Fomos até a Califórnia para conhecer o XM, segundo carro criado pela divisão Motorsport Tenho que admitir. Antes de ver o BMW XM pessoalmente pela primeira vez, tinha algumas restrições quanto ao seu design. Mas depois de alguns instantes diante do primeiro SUV preparado pela divisão Motorsport, tenho que admitir: o XM é cheio de personalidade.
Veja também
Ainda não foi possível dirigir o XM, já que o SUV estava posicionado de forma estática em um estúdio montado no hotel base do lançamento da sétima geração do Série 7 na Califórnia (Estados Unidos). Assim, o primeiro contato foi apenas para reconhecimento das linhas exteriores e do exótico interior.
Quem vê o XM pela primeira vez, pode achar que se trata de um carro conceito. De fato, boa parte dos traços do XM Concept foram preservados na versão final, mostrando que a ousadia estilística é proposital.
Os principais elementos são a generosa grade frontal com as bordas iluminadas, para-choques repletos de vincos e conjunto ótico dividido em dois andares – acima o DRL, abaixo, a peça principal.
XM não tem logotipos da BMW na posição convencional
Divulgação
As enormes rodas de 23 polegadas são as maiores já vistas em um carro de produção da BMW. Ainda na lateral, logo após a caixa de roda dianteira tem início uma peça dourada que emoldura as janelas e termina só na coluna C. Mais uma prova de quão exótico é o XM.
Atrás, a referência ao M1, primeiro BMW desenvolvido pela Motorsport está nos logotipos aplicados nas laterais superiores dos vidros. No esportivo dos anos 1970, acontecia o mesmo.
BMW XM traz logotipos da marca nas extremidades superiores dos vidros traseiros
Divulgação
Já no interior, não há a menor menção a carros do passado. A cabine é futurista e traz grandes telas para a central multimídia (14,9 polegadas) e quadro de instrumentos (12,3 polegadas).
Mas o ponto alto é o sistema de iluminação. São 100 luzes de LED que formam um desenho de prisma no teto. Os bancos são elétricos, obviamente, e com aquecimento, inclusive para os ocupantes da segunda fila.
Cabine do XM pode ser revestida com material vegano
Divulgação
O BMW XM terá duas versões. A mais extrema, chamada Label Red é apenas o carro de produção em série mais potente já feito pelos alemães. São 748 cv e 102 kgfm derivados do motor V8 4.4 a combustão combinado com um elétrico. O câmbio é automático de oito marchas.
Na opção menos potente, são 653 cv, sendo que 489 cv vêm do V8 4.4 biturbo a gasolina e outros 197 cv do motor elétrico. Nessa configuração, o SUV de mais de cinco metros acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. Os números do Label Red não foram revelados.
BMW XM tem grade iluminada e faróis divididos
Divulgação
Há três modos de condução: Elétrico, Híbrido e eControl. No totalmente elétrico, o XM pode chegar a 140 km/h com autonomia de até 88 km, graças à bateria de 25,7 kWh – grande para um carro híbrido.
O BMW XM chega às lojas dos mercados mais importantes da marca (leia-se Europa e Estados Unidos) ainda em 2022. No caso do Brasil, o lançamento deve acontecer em algum momento do ano que vem.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital
Mais Lidas
Fonte: Read More