Novidades chegam ao longo de 2023, mas marca americana antecipou os lançamentos na véspera da Fenatran Com a Fenatran prestes a começar, na próxima segunda-feira (7), a Ford antecipou as novidades que levará para a maior feira de transporte de cargas e logística da América Latina.
E como a Ford já não produz mais caminhões no Brasil desde 2019, sobrou para a van Transit carregar as apostas da marca no segmento de veículos comerciais.
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O modelo terá três novas versões a partir do ano que vem. Mas não se anime. Nenhum preço foi revelado. Os valores só serão anunciados próximos aos respectivos lançamentos. Para começar haverá opção de câmbio automático de 10 marchas, que chegará ao país no primeiro semestre. Segundo a Ford, essa era uma exigência dos clientes, demanda menos manutenção e será a primeira van automática do mercado brasileiro.
Achou o número de marchas familiar? Você não se enganou. A Transit usa a mesma caixa que equipa o Mustang. Porém, o câmbio tem acertos específicos em cada uma das aplicações. De acordo com um executivo da fabricante, essa transmissão é mais robusta, aplicada nas picapes vendidas no mercado norte-americano, como a F-150 – também confirmada para o Brasil.
Ford Transit automática só será oferecida na configuração furgão
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A Transit automática será oferecida nas versões Minibus de 15 ou 18 passageiros e vidrada, além de furgão longo.
Outra novidade prevista para o segundo semestre do próximo ano é a Transit Chassi, nas versões de Peso Bruto Total de 3.500 kg (e que pode ser dirigida por quem tem CNH da categoria B) e 4.700 kg. Essa categoria é ideal para implementação, ou seja, para adaptá-la com baú de carga, guincho e transporte de animais, por exemplo.
Ford Transit Chassi terá versões com PBT de 3.500 kg ou 4.700 kg
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Finalizando o pacote está a E-Transit, versão elétrica que a princípio será oferecida apenas na carroceria furgão. A Ford não confirma a data de início das vendas, mas já está trazendo algumas unidades ao Brasil para um programa de empréstimo a grandes frotistas com o intuito de entender melhor às necessidades desse público.
A van é equipada com motor de 269 cv e 43,8 kgfm de torque, tem tração traseira, sistema regenerativo de energia e bateria de 68 kWh montada no assoalho, que lhe garante autonomia de 317 km.
Sua capacidade volumétrica é de 12,4 m³ ou 1.000 kg (o PBT de 3.500 kg também permite que seja conduzida por quem tem CNH B). Há ainda três modos de condução: normal, econômico e piso escorregadio.
Detalhe do símbolo da Ford com o nome E-Transit
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Tivemos a oportunidade de dar uma voltinha na versão elétrica, que é extremamente silenciosa e cheia de tecnologias, com câmeras 360°, assistente de frenagem e central multimídia com tela de 12 polegadas.
As acelerações são bem suaves – não espere o “coice” dado nos automóveis de passeio em caso de aceleração repentina – e impressiona a facilidade para dirigir e manobrar. No modo de regeneração, a Transit tem a mesma função chamada “one pedal” nos carros, na qual o veículo desacelera ao aliviar o pé da direita. Com a carga máxima, talvez o modelo sofra um pouquinho, especialmente em subidas, mas o torque instantâneo deve ser suficiente para atenuar o perrengue.
A Ford diz que o custo operacional é 40% menor com a versão movida à eletricidade. Mas o preço deve ser igualmente superior pela economia proporcionada.
Rodapé Um Só Planeta
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