Chamado agora de Q8 e-tron, modelo chega para firmar seu lugar no topo dos SUVs elétricos da marca Quatro anos após seu lançamento, os Audi e-tron e e-tron Sportback passam pela chamada reestilização de meia vida, ou seja, recebem alguns retoques no design, na lista de equipamentos e algumas vezes até no trem de força (como neste caso) para conviver mais uns anos no mercado sem ter de trocar totalmente de geração, algo muito mais caro.
Com o nome de Q8 e-tron, SUV de topo da Audi tem poucas mudanças no visual
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Mas o que mais surpreende no modelo renovado é que ele passa a atender pela nomenclatura de Q8 e-tron/Q8 e-tron Sportback. Segundo a Audi, a mudança deixa clara que este é o topo de linha entre os SUVs elétricos da marca e o posiciona acima de Q4 e-tron e do futuro Q6 e-tron. Ele pode ser um pouco menor que seu equivalente a combustão Q8, mas nem por isso é menos luxuoso.
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As diferenças no visual foram discretas e voltadas para melhorar a aerodinâmica. Entradas de ar mais eficientes, nova lâmina no difusor traseiro e o nome Audi na coluna B – recurso usado pela primeira vez em um carro da montadora – são alguns dos detalhes alterados no veículo. Também pela primeira vez a área ao redor da grade traz um sistema de autovedação para aprimorar o fluxo de ar em frente ao carro.
Modelo recebeu baterias com maior capacidade em todas as versões
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Além dos retoques no estilo, o Q8 e-tron também teve o alcance estendido em todas as versões. O modelo de entrada 50 trocou a bateria de até 71 kWh por uma unidade de 95 kWh, o que fez a autonomia crescer 40%, chegando a 491 km para o SUV e 505 km para o Sportback.
Já a 55 e a S trocaram a bateria de 95 kWh para 114 kWh, um aumento de 30% na capacidade. Na intermediária, os alcances são agora de 580 km (SUV) e 600 km (Sportback) e na de topo, de 500 km em ambas as carrocerias.
Audi Q8 e-tron traz agora sistema que estaciona remotamente o veículo
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As versões 50 e 55 têm dois motores elétricos, um em cada eixo. A primeira rende o equivalente a 340 cv; já a segunda tem 408 cv – o torque é de 67,7 kgfm nos dois casos. O 0 a 100 km/h é cumprido em 6 segundos no modelo de entrada e em 5,6 segundos no intermediário.
Versões SUV e Sportback mantiveram as medidas, com bons 2,93 m de entre-eixos
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Na configuração de topo S são três motores, um no eixo dianteiro e um em cada roda traseira. Dessa forma, entrega 503 cv e brutais 99,3 kgfm de torque. Leva 4,5 segundos para atingir 100 km/h e chega aos 210 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente (para não detonar a autonomia…).
Grade dianteira tem agora sistema de autovedação para melhorar a aerodinâmica
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Na lista de equipamentos há uma novidade interessante: agora o Q8 e-tron pode receber o assistente de estacionamento remoto. O sistema manobra o veículo em locais apertados, então o motorista pode acompanhar e comandar a ação pelo aplicativo myAudi. Quando termina o processo, o carro puxa o freio de mão, desliga os motores e trava as portas automaticamente. Na saída, a partida é dada e o carro sai da vaga para que o condutor consiga entrar na cabine confortavelmente.
Audi revelou apenas o preço da versão de entrada, que será de 74.400 euros
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As reservas para os novos Q8 e-tron e Q8 e-tron Sportback começam em meados deste mês na Europa, e as primeiras entregas estão marcadas para fevereiro de 2023. A Audi do Brasil afirma que o modelo deve vir “em algum momento”, mas não dá previsões – não espere nada antes do segundo semestre do ano que vem. O carro parte de 74.400 euros na Alemanha (pouco mais de R$ 385 mil na conversão direta). Por aqui, o e-tron vai de R$ 598.990 a R$ 844.990, dependendo da versão.
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