e do próprio Schumacher. Isso porque o carro agora está na segunda colocação da lista, que já era ocupada por outro monoposto do heptacampeão: a Ferrari F2001, arrematada por R$ 42,7 milhões em 2017.
Ferrari 2003-GA de Michael Schumacher foi leiloada em Genebra, na Suíça
Salvatore Di Nolfi
Mas por que a Ferrari de 2003 é tão valiosa?
São diversos os motivos que explicam o valor exuberante alcançado pela Ferrari de 2003 de Schumacher. O primeiro deles é que esse foi o carro responsável por fazer o piloto alemão conquistar seu sexto título na Fórmula 1 e bater o recorde de maior vencedor da história na época, que até então pertencia a Fangio.
Além disso, esse é um dos únicos carros da carreira de Schumacher que o fizeram garantir cinco vitórias, subir no pódio outras duas vezes e ainda conquistar três pole positions na mesma temporada.
Tudo isso já é bastante histórico, mas a lista para deixar o monoposto ainda mais raro não acabou. Desde a última corrida, a Ferrari F2003-GA só foi colocada na pista novamente pouquíssimas vezes e rodou apenas cerca de 238 km. Aliás, alguns desses quilômetros foram feitos por ninguém menos que o filho do heptacampeão, Mick Schumacher, que atualmente é piloto da equipe Haas na Fórmula 1.
Vale lembrar também que o motor e o próprio carro foram revisados pela Ferrari este ano para que a F2003-GA fosse vendida em pleno funcionamento. E falando em motor, a lendária máquina é equipada com um V10 de 3,0 litros capaz de gerar 845 cv de potência a 19.000 rpm.
Mas, apesar de estar em um ótimo estado e ter sido comprada por uma fortuna, o novo proprietário não poderá levar a Ferrari para a casa e ainda terá que fazer uma solicitação para a fabricante italiana para usar o carro na pista. A boa notícia é que o monoposto pelo menos pode ser usado em qualquer circuito da Europa e dos Estados Unidos.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More