Quer economizar com combustível? Selecionamos carros usados que você não deve comprar O preço da gasolina oscilou muito ao longo de 2022. No início do ano, os preços dispararam em todo o mundo por conta do início da guerra entre Rússia e Ucrânia. A partir do segundo semestre, o valor do combustível nas bombas passou a cair após intervenções fiscais, que devem durar até o fim do ano.
Neste cenário caótico e imprevisível, um carro gastão pode ser um verdadeiro ralo de dinheiro. Partindo disso, Autoesporte revela quais são os carros seminovos e usados que você deve ficar longe para não virar parceiro do frentista. Acompanhe:
Toyota Hilux SRV 2.7 Flex 2021 – a partir de R$ 200 mil
Toyota Hilux com motor flex chega a fazer 4,8 km/l na cidade com etanol
Ulisses Cavalcante
Quer ver o seu dinheiro desaparecer em ritmo acelerado? Basta comprar uma Toyota Hilux na versão flex. A picape tem motor 2.7 de quatro cilindros, capaz de desenvolver 163 cv de potência e 24,9 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Os números são insuficientes para proporcionar um bom desempenho à caminhonete de quase duas toneladas.
Segundo o Inmetro, a Hilux SRV pode marcar inimagináveis 4,8 km/l na cidade e 5,6 km/l na estrada com etanol no tanque. Com gasolina, o consumo é um pouco melhor: 6,9 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada. É melhor ficar longe dessa enrascada.
Dodge Journey R/T 3.6 2018 – a partir de R$ 120 mil
A garganta do Dodge Journey está sempre seca
Auto Esporte
O Journey foi vendido no Brasil por quase 10 anos e tem boa reputação pelo excelente espaço interno, mas o consumo de combustível é um pênalti. Seu motor 3.6 V6 desenvolve 280 cv de potência e 34,9 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.
O Inmetro divulga que o Journey faz 6,4 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, sempre com gasolina. Este é um dos seminovos mais gastões que você pode adquirir, ainda que o preço seja bem convidativo.
Ford EcoSport Storm 2.0 2020 – a partir de R$ 90 mil
Ford Ecosport Storm é arrojado, mas não roda bem no etanol
Auto Esporte
A versão 4×4 do EcoSport tem um preço bem convidativo, ainda mais julgado pelo visual arrojado e o bom pacote de equipamentos. O problema é que o motor 2.0 de 176 cv de potência e 22,5 kgfm de torque ficou bem gastão por causa da tração integral e do câmbio de seis marchas.
O EcoSport Storm faz sofríveis 6 km/l na cidade e 8 km/l na estrada com etanol, além de 8,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada com gasolina. Se você procura um SUV para rodar apenas na cidade e não vai com frequência para o interior encarar estradas de terra, é melhor escolher outra versão.
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Fiat Doblò Essence 1.8 2021 – a partir de R$ 75 mil
Mesmo com câmbio manual, o Doblò é muito gastão
Divulgação
Quem busca uma minivan compacta seminova não tem muito para onde correr. A Fiat Doblò tem o motor 1.8 de 132 cv e 18,9 kgfm de torque, que ficou reconhecido por ser muito beberrão, mesmo com câmbio manual e tração apenas na dianteira.
O Inmetro divulga que o Fiat Doblò pode marcar 6,4 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada com etanol, além de 9,2 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada.
Hyundai Tucson GLS 2.0 2018 – a partir de R$ 75 mil
Motor antigo e câmbio de quatro marchas deixam o Tucson gastão
Auto Esporte
O Tucson é reconhecido por difundir os SUVs no Brasil, mas quem pretende comprar o modelo seminovo atualmente precisa estar preparado para gastar uma boa grana com combustível. O modelo tem motor 2.0 de 145 cv de potência e 19,6 kgfm de torque, que tem fama de beberrão em todos os carros em que foi utilizado.O câmbio tem apenas quatro marchas.
Segundo o Inmetro, o Tucson faz 5 km/l na cidade e 5,8 km/l na estrada com etanol. O consumo com gasolina também não agrada: 7,4 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Melhor evitar, né?
Renault Duster Dynamique 2.0 2020 – a partir de R$ 85 mil
Versão 4×4 do Renault Duster é beberrona na cidade
Auto Esporte
Já deu para perceber que SUVs com motores 4×4 são campeões quando o assunto é gastar combustível, né? Outro modelo que podemos destacar neste quesito é o Duster, que tem motor 2.0 de 148 cv de potência e 20,9 kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas.
Mesmo com a marcha “extra”, o SUV faz apenas 6,7 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada com etanol. O consumo na gasolina é um pouco melhor: 8,9 km/l na cidade e 11 km/l na estrada.
Fiat Toro Volcano 2.4 2019 – a partir de R$ 120 mil
Fique longe da Fiat Toro 2.4 se estiver com a grana curta
Auto Esporte
O preço da Toro Volcano seminova é convidativo para quem sempre sonhou em ter a picape, mas tome cuidado com os gastos. Seu motor 2.4 flex desenvolve 186 cv de potência e 24,9 kgfm de torque, com câmbio automático de nove marchas, mas o consumo é bem sofrível.
O Inmetro diz que a Toro faz 6 km/l na cidade e 7,7 km/l na estrada com etanol, além de 8,7 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. Para quem está com a grana curta, essa versão da picape não é uma boa escolha.
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